Gestão de pessoas

7 dicas e boas práticas de uma boa gestão de pessoas de TI

13 de Abril de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

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A fim de manter a continuidade dos processos e a produtividade, também no home office, garantindo as entregas, gestores de TI superam desafios com inteligência.

Atrair e reter talentos do mundo tecnológico não está sendo uma tarefa fácil no Brasil, principalmente, em tempos de pandemia, com o aumento da demanda de trabalho e das oportunidades para os profissionais de TI.

Por conta disso, a gestão de pessoas de TI vem se tornando uma função cada vez mais estratégica dentro de uma organização, exigindo de gestores de tecnologia algumas habilidades e competências específicas para o setor. 

Entre essas peculiaridades, a capacidade de manter a performance e a motivação da equipe, mesmo no modelo home office. Um verdadeiro desafio para muitos líderes acostumados a fazer a gestão de forma presencial.

Por isso, a fim de auxiliar os gestores de tecnologia a manterem a produtividade do setor, oferecendo para a equipe liderança e apoio a distância, relacionamos a seguir 7 dicas e boas práticas de gestão de pessoas de TI.

1. Organize os processos 

Revise todos os processos, o modo de trabalho e as atividades de cada profissional do setor, com objetivo de ver o que pode ser melhorado. Se precisar, realoque o profissional ou a atividade e alinhe tudo às atuais práticas de TI, aumentando as chances de potencializar a produtividade e a satisfação da equipe.

2. Desenvolva talentos

Gestores experientes sabem que o talento é um elemento crucial para garantir o sucesso das operações no setor. De modo que pessoas talentosas na área de TI precisam estar em sintonia com as inovações tecnológicas. Isso gera motivação no profissional e cria uma vantagem competitiva para a organização.

3. Ofereça e receba feedbacks

A comunicação entre os gestores de tecnologia com seus times é uma das tarefas mais poderosas para uma boa gestão de pessoas de TI. Afinal, para contar com uma equipe inovadora e criativa é importante dar e receber feedbacks. Poder se expressar, sanar as dúvidas e expor o que incomoda faz com que as tarefas estejam mais alinhadas.

4. Incentive a capacitação

Oferecer treinamentos e cursos aos profissionais de TI impacta diretamente na qualidade do serviço e indiretamente na rentabilidade da empresa. Para contar com uma equipe que responde bem aos desafios propostos é preciso que todos possuam os conhecimentos necessários para exercer suas funções com excelência. 

5. Identifique as necessidades

Para identificar as necessidades de cada profissional dentro da equipe, o gestor deve avaliar individualmente o que está prejudicando os resultados. Incentivar uma competição saudável entre os profissionais também é válido, inclusive com metas e recompensas individuais e em grupo.

6. Conceda autonomia 

Ao focar na gestão de pessoas de TI, evite a todo custo o microgerenciamento. Este estilo de liderança leva a alienação dos profissionais, sendo pouco produtivo. Ao invés disso, assegure que os profissionais tenham independência e autonomia para encontrar soluções aos desafios que enfrentam no dia a dia.

7. Invista em melhoria contínua

Nenhum profissional gosta de se sentir robotizado. Nesse sentido, uma gestão de pessoas de TI realmente efetiva é aquela capaz de aumentar os níveis de satisfação e desempenho de cada integrante da equipe, para que o profissional esteja preparado e se sinta capacitado a tomar decisões assertivas em relação às suas atividades. 

Saiba mais: Kaizen: o processo de melhoria contínua no Lean Thinking

A importância da gestão de pessoas de TI

É unânime entre os gestores de TI que, por mais que as inovações tecnológicas sejam essenciais para o crescimento e a evolução da empresa no mercado, o capital humano é um importante recurso dentro de uma organização, sendo diretamente responsável pelos resultados alcançados.

Por isso, é tão importante para o sucesso das operações ter uma boa gestão de pessoas de TI, a fim de garantir uma equipe qualificada, motivada e produtiva.

Porém, contar com lideranças que tenham técnicas e habilidades para atrair e reter bons profissionais de TI, principalmente, os que detêm alta capacidade de entrega, é um desafio nos dias de hoje. 

Inclusive, a própria noção de liderança para alguns gestores precisa ser atualizada, à medida que novas gerações assumem papéis de destaque no dia a dia dos negócios. 

Afinal, estar à frente de um grupo de pessoas que trabalha pautado na colaboração e no sentido de propósito não é uma tarefa simples.

Contudo, é fato que, atualmente, uma boa gestão de pessoas de TI abrange tarefas de recrutamento e retenção, mas também de desenvolvimento contínuo de profissionais

Nesse sentido, um bom trabalho nessa área garante um melhor desempenho do time e potencializa os resultados da empresa.

Líderes com boas avaliações em gestão de pessoas de TI costumam ter perfis parecidos, com características como:

  • Incentivam a inteligência;
  • Reconhecem os méritos;
  • Tomam grandes decisões;
  • Assumem responsabilidades;
  • São proativos e observadores;
  • Estão a par das novidades;
  • Estabelecem limites pessoais;
  • São exemplos aos liderados.

Leia também: 9 sinais de que a relação de confiança entre CIO e liderados está fraca

Líderes de TI que inspiram profissionais

É seguro afirmar que, hoje em dia, uma empresa que investe em automação, processamento de dados e conectividade está mais apta a performar bem e ser menos vulnerável a falhas.

Por essa razão, uma boa gestão de pessoas de TI deve garantir profissionais capacitados, motivados e altamente qualificados para executar todos os processos do setor com máxima efetividade.

Além disso, um líder competente, democrático e inspirador faz toda a diferença no engajamento do time com as atividades propostas. 

Muitos profissionais buscam mais do que alguém para chefiá-los, querem um gestor que esteja atento às suas necessidades profissionais e em muitos casos as pessoais também.

Até porque a motivação de um profissional de TI, atualmente, não está somente no recebimento de um salário compatível com o mercado, mas sim em benefícios que vão além disso, como plano de carreira, bom ambiente de trabalho, horários flexíveis e autonomia.

Contar com um líder influente, admirado por outras áreas da empresa, também é importante para muitos profissionais de TI, justamente porque a área de tecnologia, como já abordamos, vem assumindo cada vez mais uma posição estratégica nas organizações.

Ter um CIO que participa efetivamente das decisões da empresa, junto aos demais líderes, é essencial para inspirar os liderados e fazê-los acreditar que as áreas de uma organização podem trabalhar muito bem unidas por um objetivo em comum.

Os setores de RH e TI de muitas organizações com visão analítica já atestaram os benefícios de atuarem juntos e cada vez mais colocam em prática ações no sentido de tornar a área tecnológica das empresas mais humanizada.

Confira ainda: Saúde mental no trabalho da TI: 5 formas de CIOs atuarem

Tecnologia a favor da gestão de pessoas de TI

Não é de hoje que o uso de novas tecnologias para auxiliar na gestão de pessoas de TI é uma realidade em muitas empresas que estão alinhadas à evolução digital.

Afinal, ferramentas simples de TI, implantadas no setor de Recursos Humanos das empresas, estão garantindo mais efetividade aos processos.

Abaixo, separamos algumas soluções de TI que geram um grande impacto para o setor de RH, quando alinhadas ao setor de tecnologia, para uma boa gestão de pessoas de TI.

People Data & Analytics

Bastante eficiente para uma boa gestão de profissionais de TI, essa tecnologia consegue coletar dados que auxiliam na tomada de decisão, principalmente em avaliações como: fit cultural da pessoa, nível de engajamento do profissional e avaliação de potenciais sucessores.

Sistema de gestão

As aplicações de um sistema de gestão otimizam serviços manuais, potencializando a excelência dos processos. Essa ferramenta possibilita ainda que recrutadores encontrem com agilidade profissionais compatíveis com a função e a cultura da empresa.

Plataformas colaborativas

Para uma comunicação mais efetiva e produtiva, uma plataforma colaborativa permite que os profissionais participem efetivamente das decisões da empresa, com sugestões e ideias para o setor de TI ou da organização, resultando em benefícios para as estratégias da empresa.

  • Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem permite a escalabilidade dos processos, com a possibilidade de implantação de tecnologias inovadoras. Isso sem contar na segurança de dados que as soluções em nuvem possibilitam.

Inclusive, pensando na produtividade, a tecnologia cloud facilita o home office, uma vez que disponibiliza aos profissionais, por meio de armazenamento em nuvem, a qualquer hora, todas as informações, dados e sistemas necessários para o trabalho

Portanto, se você ficou interessado em soluções de TI que auxiliam na gestão de pessoas de TI, agende com um consultor especialista e saiba como a tecnologia pode agregar valor a sua estratégia.








Escrito por Gabriela

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