Gestão

5 formas de gerar mais resultado com menos na Indústria

1 de Junho de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Confira dicas e boas práticas para aumentar a produtividade no setor industrial e diminuir os custos de produção da sua fábrica.

À medida que a transformação digital avança na área da indústria, gerando impactos na economia e influenciando o processo produtivo e as relações de consumo, o trabalho dos CIOs deste setor torna-se cada vez mais desafiador. Afinal, com novos recursos tecnológicos surgindo de maneira acelerada e orçamentos cada vez mais apertados, como fazer mais com menos investimento?

Marcada pela evolução das tecnologias na indústria, a nova era industrial, chamada de Indústria 4.0, vem exigindo do setor o uso de sistemas que contam com soluções cloud e operações orientadas por dados.

Neste contexto, tecnologias como a inteligência artificial também ganham força na indústria, elevando a qualidade da produção com o uso da manutenção preditiva e otimização de energia.

Entretanto, para que a transformação digital agregue valor à Indústria é preciso que a evolução tecnológica esteja alinhada às estratégias de negócio. Nesse sentido, é fundamental entender os detalhes do processo produtivo para a partir disso conseguir otimizar as tarefas de acordo com as necessidades da empresa.

Neste artigo, iremos mostrar alguns indicativos que podem ajudar você. Além de mostrar o quanto as novas tecnologias aplicadas à indústria podem gerar valor para a sua empresa, vamos evidenciar de que forma elas podem ser úteis no cotidiano dos CIOs, que geralmente têm pouco tempo para gerenciar novos projetos.

Por isso, saber identificar quais tecnologias fazem mais sentido neste momento do seu negócio é o primeiro passo para entregar mais resultados com menos. Então o que mais pode ser feito na prática? Listamos, a seguir, 5 dicas e boas práticas que, certamente, vão auxiliar você a otimizar suas operações na indústria.

1. Usar o Lean para reduzir o desperdício

O Lean Thinking parte da seguinte premissa: identificar e eliminar desperdícios, a fim de tornar o processo produtivo mais eficiente para gerar valor para o cliente. Ele busca eliminar todo o excesso, realizando a lógica de fazer mais com menos. 

Ao utilizar o pensamento enxuto, a indústria passa a ter performance, mas também flexibilidade para se ajustar às novas demandas do mercado.

Porém, para dar certo, apenas uma abordagem sobre como evitar desperdícios nos processos ou quais tecnologias e ferramentas usar não basta. É necessário modificar a mentalidade da organização com o objetivo de olhar para o desenvolvimento do negócio e encontrar formas de melhorá-lo continuamente.

O Lean propõe essa mudança de mentalidade no setor industrial por meio de seus fundamentos. 

Os 5 Princípios Lean

  1. Valor: o que é entregue de valor para o cliente? Saiba qual o seu público e as maneiras mais eficientes de entregar a ele a melhor experiência.
  2. Fluxo de valor: quais etapas geram valor para o cliente? Identifique quais delas são essenciais e elimine o que não agrega valor ao seu produto/serviço.
  3. Fluxo contínuo: conhecendo o que gera valor e o fluxo de geração desse valor, como deve ser o fluxo das suas atividades? O mais contínuo possível, para evitar fricções. Redesenhe os processos para estabelecer essa continuidade, atendendo as necessidades dos seus clientes rapidamente, de forma otimizada e com os menores custos.
  4. Produção puxada: ao criar um fluxo contínuo, você vai chegar ao que realmente precisa ser feito. Então, em vez de criar grandes estoques, você saberá o que os consumidores querem e entregará a eles o que precisam usando seus recursos no momento certo.
  5. Perfeição: você entende que o processo de melhoria é contínuo e voltará ao primeiro princípio constantemente, por meio de kaizens,em novos ciclos Lean.

É seguindo sistematicamente esses princípios, por meio da metodologia Lean, que será possível fazer mais com menos, isto é: entregar muito valor para os clientes com o menor esforço e gasto possível. 

Saiba mais: Lean e Indústria 4.0: encontro ou desencontro?

2. Pensar em soluções de acordo com o seu segmento

Outro ponto importante para fazer mais com menos na indústria é optar por projetos customizados para o seu negócio. Isso porque cada indústria, seja de base, bens de consumo ou bens intermediários, tem suas próprias características de atuação e portanto necessidades próprias.

Nem sempre um software ou uma tecnologia que serve para uma determinada fábrica servirá para a sua. Estar atento a este detalhe pode minimizar, e muito, os custos dos seus projetos, considerando que as tecnologias ou metodologias a serem implantadas devem solucionar os seus problemas.

Outra questão é que nem toda solução promove flexibilidade em seu uso. É preciso analisar se as novas ferramentas irão proporcionar a conexão entre as suas frentes de atuação na indústria.

Do contrário, é provável que você dependa de outra solução, ou até mais de uma, para avançar no projeto.

3. Ter uma conexão entre todos os processos

Optar por tecnologias que ofereçam integração total dos processos é fundamental para o sucesso da operação, seja para garantir a finalização de uma atividade ou mesmo para entender o que precisa ser melhorado na indústria.

O primeiro passo para isso acontecer é contar com soluções que promovam uma comunicação rápida e eficaz. É preciso conectar os processos, as tecnologias e as pessoas envolvidas, de forma que todas tenham acesso ao necessário e também contribuam para a visão do todo.

Uma das soluções integradoras bastante utilizadas é a automação industrial, que contribui para a agilidade nos processos logísticos. Com ela é possível aumentar a produtividade e reduzir custos, gerando otimização dos processos e melhoria nas estratégias do negócio.

4. Contar com relatórios inteligentes

É muito importante, também, escolher tecnologias com capacidade de gerar relatórios otimizados e diversos, como ferramentas de Business Intelligence e Analytics, que oferecem uma rotina de análises de dados. Na indústria, essa análise traz diversos benefícios ao trabalho dos CIOs, como insights e percepções valiosas sobre toda a sua operação.

Uma forma de acompanhar a performance da sua equipe e trabalhar na melhoria de seus projetos é a geração de relatórios inteligentes, que indiquem como anda o tempo de resolução das atividades, entre outros indicativos.

Esse acompanhamento pode, inclusive, prevenir que gastos desnecessários sejam realizados em áreas que não estão precisando. Outra questão é se você capta investimentos. É preciso informar detalhes cada vez mais completos para o seu público de forma consistente e ampla.

5. Terceirizar projetos na área de TI 

Nem sempre você dispõe de um time completo para o desenvolvimento de suas iniciativas em TI, inclusive aquelas que ajudarão você a gerar mais resultados com menos recursos. Por isso, contar com parceiros externos pode ser uma ótima opção para entregar resultados com menos tempo e esforços.

Saiba mais: Como aumentar o ROI do outsourcing de TI

Existem projetos que são temporários, e contratar uma equipe interna pode não ser a melhor opção. Mas existem alguns mitos sobre esse modelo que podem estar impedindo você de enxergar os benefícios desse cenário.

Um desses mitos é o de que terceirizar significa perder agilidade. No entanto, é preciso superar essa visão. Isso porque a mudança na cultura da indústria é essencial e facilita ainda mais a gestão dos CIOs.Muitas vezes tocar internamente um projeto pode justamente diminuir sua capacidade de expansão, sendo muito mais estratégico contratar profissionais com larga experiência, que irão entregar mais resultados e liberar sua equipe para o que realmente importa.

Transformação digital é garantir mais resultado com menos

Para garantir que a transformação digital aconteça da melhor forma, entender como o trabalho dos CIOs pode melhorar a produção na Indústria se faz cada vez mais importante.

É nessa área que a adoção e implementação de tecnologias acontecerá, definindo as estratégias e abordagens com capacidade de gerar mais resultados com menos esforços, custos e tempo.

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superocast - lean thinking




Escrito por Marketing

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