Inovação

5G na indústria: impactos, desafios e boas práticas em conectividade

30 de Março de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Com menor tempo de resposta, mais segurança e estabilidade na conexão, a nova geração de rede de internet abre espaço para uma indústria cada vez mais inteligente.

A tecnologia 5G, apesar de já ser realidade em alguns países pelo mundo, ainda é uma novidade bastante esperada no Brasil, que deve impactar o dia a dia das pessoas, mas, principalmente da indústria

Possibilitando uma maior conectividade aos processos, a nova geração de rede deve impulsionar, no setor industrial, o uso de máquinas inteligentes e uma maior conexão entre os equipamentos e o armazenamento de dados.

Dessa forma, as indústrias que estão se preparando e investindo em novas tecnologias, como o 5G, terão uma vantagem competitiva diante daquelas que ainda não se alinharam ao que os especialistas estão chamando de ‘a nova revolução industrial’.

Eficiente em lidar de maneira simultânea com milhares de dispositivos, desde celulares até sensores em equipamentos, o 5G, aliado a outras tecnologias como big data, inteligência artificial e realidade aumentada, deve proporcionar à indústria mais segurança, capacidade de tráfego e estabilidade, além de alta velocidade no tratamento de dados.

Mas, quais os impactos do 5G na indústria? Como a inovação e a alta produtividade nos negócios prometem revolucionar o setor?

Neste artigo, vamos abordar quais os impactos do 5G na indústria, os principais desafios que líderes do setor industrial devem enfrentar nos próximos anos e como tirar proveito dessa nova tecnologia.

Impactos do 5G na indústria

Com uma velocidade estimada de 10 a 20 vezes maior do que a rede 4G, a tecnologia 5G chega para conectar tudo, em qualquer lugar, o tempo todo

Certamente, a conectividade está claramente entre os principais benefícios da tecnologia 5G para a indústria, porém os industriais aguardam muito mais: uma mudança de paradigma nas comunicações, que possibilita a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio.

Assim, a utilização do 5G no setor industrial certamente irá acelerar inovações tecnológicas, que levará a indústria a uma nova era.

infográfico jornada para a cloud computing

As fábricas, por exemplo, deverão expandir o uso da internet das coisas e realidade virtual, enquanto as áreas administrativas terão funções automatizadas pela inteligência artificial.

O resultado disso é a aceleração da transformação digital nos negócios, inclusive com o uso mais frequente da robótica colaborativa industrial, que agrega, em termos de produtividade, mais flexibilidade e eficiência aos processos.

E tudo isso, baseado na utilização de sistemas de telecomunicação, está diretamente relacionado ao uso de dados.

Pois, com o recebimento e possibilidade de análise de dados em tempo real, os gestores vão conseguir obter informações mais rapidamente para subsidiar decisões estratégicas, com mais assertividade.

Com expectativas para ser implantada efetivamente no país entre 2021 e 2022, a quinta geração de internet é esperada com ansiedade pela indústria, por trazer inúmeros benefícios e representar um grande avanço tecnológico para o setor.

Entre os benefícios do 5G na indústria mais comentados no ramo, pode-se destacar:

  • Menor tempo de resposta: as demandas da indústria terão possibilidade de serem atendidas mais rapidamente e de maneira personalizada. Por meio da tecnologia 5G, será possível modificar um pedido de forma instantânea, aumentando o potencial de personalização dos produtos e diminuindo os riscos e as perdas. 
  • Maior velocidade nos processos: com a alta velocidade do 5G na indústria, as máquinas inteligentes poderão executar suas operações com dados armazenados na nuvem. Isso aumenta a eficiência dos equipamentos e compartilhamento de informações em tempo real.
  • Maior conectividade e estabilidade: com o tempo de resposta de internet próximo a zero, será possível conectar mais equipamentos e dispositivos ao mesmo tempo sem gerar instabilidade ou comprometer a eficiência dos processos. 
  • Mais segurança e conformidade: com todas as informações relevantes de produção na nuvem e transitando de uma máquina à outra, é crucial que a internet esteja bem protegida, a fim de garantir a integridade das informações. A rede 5G promete vir com um protocolo avançado de segurança que irá dificultar o vazamento de dados e a invasão da rede. 
  • Mais produtividade e inovação: uma internet mais veloz e constante, gera confiança para que os industriais invistam em tecnologias que se conectem. Assim, abre-se a possibilidade de toda a fábrica ter processos otimizados pela tecnologia. Isso sem contar que os resultados e status da produção podem ser acompanhados em tempo real pelos gestores de cada área.

Enfim, são muitas as possibilidades de avanço e inovação do 5G na indústria. No entanto, toda essa transformação, também trará desafios aos industriais, principalmente nas questões de segurança e volume de dados.

Principais desafios do 5G na indústria

Com a promessa de ser um divisor de águas para a indústria, o 5G pode levar a algumas reflexões a respeito do que esperar dessa nova tecnologia.

Relacionamos a seguir alguns dos principais desafios que o setor industrial deve enfrentar com a implantação da quinta geração de internet no Brasil.

1. Segurança e complexidade dos dados 

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como se alinhar a essa e a todas as normas para garantir que a segurança e a complexidade dos dados não interfiram no fluxo atual das operações?

2. Congestionamento no tráfego de informações 

Com um grande volume de dados que devem ser gerados e que irão circular na internet com o 5G, como dar vazão a essas informações de forma a aumentar a produtividade e eficiência dos processos? Problemas no tráfego de informações podem impedir o máximo aproveitamento da tecnologia.

3. Interconexão entre máquinas e equipamentos

Para as indústrias que estão expandindo a planta, é essencial verificar se as máquinas e equipamentos já estão sendo pensados de forma a estar conectados para a troca de informações, em tempo real.  É preciso se preocupar com isso agora, pois, ao que tudo indica, todos os processos devem passar a ser digitalmente conectados no futuro.

Saiba mais: Edge computing na indústria: conceitos, aplicações e desafios

Como tirar proveito do 5G na indústria

Se a Indústria 4.0 trouxe um grande avanço no aprimoramento dos processos, incentivo à inovação e à transformação digital, a Indústria 5.0 trará um entendimento de que nada disso será possível sem uma boa gestão estratégica.

Isso na prática significa que, por mais que a tecnologia seja fundamental para a evolução da indústria, ela requer uma boa gestão para obter um melhor resultado nos negócios.

Por isso, um ponto importante para a aplicação efetiva do 5G na realidade industrial é o alinhamento entre gestores e profissionais das áreas de TI e negócios

Afinal, com uma tecnologia tão potente de conexão, as áreas devem trabalhar juntas para o aumento da produtividade e da segurança digital.

Dessa forma, para auxiliar você gestor nessa nova fase, preparamos 3 boas práticas para que você tire o melhor proveito da tecnologia 5G na indústria e inicie essa jornada com motivação e tranquilidade.

  1. Planeje toda a transformação tecnológica que será implantada na empresa. É necessário pensar nos atuais processos para investir em novos, visando evoluir para atender às novas demandas de clientes e do mercado.
  2. Escolha fornecedores confiáveis para auxiliá-lo nessa nova jornada digital. Profissionais experientes e capacitados irão ajudar a selecionar as melhores estratégias e arquiteturas de software para sua empresa evoluir, aumentando a produtividade e reduzindo os riscos dos negócios.
  3. Comece sua própria revolução industrial, por meio de escolhas tecnológicas mais simples que são úteis para o seu negócio, como plataformas de análise de dados e sistemas em nuvem, que modernizam sua infraestrutura cloud, para uma governança de TI dinâmica e adaptável.

O início de uma nova era da internet

A tecnologia 5G está cada vez mais próxima de se estabelecer e ela veio principalmente para facilitar as conexões e dessa forma contribuir para o aumento da performance das indústrias.

Entretanto, para aproveitar tudo isso é preciso estar aberto às mudanças e pronto para recebê-las. 

Se você deseja um parceiro para auxiliá-lo nessa jornada, que conta com um time de profissionais experientes e altamente capacitados, a fim de garantir todos esses benefícios para a sua indústria, consulte as soluções de TI da Supero Tecnologia e fale com um de nossos consultores.

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais