Gestão de pessoas

6 erros comuns que você deve evitar ao implementar DevOps

9 de Junho de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 6 min.

Voltar

Saiba quais são as principais falhas de líderes de infraestrutura e operações ao incorporar DevOps na empresa e como isso pode ser evitado

De acordo com o relatório do Redgate Software’s 2021 State of Database DevOps, ¾ das organizações mundiais já adotaram práticas DevOps em algum nível.

Para se ter uma ideia da expansão dessa abordagem, cinco anos atrás, apenas metade das organizações usavam DevOps no seu desenvolvimento.

O volume de projetos que usam DevOps também aumentou. Em 2017, apenas 18% das empresas apostavam nessa metodologia. Hoje, esse número subiu para 26%.

Isso porque a adesão do DevOps visa ajudar a equipe a mitigar erros atrelados ao desenvolvimento de aplicações e dar mais agilidade aos processos, melhorando a satisfação do cliente.

Entretanto, apesar de muitas organizações implementarem DevOps em seus serviços de TI com objetivo de aumentar a capacidade de resposta às mudanças, por meio de entregas rápidas e de alta qualidade, as práticas DevOps não são garantia de sucesso. 

De acordo com o Gartner, até 2023, as empresas não conseguirão escalar as iniciativas de DevOps devido a problemas na infraestrutura, como implementação e dimensionamento.

Afinal, criar uma cultura DevOps, muitas vezes, exige alterações nas estruturas de TI e preparação da equipe, no sentido de ampliar a comunicação entre desenvolvedores e o time de operações para que trabalhem juntos pelos resultados do negócio.

Saiba quais são os erros mais comuns de líderes de TI e como superá-los ao implementar o DevOps na sua organização, neste artigo.

Saiba mais: 5 práticas DevOps que você pode implementar agora

6 armadilhas que prejudicam iniciativas DevOps

O alinhamento das equipes de desenvolvimento e operações, aproximando as práticas de criação rápidas com testes e implantações é o principal desafio dos líderes de TI para diminuir a falta de confiança na capacidade das operações.

Porém, entre as práticas que compõem o DevOps, a integração e a entrega contínuas são as mais difíceis de serem gerenciadas e por isso precisam de atenção redobrada, para que os erros durante a operação não gerem armadilhas no próprio sistema.

Entre os erros mais citados por líderes de infraestrutura e operações ao aplicar o DevOps nas organizações, podemos destacar estes seis:

1. Falta de familiaridade com a cultura DevOps

Antes de implantar o DevOps na organização, os líderes precisam identificar e antecipar o valor que ele representará para o cliente e apresentar à equipe, garantindo que todos do time se conectem com as práticas. 

2. Mudança organizacional não gerenciada

Negligenciar a importância de envolver a equipe e concentrar os esforços nas ferramentas DevOps é um erro crucial para o sucesso da implementação. Afinal, profissionais que demonstram autorresponsabilidade e rápida aprendizagem ao longo do processo são importantes para esse momento da empresa.

3. Falta de colaboração dos profissionais dos times

Para que a metodologia DevOps seja bem-sucedida é fundamental a participação de todas as partes interessadas e ainda mais essencial que o time esteja coordenado e focado no mesmo objetivo. Um líder que coordene e conduza a equipe para esse fim atingirá os resultados esperados.

4. Aplicar o DevOps em uma única etapa

Lançar DevOps em uma única etapa pode representar um grande risco de falhas. Isso porque a implementação do DevOps envolve muitas variáveis, que vão desde a adesão da cultura pela equipe até a automatização de tarefas. O ideal é iniciar a metodologia com um grupo menor, que seja amigável ao valor da abordagem das práticas, para que a credibilidade da iniciativa seja reforçada.

5. Automatizar os processos de forma equivocada

Optar pelo desenvolvimento automatizado do DevOps pode reduzir tempo, entretanto é necessário e prioritário que seja  uma das primeiras etapas da implementação DevOps? Esta armadilha pode prejudicar o andamento do processo, pois a transição completa pode durar meses.

6. Expectativas irreais, além do que o DevOps entrega

Não ter métricas reais do que o DevOps pode entregar é um dos maiores erros dos líderes de TI. Projete objetivos reais e se esforce para entregar o alinhado. Ter uma desconexão entre o esperado e o resultado realizado é uma forte indicação de fracasso ao implementar DevOps. 

Confira: 7 dicas e boas práticas de uma boa gestão de TI

Segurança para o sucesso do DevOps

Executivos de TI sabem que a evolução contínua, ajustes  rápidos e a garantia de qualidade ajudam a reter os clientes. No entanto, um item muito importante no processo de implementar DevOps está sendo questionado: a segurança.

De acordo com a Pesquisa Global DevSecOps 2021, realizada pela GitLab, com cerca de 4.300 profissionais que integram equipes DevOps, no último ano, houve aumento na automação, cadências de liberação, implantações contínuas e posturas de segurança, bem como uma crescente dependência de tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial e aprendizado de máquina

Entenda: Quais os principais riscos da inteligência artificial?

Entretanto, as equipes estão enfrentando discussões sobre quem deve ser o responsável pela segurança contínua.

Para quase um terço (31%) dos entrevistados, as equipes de segurança são as responsáveis, enquanto quase 28% acreditam que se trata de uma responsabilidade compartilhada. 

A pesquisa também revelou que a segurança no DevOps tornou-se primordial no último ano, com a mudança de parte da população mundial para o trabalho remoto.

A pandemia também impactou habilidades e ferramentas consideradas importantes para o futuro. De acordo com o CTO do GitLab,  Eric Johnson, 2020 foi um catalisador para a DevOps.

- Equipes em todo o mundo trabalharam para otimizar os ciclos de desenvolvimento e entregar um tempo de lançamento mais rápido do que nunca, ao mesmo tempo que se ajustavam ao trabalho remoto e mudavam as prioridades para atender às altas demandas do ano passado. Acreditamos que veremos melhorias nos testes à medida que mais equipes adotarem ferramentas para automatizar as partes do DevSecOps que continuamente causam lentidão nos ciclos. 

Leia também: Quais as tendências em segurança dos softwares?

Agregue valor ao seu negócio com a metodologia DevOps

Como vimos ao longo deste artigo, manter uma infraestrutura adequada, que atende as necessidades tecnológicas do DevOps pode ser um desafio difícil de ser superado sem apoio. 

Uma prática recomendada para evitar falhas na implantação do DevOps é avaliar uma parceria com uma empresa especializada que orientará você durante todo o processo.

Com um time de profissionais altamente capacitados em DevOps a serviço do seu negócio, você garante que a organização adote as melhores práticas nessa jornada de transformação digital.

Afinal, implementar DevOps sem cometer erros é uma prática que vai além das ferramentas, é imprescindível contar com os profissionais certos. 

Por isso, uma equipe terceirizada para o atendimento dessa demanda pode ser uma ótima solução.

Veja: Como acertar na gestão do outsourcing de TI?

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como impulsionar os seus resultados utilizando a cultura DevOps.




Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.