Transporte e Logística

5 tendências no setor de Transporte e Logística para 2020

14 de Agosto de 2019

por Administrador

Tempo de leitura: 7 minutos

Voltar

Estar atualizado em relação as mudanças que devem impactar o setor de transporte e logística no próximo ano e acompanhar as novidades do mercado internacional podem ser um diferencial competitivo para a sua empresa.

Para encarar desafios nesse segmento, países como a Alemanha, Holanda e Suécia, líderes no ranking de logística, do Banco Mundial, têm apostado em Inovações Tecnológicas e no uso ­­de Inteligência Artificial.

No Brasil, o desempenho logístico ainda sofre com a falta de infraestrutura. No ranking geral da última edição da pesquisa, realizada em 2018, sobre o Índice de Desempenho Logístico, o país apareceu na 56ª posição.

Os altos custos logísticos e a falta de segurança nas estradas brasileiras, ocasionando o roubo de cargas, são questões que ainda precisam de solução.

A Supero Tecnologia cocria soluções em parceria com os clientes para melhorar processos internos e automatizar tarefas, auxiliando no aumento da performance das equipes e garantindo a execução dos projetos. Conheça nossas soluções de controle logístico, desenvolvidos sob medida para suas demandas com metodologia ágil.

Para inspirar você, relacionamos, abaixo, 5 tendências globais no setor de transporte e logística que asseguram mais eficiência e qualidade nos seus serviços.

1 - Geração de Novos empregos

De acordo com o último relatório apresentado pela Gartner, com as tendências tecnológicas, para os próximos anos, a criação de novos empregos na área de Inteligência Artificial é uma das principais previsões do mercado para 2020.

No setor de transporte e logística, quando aliada a outros sistemas e conceitos como Big Data, Machine Learning e Cloud, a Inteligência Artificial oferece muitas oportunidades de aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas, como processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

As novas tecnologias, ao contrário do que o senso comum pensava tempos atrás, não causarão perdas de empregos e sim irão demandar novos profissionais com capacidade de análise e percepção. As atividades extintas serão as repetitivas e não as criativas.

Com o auxílio da inteligência artificial tarefas operacionais rotineiras deixarão de ser realizadas por humanos, fazendo com que os profissionais foquem em atender melhor os clientes, com a gestão de processos ágeis e enxutos.

2 - Tecnologia Blockchain

Com a premissa de revolucionar o mercado de logística pela transparência e maior inviolabilidade de dados, essa ferramenta que surgiu no mercado financeiro com o aparecimento das criptomoedas conquista outros segmentos por sua diversificada possibilidade de aplicação.

No setor de transporte e logística confere vantagem competitiva principalmente pela redução de custos e riqueza nas informações.

Compare um exemplo de entrega de um produto de uma cidade para outra que utiliza o sistema tradicional e a tecnologia Blockchain.

Sistema Tradicional

Sistema Tradicional

Nessa entrega, 4 empresas foram envolvidas. É difícil estabelecer entre essas organizações quem é responsável pelo material e em qual momento. Se a carga for roubada em uma das etapas, quem irá ressarcir o cliente? Em fluxos como esses, a chance de perder informações é alta.

Processo com uso da tecnologia Blockchain

Tecnologia Blockchain

Já com o Blockchain, o rastreamento ocorre em todo momento. Todas as empresas acessam a mesma rede e verificam a informação diretamente da fonte. E, o cliente, ainda pode acompanhar com mais precisão a entrega do produto, acompanhando a rota.

3 - Segurança das Informações

Considerando um rápido crescimento do uso da IoT - Internet das Coisas, diretamente relacionado ao aumento do número de dispositivos conectados à rede, a Gartner prevê para o próximo ano uma maior incidência de falhas e acidentes com equipamentos ligados a internet.

A conseqüência disso, será um maior investimento em segurança para solucionar esses problemas.

Como no setor logístico e de transporte, a integridade de dados é o que garante a eficiência dos processos, os sistemas em nuvem podem ser a solução, pois oferecem rapidez e baixo custo no armazenamento e processamento de uma grande quantidade de informações em tempo real.

Para ajudar as empresas que precisam fazer a jornada on-premise para Cloud, a Supero Tecnologia desenha a solução completa, extraindo o melhor da nuvem com baixo custo.

Conheça também nosso produto Supero Connect, uma plataforma IPaaS baseada em microsserviços e componentes, que oferece conectividade e agilidade nas integrações de sistemas.

4 - Análises Inteligentes de dados

De acordo com um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF), as ferramentas de Analytics irão colocar os dados no centro dos processos de logística, ajudando a reduzir os custos e aumentando a eficiência da operação.

Soluções inovadoras devem oferecer uma melhor precisão no gerenciamento integrado das informações e nas análises de resultados para tomadas de decisão ainda mais estratégicas.

Novas plataformas digitais com mais alcance, e interação, como a realidade virtual, devem surgir para facilitar as operações de exportações, por exemplo, uma vez que as informações se adequarem, automaticamente, as leis de cada país.

Nesse cenário, é possível tornar seu negócio mais inteligente adquirindo ou criando um sistema de gestão automatizado de frotas, que permite o mapeamento das rotas e calcula as variáveis para reduzirem os custos operacionais. Além de monitorar o veículo em tempo real, agregando valor e eficiência ao processo logístico.

5 - Uso de Dispositivos autônomos

A adoção de caminhões autônomos e a entrega de mercadorias por drones chegam para aumentar a eficiência no processo de entrega do setor de transporte e logística.

Embora isso não deva acontecer no Brasil de forma massiva, pelos próximos anos, as empresas desse segmento devem estar atentas a essa evolução.

Caminhões autônomos são mais rápidos, menos poluentes e mais seguros. Além de serem mais econômicos em relação a combustível e manutenção de peças.

Já os drones oferecem a capacidade de entregar mercadorias com mais agilidade para pequenas e médias distâncias e ainda em áreas remotas.

É hora de mudar e fazer diferente

Agora que você já conhece quais as principais tendências do setor de transporte e logística que devem impactar o mercado no próximo ano, que tal investir em novas tecnologias?

Afinal, diferentemente do que muitos pensavam, a inovação e a Inteligência Artificial criarão além de novos empregos, novas oportunidades de negócios para a sua empresa.

Analise as possibilidades apresentadas e veja como utilizar soluções inteligentes em suas rotinas produtivas de trabalho para potencializar os resultados.

Para conhecer outras ideias criativas e inovadoras no segmento de transporte e logística, acesse nossos cases e acompanhe nossos conteúdos também pelas redes sociais.

webinar logística pós-pademia

Escrito por Administrador

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.