Infraestrutura

Cloud: por que você precisa no home office agora

7 de Abril de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Cloud no home office oferece acessibilidade, segurança e agilidade

A mais recente crise levou muitas organizações a manter seus colaboradores em casa. Para algumas delas, no entanto, isso não significou a interrupção completa das atividades, mas a adaptação da rotina para o home office. Isso porque elas tinham uma importante vantagem sobre as empresas que ainda operam com os tradicionais data centers: a cloud computing.

Por mais complicado que tenha sido ajustar a nova rotina, o escritório virtual dessas empresas já estava pronto, com acesso seguro aos sistemas de TI da companhia.

Infelizmente, para as organizações que ainda não dispõem dessa estrutura, a falta de escritório virtual pode significar perdas severas e inestimáveis.

A necessidade da inovação, consequentemente, gerou um aumento súbito na confiança e no valor dos sistemas baseados na cloud computing para as empresas. Tanto que a Microsoft notou 775% de aumento em seus serviços de cloud nas regiões que tiveram medidas de isolamento social.

infográfico jornada para a cloud computing

Está claro que a maioria das empresas afetadas pela pandemia vão apostar na migração de seus sistemas para cloud, para assegurar o acesso as suas aplicações e dados remotamente.

Por isso, neste post, você verá por que a cloud computing no home office é fundamental, os benefícios e ainda o que você pode fazer agora a respeito, se ainda não aderiu. Para começar, vamos nos aprofundar em como funcionam os servidores de computação em nuvem existentes.

O que é e como funciona a cloud computing?

superocast - lean thinking

Antes de mais nada, pense que nada disso que estamos falando aqui seria possível há meros 10 anos. Entramos apenas na segunda década da cloud computing, e ela já se mostrou essencial. Mas o que ela tem?

Cloud computing ou computação em nuvem, como também é conhecida, é a oferta de serviços computacionais pela internet. Ou seja, é mover para o universo online vários recursos de TI e de desenvolvimento, como servidores, data centers, sistemas, softwares etc., permitindo o acesso a esses itens através de qualquer computador, celular ou tablet conectado à internet.

São três os principais tipos de computação em nuvem, que atendem a necessidades específicas dos usuários:

  1. Infraestrutura como Serviço (IaaS): dá acesso a recursos de redes, computadores e armazenamento de dados;
  2. Plataforma como Serviço (PaaS): dá acesso a um ambiente para o desenvolvimento, teste e gerenciamento de aplicativos para mobile ou web, liberando a organização da preocupação com recursos, capacidade e manutenção;
  3. Software como Serviço (SaaS): hospedagem, gerenciamento, oferta e atualizações de um produto pela internet, via assinatura.

Além dos serviços, há diferentes arquiteturas de computação em nuvem: pública, privada ou local e híbrida, uma mistura das duas primeiras.

Os principais servidores de nuvem são a Amazon, a Microsoft, o Google, a Alibaba Cloud, o Oracle e a IBM, que também gerem todas as demandas operacionais e de manutenção da nuvem. Tais serviços são estruturados em uma rede mundial de data centers.

Por isso, o acesso se dá por meio de planos customizáveis de acordo com a necessidade da organização, ou seja, não pela aquisição de uma estrutura física, como no caso de servidores e data centers.  

Por que cloud computing no home office? Veja 5 vantagens da inovação

Para resumir: a cloud computing permite que você acesse sistemas essenciais de seu negócio de qualquer computador com acesso à internet.

Por levarem operações que não podiam operar remotamente para a internet, as soluções baseadas em cloud tornam o home office viável para as organizações.

Aliás, hoje, algumas inovações só são viáveis em computação em nuvem, tornando o desenvolvimento e a programação em cloud um imperativo não só para o trabalho do dia a dia, mas para a inovação.

Vamos entender melhor os benefícios do cloud computing:

1. Acessibilidade

Um data center local funciona 24x7, mas não remotamente. Quando você fecha o escritório, seus sistemas ficam lá.

Pelo que já falamos sobre cloud computing, é claro que a acessibilidade remota é a primeira grande vantagem dela, o que é também condição de possibilidade do home office.

O sistema é acessível de qualquer dispositivo que se conecte a internet, por meio de um navegador. Então, é como se você acessasse um site.

2. Segurança e conformidade

Quando se fala em segurança, muitos pensam ser este o ponto fraco da cloud computing, sobretudo quando utilizada no trabalho remoto. Comparado ao data center local, então, parece que a perda é incremental.

Leia mais: Segurança na nuvem: que riscos sua organização corre?

A segurança na nuvem é uma grande preocupação, sobretudo no home office, e fica inteiramente a cargo do contratante. Do ponto de vista do servidor em nuvem, há políticas e tecnologias de controle para a proteção de dados, que permitem que os colaboradores naveguem pelas redes e sistemas da organização com segurança.

Além disso, há protocolos específicos para o novo cenário de trabalho, como criar ciclos de ajustes em sistemas que viabilizam o home office, para eliminar vulnerabilidades assim que elas surgem, e ainda fortes protocolos de autenticação – como senhas e autenticação de dois fatores.

3. Escalabilidade flexível

Outra grande vantagem para o home office, mas também para picos de atividades da organização (outro problema recorrente durante o isolamento), é a escalabilidade flexível.

Com a cloud computing a empresa não precisa estabelecer infraestrutura para absorver picos, porque, instantaneamente, os recursos de TI aumentam ou diminuem de acordo com a necessidade e a localização.

Assim, não há necessidade de ampliar a infraestrutura nos momentos de pico nem de manter ociosos – e gerando gastos – equipamentos em momentos de baixa atividade, o que otimiza o uso e o custo, a próxima vantagem.

4. Baixo custo e alta capacidade

A redução de custos tem sido o principal motivo pelo qual as organizações optam pela nuvem. E pelo home office também.

Leia mais: Manter ou não manter o home office pós-pandemia?

De fato, a computação em nuvem elimina a necessidade de investir em hardwares, configurações, correções e demais estruturas, bem como equipe para mantê-los. Com a computação em nuvem, todo isso é feito pelo provedor.

E ainda assim, a organização não perde acesso a tecnologias sofisticadas de processamento e de armazenamento, enquanto paga apenas pelo que vai usar.

5. Aumento da competitividade

Além de conseguir se manter em atividade em situações nas quais a equipe não pode estar dentro da organização, a remoção de tarefas próprias de configuração e manutenção de servidores locais, que são delegadas aos próprios servidores de cloud computing, libera as equipes de TI para se dedicar a outros projetos e metas comerciais relevantes para o negócio.

Com isso, seu time de TI poderá focar em iniciativas mais criativas, novos modelos de negócio, gerando valor para clientes, stakeholders e sociedade.

O que as organizações podem fazer agora

Para manter suas atividades e negócios remotamente, muitos gestores de TI estão tendo que migrar para a cloud com um planejamento longe do ideal, em ampla escala e nível de eficiência . Um desafio e tanto, com muita pressão.

Sabemos que uma mudança como essa não se dá em poucos dias sem que aspectos relevantes como estratégia, governança, accountability e compliance fiquem em segundo plano.

Nesse momento, vale optar por um uso mais pragmático de cloud computing, sobretudo em sistemas críticos, como de logística, essenciais para a manutenção das atividades remotamente. Garanta ciclos de segurança mais curtos, para atuar em problemas imediatos, VPNs e autenticação multifatorial.  

Busque arquitetos de cloud qualificados e desenvolvedores em cloud que estejam aptos a selecionar a plataforma e os serviços certos. Boa parte das falhas se devem à escolha errada da tecnologia pelas razões erradas - a Gartner levantou que isso gira em torno de 95%.

Cloud computing no home office: um modelo de trabalho que vem para ficar

Após uma migração bem-feita para a nuvem, as organizações jamais voltam a trabalhar de outra maneira, pois, para além da economia, ganham em flexibilidade, segurança e inovação.

Para iniciar a sua jornada agora, fale com quem tem várias migrações para cloud computing no portfólio. Entre em contato conosco.

Quer continuar a falar sobre cloud computing? Acesse nossa newsletter e receba nossos artigos na sua caixa de entrada!


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais