Tecnologia

Alocação de profissionais de TI: como escolher o fornecedor certo

23 de Outubro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

A alocação ou outsourcing de TI surgiu para atender as demandas crescentes do mercado. Mas como encontrar o fornecedor ideal?

Se há uma constante no mercado digital e tecnológico é seu crescimento e, junto a ela, a demanda cada vez maior por profissionais qualificados na área de TI, como desenvolvedores, QAs, UX/UIs, cientistas de dados etc. 

Ou, poderíamos dizer, disputa por profissionais de TI. Pois encontrar especialistas no mercado não é tarefa fácil. Além da escassez de profissionais em algumas tecnologias, há a concorrência pesada com o setor de tecnologia, por exemplo, que tem a maior fatia de oportunidades.

Esse quadro é ampliado, ainda, pela saída da área de TI da função setorial de suporte para ocupar o centro do negócio. A TI é a chave para otimizar processos e inovar.

Tudo isso, na verdade, é ótimo. Só demonstra que a decisão de levar a tecnologia para as áreas de negócio já está tomada, criando um espaço para expansão e desenvolvimento de negócios e de serviços.

É nesse cenário que cresce também a demanda por serviços de alocação de profissionais de TI - em desenvolvimento, sustentação e infraestrutura, assim como projetos.

O que gera a dúvida: como escolher esse fornecedor de alocação em TI? O que considerar nessa decisão? É o que veremos neste post.

business agility webinar

Quando a alocação de profissionais de TI é a melhor decisão?

Antes de procurar um fornecedor para alocação em TI, você precisa chegar à conclusão de que precisa dela. Várias razões podem levar a empresa a alocação em TI. Vamos citar algumas delas.

Contratar um profissional de TI exige certos cuidados. Nem todo RH/DHO tem essa expertise - e sequer precisa tê-la, se não for da área tecnológica. Isso acaba prolongando processos seletivos, sem a garantia de sucesso com a contratação.

Além disso, mesmo que o RH tenha a expertise, há outros pontos: a demanda por projetos e competências específicas em TI. Isto é, a empresa não tem demanda constante para aquela função e não consegue ter acesso aos talentos que precisa. Nesse caso, passar por todo o processo de contratação não vale a pena.

Ainda podem ser incluídos na lista itens como redução ou maior controle de custos, foco no core business, melhoria em serviços, experiência ou aceleração da transformação digital.

Leia mais: Outsourcing de TI: quando vale a pena?

Com a alocação de profissionais de TI, é possível evitar ambos os problemas. A preocupação com o processo seletivo e a gestão de time pós-projeto ficam sob todas sob responsabilidade do fornecedor, garantindo o profissional certo para a demanda certa pelo tempo necessário. Com isso, os ganhos operacionais e economia são enormes.

minicurso lean thinking

A Supero, por exemplo, realiza alocações de profissionais de TI para soluções personalizadas em Data Science, Lean Digital, Projetos, Sustentação e Cloud. Através de um processo de recrutamento ágil e especializado, a empresa fornece profissionais com o fit adequado para a sua necessidade.

Leia mais: Como funciona o outsourcing de TI da Supero?

Como escolher o melhor fornecedor para alocar profissionais de TI na sua empresa?

Entendida a necessidade da alocação de profissionais de TI, é hora de ir ao mercado. E certamente, você não vai olhar apenas para o preço. Ou melhor, você ponderará o fator preço com base no valor e nas pessoas.

Para isso, você poderá seguir as dicas que selecionamos para que chegue ao melhor fornecedor:

1. Busque referências

Parece óbvio, mas este é um ponto que merece total cuidado. Com a popularização do outsourcing de TI, cada vez mais empresas estão atuando. Para não correr o risco de cair nas mãos de um negócio inexperiente, procure por aquele que já está consolidado no mercado.

De preferência, opte por um fornecedor que possua mais de 10 anos de atuação na área. Isso vai aumentar as chances de você encontrar clientes desse fornecedor parecidos com você, que sejam do mesmo nicho e que possam passar a visão geral sobre o atendimento da empresa fornecedora. 

A dica aqui é buscar se no site existem depoimentos e cases de sucesso disponíveis. Um fornecedor com experiência comprovada com certeza te dará mais segurança.

2. Escolha o fornecedor que possui os mesmos objetivos que você

Cada negócio possui uma necessidade e visão diferentes de mercado. Por essa razão, nem sempre os seus objetivos estarão alinhados com o do prestador de serviços.

Se os objetivos não forem extremamente compatíveis, a parceria não tem como dar certo. O fornecedor precisa, acima de tudo, entender as necessidades dos seus clientes e estar disposto a atendê-las.

Você só vai descobrir isso conversando e praticando a escuta ativa durante as primeiras conversas com as empresas que você estiver cotando.

Quer conversar conosco? Entre em contato com um de nossos consultores agora, sem compromisso!

3. Conheça o funcionamento da empresa fornecedora

Quer ganhar ainda mais confiança no fornecedor? Avalie o clima da empresa, a dinâmica dos funcionários, benefícios, fluxo de trabalho etc.

Saiba mais: Benefícios dos profissionais Supero

Questione o fornecedor também sobre as metodologias de trabalho e a cultura organizacional. Busque analisar se tudo que a empresa diz ser está presente no seu cotidiano.

Aqui, outro ponto importante também é avaliar a capacidade financeira do fornecedor. Ele parece bem estruturado? Você confia que ele possui os recursos necessários para encontrar os melhores profissionais de TI?

4. Analise a flexibilidade de soluções 

O mercado de tecnologia é extremamente dinâmico e você deseja contar com uma empresa que consiga acompanhar a evolução do seu negócio.

Então não deixe de avaliar se o fornecedor oferece soluções flexíveis. Essa questão merece atenção, pois se a demanda de TI da sua organização aumentar, o serviço de outsourcing necessita ter a capacidade de moldar-se ao novo cenário.

Conheça as nossas soluções para alocação de profissionais de TI

A alocação de TI ou outsourcing de profissionais de TI precisa gerar mais valor do que a contratação de profissionais internos a um custo menor ou, no máximo, igual. Para isso, a escolha do fornecedor será determinante.

A Supero Tecnologia é um deles. Há 17 anos mercado, em três polos de Santa Catarina, reúne profissionais altamente capacitados para atuar com o seu time nas necessidades de negócio da sua empresa.

Para saber mais sobre como podemos ajudar, entre em contato conosco.

superocast - lean thinking

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.