Tecnologia

6 tendências que estão remodelando o futuro do gerenciamento de projetos

15 de Outubro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Com novas práticas e metodologias, o gerenciamento de projetos vem mudando. Confira as principais tendências.

O gerenciamento de projetos consiste em um conjunto de habilidades, conhecimentos e técnicas utilizados para tirar um projeto do papel e garantir o seu sucesso. Essas ferramentas servem para apoiar a equipe desde a fase de planejamento até a execução e monitoramento do trabalho.

Extremamente útil e necessária no cotidiano das empresas, essa prática é importante pois engloba soluções que podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos. Não importa se você é um profissional que trabalha com marketing, vendas, logística ou operações - independente da área, cedo ou tarde você vai se estar envolvido com projetos. 

A seguir, apresentamos as principais inovações que estão remodelando o gerenciamento de projetos. Acompanhe e fique por dentro!

Gerenciamento de projetos: 6 tendências dessa prática

#1: Metodologias ágeis

O crescente avanço da tecnologia vem modificando radicalmente a forma como as organizações se estruturam e operam. Esse ambiente está cada vez mais dinâmico e exige dos profissionais e das empresas a habilidade de ser flexível e lean (isso é, enxuto. O termo nasceu da metodologia Lean Manufacturing da Toyota, nos anos 80, que carrega consigo a filosofia de otimizar a produção).

Nesse cenário, surgiram as metodologias ágeis, ou agile. Esses métodos nasceram nas indústrias de tecnologia como resposta aos problemas mais comuns de todas as empresas que precisam gerenciar projetos: as etapas produtivas demasiadamente longas, a falta de comunicação e clareza interna e externa, a ausência de entregas bem definidas em cada parte do projeto etc.

Sua aplicação trouxe resultados tão bons que as metodologias ágeis se expandiram para os mais diversos segmentos empresariais e industriais. Alguns exemplos desses métodos são: Lean Thinking e Kanban (método que inspirou ferramentas como o Trello e Basecamp), Scrum e Exteme Programming - XP.

minicurso lean thinking

Com as metodologias agile e a experiência de agile coaches em inúmeras tecnologias, a Supero desenvolve projetos sob medida para vários segmentos, melhora processos internos, automatiza tarefas e ampliar a performance do seu time. Veja se essa é a solução para você

#2: Ferramentas colaborativas por meio da nuvem

Trabalhar estritamente nos escritórios da empresa e conectados somente às redes da organização? Não mais. O trabalho remoto veio em massa, em 2020, com a pandemia, para se tornar o novo normal das empresas.

Esse quadro gerou a necessidade de se adotar soluções colaborativas, como ferramentas digitais de gerenciamento de projetos, que permitam aos funcionários trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e usando qualquer dispositivo. É nesse ambiente que a migração para a cloud computing ganha força. 

infográfico jornada cloud computing

Com todas essas informações armazenadas na nuvem e transmitidas pela internet, há a necessidade de se estabelecer protocolos de segurança. São eles que garantirão a proteção dos dados da empresa.

Leia também: Cibersegurança: o home office da sua organização está seguro?

Soluções como a jornada para a cloud computing da Supero fornecem toda a infraestrutura e suporte necessários para a transição para a nuvem de uma maneira segura, eficiente e escalável.  

#3: Projetos Data-Driven

Projetos precisam ter métricas para desempenhar bem e para demonstrar seu ROI. E esses indicadores já não podem ser superficiais, como prazo, custo e escopo - embora esses elementos ainda precisem ser considerados. É preciso ir além.

Por isso, o gerenciamento de projetos está se tornando cada vez mais Data Driven, isto é, orientado a dados. 

A gerência das organizações precisa ter acesso a indicadores de desempenho de qualidade, os chamados KPIs. Essas métricas estão relacionadas a geração de valor, lucro, receita, crescimento, entre outros.

Valores que devem ser monitorados no início, meio e fim do projeto, para se ter maior controle sobre o desenvolvimento do trabalho e tudo o que ele representa para a empresa.

Leia também: [Entrevista] O mínimo que você precisa saber sobre data science

Nesse sentido, torna-se mais comum o uso de painéis de indicadores nas corporações. As ferramentas de gestão de projetos cada vez mais estão reunindo funcionalidades que permitem a centralização e filtragem de métricas.

#4: Big Data

Diretamente relacionado ao uso de dados no gerenciamento de projetos, ganha força também o uso do Big Data. Isso porque, nos novos ambientes complexos, o processamento de dados torna-se vital para que os gestores possam tomar decisões mais acertadas.

Assim, o uso do Big Data é uma tendência crescente no gerenciamento de projetos, pois possibilita:

  • Cruzar dados entre projetos para identificar melhores práticas de gestão (e quais técnicas precisam ser melhoradas);
  • Antecipar riscos e determinar os melhores caminhos de atuação;
  • Analisar o orçamento de forma mais precisa e com previsibilidade de caixa;
  • Definir recursos necessários e prazos.

Portanto, o Big Data cada vez mais se tornará fundamental para o bom andamento dos projetos e, consequentemente, para a geração de valor e competitividade do negócio.

#5: Inteligência Artificial

Outra tendência tecnológica para o gerenciamento de projetos é a Inteligência Artificial (IA). 

A IA é composta por mecanismos de software que possuem inteligência semelhante à inteligência humana. Seu propósito é ajudar a organizar o fluxo de trabalho e otimizar operações, garantindo mais eficiência ao andamento dos projetos.

#6: Design Thinking

O ambiente cada vez mais dinâmico e desesperado por resultados imediatos que vemos hoje, leva muitas equipes a optar pelo caminho mais seguro. Afinal, o pensamento que predomina é: “ninguém tem tempo para correr riscos”.

Porém, isso faz com que muitas empresas fiquem apenas no feijão com arroz e pequem em inovação. Os resultados são bons, mas não são outliers. E isso gera um quadro perigoso: o de acomodação. 

Como, então, criar nas corporações a cultura de “pensar fora da caixa”, com uma gestão da inovação sustentável para a organização?

É aí que entra o Design Thinking. Essa prática não é um método, pois não possui fórmula exata, mas sim uma abordagem para revolucionar a maneira de encontrar soluções inovadoras. Seu propósito é encontrar respostas criativas de acordo com as reais necessidades do mercado.

Junto a ela, práticas de prototipação como a construção de MVPs por meio de Lean Inception e de Design Sprint, serão fundamentais para a obtenção de aprendizado validado sobre as iniciativas.

Para o gerenciamento de projetos, o uso dessas abordagens tende a crescer. Elas pode ajudar a desenvolver a essência do projeto, estabelecer seus requisitos e encontrar saídas para problemas que possam vir a ocorrer durante o desenvolvimento.

Gerenciamento de projetos: focado no presente, preparado para o futuro

É fundamental que as organizações comecem a preparar o terreno para o que está por vir nos próximos meses. E tenho certeza de que você possui diversos planos em mente para implementar no seu negócio e fazer a sua organização decolar ainda mais. 

Então, que tal se planejar para incorporar essas tendências ao seu gerenciamento de projetos? A hora é agora! 

Entre em contato com um de nossos consultores, sem compromisso, para saber como podemos ajudar.

superocast - lean thinking

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.