Gestão

Alocação de profissionais de TI: como escolher o fornecedor certo

23 de Outubro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

A alocação ou outsourcing de TI surgiu para atender as demandas crescentes do mercado. Mas como encontrar o fornecedor ideal?

Com o constante crescimento do mercado digital, a demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia aumentou bastante, nos últimos anos. Com isso, escolher um fornecedor de alocação de profissionais de TI tornou-se uma tarefa nada fácil para os gestores desse setor.

Além da escassez de profissionais em algumas tecnologias, há a concorrência pesada do próprio mercado, com empresas, por exemplo, que têm a maior fatia de oportunidades.

Esse quadro é ampliado, ainda, pela saída da área de TI da função setorial de suporte para ocupar o centro do negócio. A TI é a chave para otimizar processos e inovar.

Por isso, contar com profissionais especializados que focam nos problemas e nas dores dos gestores de TI para encontrar as melhores soluções para a empresa é fundamental para o sucesso das operações.

E, é nesse cenário que cresce a demanda por serviços de alocação de profissionais de TI com alta qualificação - em desenvolvimento, sustentação e infraestrutura, assim como projetos.

O que gera a dúvida é: como escolher esse fornecedor de outsourcing de TI? Quando a alocação de profissionais de TI é a melhor decisão e o que considerar para que os serviços oferecidos atendam realmente a sua demanda? Isso é o que veremos neste post.

business agility webinar

Quando a alocação de profissionais de TI é a melhor decisão?

Antes de procurar um fornecedor para alocação em TI, você precisa chegar à conclusão de que precisa disso. Várias razões podem levar uma empresa a terceirizar os serviços de TI. Entre elas, podemos destacar:

Contratar um profissional de TI exige certos cuidados

Nem todo RH/DHO tem essa expertise - e sequer precisa tê-la, se não for da área tecnológica. Isso acaba prolongando processos seletivos, sem a garantia de sucesso com a contratação.

Demanda por projetos e competências específicas em TI

Isto é, a empresa não tem demanda constante para aquela função e não consegue ter acesso aos talentos que precisa. Nesse caso, passar por todo o processo de contratação não vale a pena.

Redução ou maior controle de custos

Com o outsourcing de TI, a empresa consegue manter o foco no core business e ainda ter melhoria em serviços, além de ganhar com a experiência dos profissionais alocados na área e aceleração da transformação digital.

Leia mais: Outsourcing de TI: quando vale a pena?

Assim, podemos perceber que com a alocação de profissionais de TI, é possível evitar problemas. A preocupação com o processo seletivo e a gestão de time pós-projeto ficam todas sob a responsabilidade do fornecedor, que garante o profissional certo para determinada demanda pelo tempo necessário. Com isso, os ganhos operacionais e economia são enormes.

curso lean thinking

A Supero, por exemplo, é uma empresa que está no mercado de tecnologia há 17 anos e realiza com precisão alocações de profissionais de TI para soluções personalizadas em Data Science, Lean Digital, Projetos, Sustentação e Cloud. Através de um processo de recrutamento ágil e especializado, a Supero fornece profissionais com o fit adequado às necessidades da empresa.

Leia mais: Como funciona o outsourcing de TI da Supero?

Como escolher o melhor fornecedor para alocar profissionais de TI na sua empresa?

Entendida a necessidade e quando realizar a alocação de profissionais de TI, é hora de ir ao mercado. E certamente, você não vai olhar apenas para o preço. Ou melhor, você deve ponderar o fator preço com base no valor e nas pessoas.

Para fazer isso com segurança e mais eficiência, siga as dicas que selecionamos para que a sua empresa escolha o melhor fornecedor em outsourcing de TI e seja assertiva.

1. Busque referências

Parece óbvio, mas este é um ponto que merece total cuidado. Com a popularização do outsourcing de TI, cada vez mais empresas estão atuando. Para não correr o risco de cair nas mãos de um negócio inexperiente, procure por aquele que já está consolidado no mercado.

De preferência, opte por um fornecedor que possua mais de 10 anos de atuação na área. Isso vai aumentar as chances de você encontrar clientes desse fornecedor com demandas parecidas com as suas, que sejam do mesmo nicho e que possam passar a visão geral sobre os serviços da empresa fornecedora. 

A ideia aqui é buscar no site depoimentos e cases de sucesso disponíveis. Um fornecedor com experiência comprovada com certeza passará mais segurança e credibilidade.

2. Escolha o fornecedor que possui os mesmos objetivos que você

Cada negócio possui uma necessidade e visão diferentes de mercado. Por essa razão, nem sempre os seus objetivos estarão alinhados com o do prestador de serviços.

No entanto, se os propósitos não forem extremamente compatíveis, a parceria não tem como dar certo. O fornecedor precisa, acima de tudo, entender as necessidades dos seus clientes e estar disposto a atendê-las.

Porém, você só vai descobrir isso conversando e praticando a escuta ativa durante as primeiras conversas com as empresas que você estiver cotando para oferecer os serviços de outsourcing de TI.

Quer conversar conosco? Entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos atender seus projetos específicos trazendo mais resultados para o seu negócio

3. Conheça o funcionamento da empresa fornecedora

Quer ganhar ainda mais confiança no fornecedor? Avalie o clima da empresa, a dinâmica dos profissionais, benefícios, fluxo de trabalho etc.

Saiba mais: Como recrutamos profissionais de TI?

Questione o fornecedor também sobre as metodologias de trabalho e a cultura organizacional. Busque analisar se tudo que a empresa diz ser está presente no seu cotidiano.

Aqui, outro ponto importante é avaliar a capacidade financeira do fornecedor. Ele parece bem estruturado? Você confia que ele possui os recursos necessários para encontrar os melhores profissionais de TI?

4. Analise a flexibilidade de soluções 

O mercado de tecnologia é extremamente dinâmico e você deseja contar com uma empresa que consiga acompanhar a evolução do seu negócio.

Então não deixe de avaliar se o fornecedor oferece soluções flexíveis. Essa questão merece atenção, pois se a demanda de TI da sua organização aumentar, o serviço de outsourcing necessita ter a capacidade de moldar-se ao novo cenário.

Conheça as soluções da Supero Tecnologia para alocação de profissionais de TI

Com tudo o que vimos, podemos concluir que a alocação de TI ou o outsourcing de profissionais de TI precisa gerar mais valor do que a contratação de profissionais internos a um custo menor ou, no máximo, igual. Para isso, a escolha do fornecedor certo e alinhado com os seus propósitos será determinante.

A Supero Tecnologia reúne profissionais altamente capacitados para atuar junto com o seu time de TI nas necessidades de negócio da sua empresa.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, conheça nossas soluções personalizadas em alocação para empresas de diferentes segmentos e veja como a Supero pode fazer sua empresa reduzir os custos e ganhar em agilidade.

superocast - lean thinking

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais