Gestão de pessoas

Agile squads: quais são os componentes-chave e como são orquestrados?

16 de Junho de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Conheça o método organizacional utilizado por empresas como o Spotify e quais os benefícios que ele oferece aos seus negócios 

O acelerado desenvolvimento das tecnologias nas últimas décadas fez com que cada vez mais empresas adotassem o modelo agile squads como forma de melhorar seus resultados por meio de uma mudança na cultura organizacional.

A transformação ágil, que acontece através da colaboração e do aprendizado das equipes, tem sido fundamental nas empresas, que percebem que times pequenos e multidisciplinares podem oferecer um desempenho muito melhor do que a tradicional divisão por setor e, sobretudo, melhores respostas a desafios. 

Com entregas mais rápidas e frequentes, as equipes que formam os agile squads tendem a ser mais inovadoras, auto-organizáveis e criativas. A consequência disso é a diminuição dos silos, o aumento de confiança e o compartilhamento de responsabilidades para uma maior eficiência e produtividade do time. E essa é a ideia por trás do conceito de squads. 

Neste artigo, vamos falar a respeito da estrutura de um agile squad, dos papéis de cada profissional dentro de um squad e quais os benefícios deste método para sua empresa.

Saiba mais: Times ágeis: por que o mindset agile é uma vantagem competitiva?

business agility webinar

O conceito por trás do termo squad

A estrutura squad é um modelo organizacional formado por uma equipe multidisciplinar, de 6 a 12 profissionais, responsável por uma missão, isto é, por todo o processo que levará a certo resultado.

Esse time, todos juntos, tem uma tarefa a cumprir e autonomia suficiente para decidir o caminho a seguir que os levará a tomada de decisão.

Afinal, o agile squads defende a liberdade da equipe, de modo que cada squad fica livre para selecionar a estrutura (Scrum, Kanban, Scrumban) que vai trabalhar a fim de permitir mais agilidade nos processos produtivos.

No entanto, por mais que haja descentralização, valor à diversidade e constante evolução, toda squad deve contar com um líder, que é quem define as prioridades a respeito do projeto que está sendo desenvolvido.

Dessa forma, mesmo que o agile squads tenha integrantes de várias áreas distintas, formando mais de uma squad, é preciso que todos se comuniquem e se mantenham alinhados pelo mesmo objetivo.

Como vimos, não há práticas que precisam ser seguidas. Os esquadrões podem ter cerimônias como planejamento de sprint e retrospectivas, mas o foco do modelo agile squads é como as equipes se organizam em torno do trabalho. Cabe aos squads descobrir a melhor maneira de fazer isso.

superocast - lean thinking


Um dos cases de sucesso mais famosos de agile squads é o do Spotify, principal player mundial de streaming de música. Com mais de 50 squads distribuídas em 4 países, o modelo ágil criado pelo Spotify foi pensado a fim de criar soluções inovadoras e melhorar constantemente a experiência dos usuários dentro da plataforma.

Chamado de Spotify Scaling Agile, o modelo é organizado em uma matriz com times orientados vertical (squads e tribos) e horizontalmente (chapters e guilds). Agrupados por skill ou interesse, a organização tem  como objetivo a troca de melhores práticas, experiências e desafios, para produzir  conhecimento e aumentar a produtividade.


Leia também: Business agility: conceito e princípios da prática

Componentes do modelo agile squad

Tentando alcançar o mesmo sucesso que o Spotify, empresas de tecnologia e startups seguem o modelo ‘Spotify Squads’

Entre os elementos-chave do modelo agile squad, se destacam:

Squads (esquadrões)

São equipes multifuncionais que geralmente contam com um agile coach para suporte e um product owner para orientação. Com uma missão única que orienta o trabalho, cada squad tem autonomia para determinar qual metodologia ágil será usada naquele projeto.

Tribe (tribo)

Uma tribo é formada por vários esquadrões que se coordenam na mesma área. Cada tribo tem um líder que atua diretamente focado nos resultados de negócio, na geração de valor e no sucesso do cliente. Para isso, desenvolve estratégias e táticas, determina que trabalho precisa ser feito, quanto esforço será dedicado e investimento. Ele trabalha junto com o líder do chapter para reunir as pessoas certas para a squad. Também é responsável por ajudar na coordenação entre os esquadrões e encorajar a colaboração para que todos se alinhem às melhores práticas.

Chapters (seção)

As seções são formadas por um grupo de profissionais que cumprem a mesma função dentro dos vários squads da tribo, ajudando a manter os padrões de engenharia em vigor em uma disciplina. Normalmente liderados por um líder de tecnologia sênior, que também pode ser o gerente dos membros da equipe naquela seção. Essa liderança não se envolve com o trabalho do dia a dia da squad, é mais voltado à mentoria e ao coaching, isto é, ao desenvolvimento da pessoa, com objetivo de equipá-la com ferramentas e skills adequadas para desempenhar sua função.

Guild (guilda)

A guilda é essencialmente uma comunidade de interesses. Qualquer um pode ingressar em uma Guilda e é totalmente voluntário. Enquanto as seções  pertencem a uma tribo, as guildas podem cruzar diferentes tribos. Não existe um líder formal de uma guilda. Alguém levanta a mão para ser o coordenador da guilda e ajuda a unir as pessoas.

Trio

O trio é uma combinação de líder da tribo, líder de produto e líder de design. Cada tribo possui um trio para garantir que haja um alinhamento contínuo entre essas três perspectivas ao trabalhar nas áreas de recursos.

Alliance (Aliança)

Alianças são uma combinação de tribos (normalmente três ou mais) que trabalham juntas para ajudar suas tribos a colaborar em um objetivo maior do que qualquer tribo. Normalmente uma aliança é formada em organizações maiores, onde tribos precisam trabalhar juntas.

Veja: Resultados do business agility: o que as organizações estão construindo?

Benefícios do modelo agile squads

Ao otimizar a qualidade da produção, o modelo agile squads reduz a pressão dos profissionais por resultados e, dessa forma, maximiza a produtividade.

Além de manter a empresa mais adaptável a mudanças, como já citamos, os esquadrões ágeis avaliam seus próprios métodos de trabalho e combinando alinhamento e independência decidem seu caminho para o objetivo.

Entre os principais benefícios dessa abordagem, se destacam:

1. Agilidade na tomada de decisão

Comparando com estruturas antigas, em que a decisão precisa aguardar, burocraticamente, por gestores e líderes, que muitas vezes não sabem o que acontece no dia a dia da operação, nas squads as decisões são tomadas por um líder focado na funcionalidade e responsabilidade de um grupo. Essa agilidade na tomada de decisão gera rapidez nas entregas, sem gargalos na comunicação, de modo a contribuir com o resultado final.

2. Colaboração e aprendizagem constantes

Nas squads, os profissionais não ficam presos em grupos fechados, pelo contrário, os membros se mantêm conectados e se comunicam não apenas com seu esquadrão, mas com a tribe, com seu chapter e também com a guild, de modo a extrair conhecimento de todos os níveis. Especialmente nas guildas, que são voltadas especificamente para o aprendizado e para a evolução intelectual dos profissionais.

3. Flexibilidade e escalabilidade

Com objetivo de desenvolver uma estrutura que mantivesse vivos os pilares ágeis, os agile squads otimizam a flexibilidade interna, tornando a empresa adaptável a diferentes níveis de demanda. Além disso, possibilitam um crescimento mais saudável, com equipes internas mais fortalecidas. Dessa maneira, a empresa se mantém competitiva no mercado com a utilização de métodos inovadores e criativos.

Confira: Desafios do agile no home office

O sucesso do agile squads

Após o Spotify publicar um vídeo explicando o squad usado na própria empresa e seus benefícios em produtividade, esse modelo organizacional ganhou ainda mais força e conquistou adeptos em todo o mundo.

Além do gigante em serviços de streaming, empresas como o Google, a Vivo e o Nubank são exemplos globais e nacionais de sucesso na utilização de metodologias de gestão ágil e squads.

Como vimos ao longo deste artigo, esse modelo de estrutura traz diversos ganhos para a organização, no entanto exige adaptações para garantir que a sua implementação seja aceita e funcional

Para isso, o primeiro passo ao investir no agile squads é personalizar o modelo à cultura e operações da sua empresa

Se você precisa de um parceiro nessa jornada de transformação ágil, conte com a Supero Tecnologia nessa evolução digital dos seus negócios.

Há 17 anos presente no mercado de TI, nosso time de especialistas em desenvolvimento e consultorias ágeis oferece soluções personalizadas, focadas nas suas necessidades

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como aumentar a produtividade do seu time com agile squads

supertalks edição agile






Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais