Transporte e Logística

Carreira no setor de logística: confira os principais cargos e funções

26 de Novembro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 9 min

Voltar

A carreira em logística está em destaque atualmente. Veja o que fazem os profissionais dessa área

Com as mudanças no comportamento do consumidor e o boom do verejo online, segundo um levantamento do Glassdoor, a logística tem pelo menos 5 cargos entre os 20 com maior demanda de recrutamento no Brasil, em 2020. Então, para quem deseja seguir carreira na logística, há muitas oportunidades.

O setor logístico, no entanto, possui diversas peculiaridades, o que faz com que dentro dele existam diversas áreas de atuação. Por isso, para quem está buscando iniciar a carreira, é importante pesquisar muito bem sobre os cargos e possibilidades de atuação.

Além disso, é preciso considerar que o número de nichos de mercado é amplo. Nele estão contidos segmentos como fábricas, transportadoras, empresas varejistas, atacadistas, portos e aeroportos.

Outro ponto a ser lembrado é que cada local possui setores e especificidades diferentes para processar pedidos, transportar, embalar e armazenar. Com isso em mente já é possível ter uma noção do quão diversificada é essa área. 

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais cargos e suas respectivas funções para quem busca trilhar carreira no setor de logística.

webinar logística pós-pademia

O setor de logística

Embora com diferentes peculiaridades a depender do segmento, o profissional que segue na carreira logística tem o desafio de garantir que bens cheguem às mãos de quem os requisita, com qualidade e no menor tempo possível.

Todo tipo de empresa tem, em algum grau, essa necessidade. Não por acaso, esse é um setor fundamental no país, e muitas vezes o termômetro de seu crescimento. No Brasil, o faturamento do setor, segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral para a Associação Brasileira de Operadores Logísticos, cresceu 23,8% entre 2018 e 2020.

O mercado também é complexo. Com grandes cadeias de suprimentos, esse processo de distribuição pode envolver diversos atores, em vários níveis de relacionamento. Isso o torna sensível a crises, como a causa pela pandemia do coronavírus.

Leia também: Logística pós-pandemia: tendências em gestão da cadeia de suprimentos.

Um dos maiores desafios dos profissionais do setor é a transformação para uma logística digital. Muitas organizações não dispõem do acompanhamento em tempo real de suas operações logísticas, o que torna a identificação de riscos e a tomada de decisão lenta e imprecisa.

O perfil do profissional de logística

A popularização dos cursos de tecnologia em logística nos últimos anos fez com que o número de profissionais no mercado aumentasse. Mas antes de ingressar em um curso para seguir carreira na área, é bom você avaliar se tem perfil.

Quem pretende atuar no setor logístico precisa possuir algumas características, dentre as quais se destacam:

  • Ser flexível: você está disposto a trabalhar em horários alternativos? Tem interesse na dinâmica das outras áreas da empresa? Se sim, isso é um sinal positivo.
  • Ter conhecimentos em informática: você não precisa ser um expert no assunto, mas precisa ter uma base para trabalhar com bancos de dados e sistemas informacionais.
  • Falar inglês ou outros idiomas: dominar línguas estrangeiras é um diferencial para poder lidar com clientes e fornecedores de outros países.
  • Ter facilidade em matemática: calma, você não precisa ser um gênio. Mas também não pode ser inimigo dos números, pois cálculos e raciocínio lógico fazem parte do cotidiano de quem atua na área.
  • Ser organizado: no setor logístico, ter organização é fundamental para que os serviços e processos funcionem como o esperado.
  • Ser proativo: é importante ter atitude para atuar em prol de melhorias antes de algum problema ou imprevisto ocorrer. O profissional de logística deve estar de olho no mercado para propor inovações e antecipar riscos.

Por fim, vale destacar que é preciso gostar de aprender. Essa é uma variável importante para qualquer profissão, mas no caso da carreira no setor de logística merece ainda mais atenção, pois você precisará entender o funcionamento do negócio dos clientes, aprender a lidar com diferentes nichos de mercado e encontrar novas formas de fazer as atividades.

Cargos e funções no setor de logística

Analista de Logística

Pode-se dizer que este é o cargo mais comum na área.  O analista de logística pode se dividir em Júnior, Pleno ou Sênior, de acordo com sua experiência. 

O analista é responsável por desenvolver roteiros e mapas de entrega de mercadorias, cuidando também da segurança das cargas e dos recursos envolvidos no processo. O profissional será cobrado por analisar o desenvolvimento de pesquisas referentes à implantação de alternativas de logística. Sua prioridade é buscar sempre atender os prazos e reduzir os custos da empresa.

Ele também é responsável por analisar os inventários dos produtos, procurando encontrar falhas operacionais e auxiliando na tomada de decisão.

Coordenador de Planejamento e Controle de Produção

Como coordenador de Planejamento e Controle de Produção - PCP, sua principal tarefa é monitorar todas as atividades relacionadas ao setor. 

Cabe ao coordenador de PCP avaliar como anda o processo produtivo, se ele está respondendo às principais demandas da organização e se refletindo no sucesso das vendas. Mas o trabalho vai além da análise: é necessário também propor ações preventivas e de melhoria.

É importante ressaltar aqui que as perspectivas desse profissional estão focadas nos setores de vendas e produção. Por isso, comumente são contratados indivíduos graduados em administração de empresas.

Coordenador de Comércio Exterior

Este cargo da carreira no setor logístico é exclusivo de empresas que trabalham com importação e exportação. Por isso, é fundamental dominar outros idiomas, principalmente o inglês.

O coordenador de comércio exterior é o agente que atuará de forma direta nas negociações internacionais, criando projetos logísticos e trabalhando na parte burocrática do setor (revisando e aprovando documentação). Também é sua responsabilidade classificar e supervisionar tudo o que é referente aos contratos de ordens de compras.

Devido à necessidade de lidar com documentação, as empresas costumam dar preferência para quem possui graduação em comércio exterior.

Gerente de Logística

O gerente de logística é o responsável por planejar, analisar e controlar os meios de transporte. Sua preocupação é garantir a eficiência. Por isso, esse profissional deve possuir um olhar clínico para avaliar recursos financeiros, materiais e humanos. 

Por conta dessa responsabilidade, ele costuma ser a ponte entre o setor de TI e o logístico, tendo poder para adquirir novas soluções tecnológicas que melhorem o andamento dos processos. 

Também cabe a ele a programação da produção, estocagem e distribuição dos produtos, sempre buscando atender os pedidos e os prazos de entrega.

Por ser um cargo mais avançado, as maiores empresas buscam profissionais graduados em logística ou administração. Uma pós-graduação na área e domínio de línguas estrangeiras são diferenciais competitivos.

Gerente de Compras

A função do gerente de compras é planejar e controlar a aquisição de materiais e equipamentos necessários ao funcionamento das operações da empresa. Seu grande desafio é encontrar as melhores condições e fornecedores do mercado, considerando sempre a qualidade dos insumos, do atendimento, do preço e dos prazos de entrega.

Quando a empresa é muito grande, pode-se ter também um diretor de compras. Este profissional será responsável por gerenciar equipes técnicas, além de otimizar o resultado financeiro da organização e responder pela coordenação.

Diretor de Supply Chain

O grande responsável por realizar o planejamento do setor logístico da empresa como um todo é o diretor de supply chain. Cabe a ele conectar as direções de cada etapa do processo logístico, desde o transporte até a aquisição de recursos e armazenagem. Na hora de apostar em tecnologia para a área, ele pode ser o contato certo, pois possui grande poder de decisão.

É um cargo muito solicitado em empresas de grande porte e que demanda um profissional altamente qualificado. A carga salarial costuma ser alta.

Cargos na logística: onde sua carreira começa?

Chegamos ao final do artigo e esperamos que ele tenha ajudado você a identificar se a carreira no setor de logística é para você ou não. 

Leia também: 5 tendências no setor de transporte e logística para 2020.


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.