Data Science

6 motivos para investir em Data Science agora

18 de Outubro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 9 min

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Investir em data science é viabilizar a sustentabilidade do negócio

Quais os próximos passos do seu negócio? O Data Science pode ser a resposta para dar novas respostas a essa pergunta.

Afinal, para manterem os negócios competitivos, os executivos precisam ter um alto grau de conhecimento da sua organização e das constantes demandas sujeitas às mudanças dos clientes. Além disso, também é fundamental estar atento às disrupções e tendências de mercado.

É para ajudar as empresas a conquistar toda essa consciência acerca do seu negócio e do ambiente que o cerca que surge o Data Science, um dos pilares imprescindíveis da transformação digital. 

Sendo a intersecção entre diversas áreas do conhecimento, como engenharia, computação, matemática e estatística, a ciência de dados vem remodelando o mercado de trabalho e a dinâmica empresarial. Se você deseja fazer o seu negócio crescer, não tem como escapar dessa tendência.

webinar data science do zero

Por que investir em Data Science?

A revolução de dados já está em curso há algum tempo. Se o seu negócio ainda não acompanha esta tendência, aqui vão 6 razões para você parar de postergar e investir em Data Science.

#1: Ter maturidade de dados coloca a empresa em uma posição competitiva

Houve um tempo em que, se coletados, os dados reunidos pelas empresas eram apenas armazenados. Não se extraia deles informação alguma.

Hoje, a situação mudou. As empresas perceberam que têm uma fonte de informações valiosas e fundamentais para o negócio. Por essa razão, os dados vêm sendo usados como ativos estratégicos.

A combinação de dados históricos com dados em tempo real, associada a capacidade de fundir e analisar essas informações fornece à empresa uma vantagem competitiva diante do mercado. 

Leia também: [Entrevista]: o mínimo que você precisa saber sobre data science

Por exemplo, uma empresa que trabalha com licenciamento de software pode usar o Data Science para identificar sinais precoces de churn e trabalhar em cima de ações de retenção para evitar a perda de clientes importantes. 

#2: Data Science é a chave para identificar novas oportunidades de negócio e tendências de mercado

A ciência de dados envolve ferramentas sofisticadas que vão além da análise comum de informações. Tais ferramentas mesclam dados antigos com dados em real-time, oferecendo aos executivos a capacidade de compreender o funcionamento do mercado e as novas demandas que estão surgindo.

Com isso, fica mais fácil entender e prever o direcionamento da concorrência, criando-se a possibilidade de desenhar ações para se destacar. Se você deseja estar sempre um passo à frente, contar com uma solução de análise de dados potente é fundamental.

#3: Advanced Analytics faz a empresa entender melhor o comportamento da sua carteira de clientes

No passado, as organizações costumavam classificar seus clientes de acordo com características genéricas, como gênero, idade e localização. Atualmente, se quiser entender realmente o comportamento do seu cliente, você precisa de ferramentas analíticas avançadas.

As soluções de Data Science incluem mecanismos como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Big Data, ferramentas que quando usadas em conjunto conseguem “decodificar o DNA do consumidor”. É possível identificar a sensibilidade do cliente em relação a preços, seus hábitos de consumo, sua preferência por marcas, designs e produtos, entre vários outros fatores de comportamento chave. 

A ciência de dados consegue também personalizar as ofertas da empresa de acordo com cada cliente, criando ações mais assertivas e aumentando a chance de retenção.

Leia também: O que são sistemas de recomendação?

#4: Usar plataformas de Data Science pode otimizar as ações de Marketing e alinhá-las melhor com a área comercial, gerando mais resultados

Tradicionalmente, os profissionais de marketing costumavam trabalhar com base em um público-alvo e de acordo com sua “intuição”. Todo esse trabalho demanda uma alta quantidade de profissionais e de tempo para entregar campanhas nem sempre assertivas.

Ao investir em Data Science, você consegue segmentar melhor as personas, entender seu comportamento e criar ofertas relevantes. As soluções oferecem dados em tempo real, otimizando o trabalho da equipe e fornecendo insights confiáveis para usar como base.

Ao melhorar o funcionamento e a efetividade das campanhas de marketing, é possível enviar oportunidades mais qualificadas para o time comercial, aumentando por consequência o número de vendas. Ter um bom alinhamento entre essas duas áreas e fazer da empresa uma organização data-driven é uma combinação certeira para gerar crescimento ao negócio.

#5: Estabelecer uma estratégia de análise de dados avançada aumenta a receita da empresa

Um estudo realizado pela Forrester Research mostrou que 80% das empresas respondentes que já incorporaram o Data Science ao negócio observaram um crescimento de receita superior a 5%.   

Ferramentas de Data Science possuem ROI comprovado, não à toa. Essas soluções dão ao empresário a visão holística e aprofundada de todas as vertentes do negócio, o que torna possível a identificação de recursos a serem otimizados, sejam eles capital, força de trabalho, matéria-prima etc. 

Além disso, os insights também podem ser usados para criar estratégias mais assertivas de vendas, fato que impacta diretamente no aumento de lucratividade.

Esse é o caso do McDonalds, por exemplo, que investe em Big Data para descobrir o lanche preferido dos seus clientes. No Canadá, a rede de fast-food implementou menus digitais que mudam de acordo com o clima, destacando lanches mais adequados aos dias frios, por exemplo. Essa medida aumentou as vendas da empresa em 3,5%.

#6: Soluções de análise de dados aumentam a produtividade da equipe e potencializam as entregas

Você já ouviu falar do princípio 80/20? De acordo com essa lei, apenas 20% dos esforços de uma organização são responsáveis por 80% dos resultados. Ou seja, quantidade não é sinônimo de qualidade. É preciso encontrar formas inteligentes de trabalhar.

A ciência de dados definitivamente entra no grupo dos 20% que geram a maioria das entregas positivas. Com ela, os profissionais deixam de despender tempo com processos manuais e exaustivos de coleta de dados e passam a atuar de maneira mais estratégica, focando nos insights gerados pelas ferramentas.

Nessa dinâmica, todos saem ganhando: o funcionário torna-se um aliado indispensável e mais reconhecido, os resultados trazem benefícios maiores à organização, e a empresa não precisa contratar uma equipe muito grande.

Faça sua empresa ser parte do futuro, invista em Data Science

Convenceu-se de que investir em Data Science é uma boa ideia, mas não sabe por onde começar? Fale com a gente.

A Supero pode ajudar a sua empresa a construir uma solução de ciência de dados personalizada, que atenda a todas as suas demandas por meio de ferramentas modernas como Machine Learning, Big Data, IA, entre outros. 

Dê o próximo passo e comece hoje mesmo a planejar a sua transição para a cultura inteligente de dados!

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Escrito por Marketing

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