Gestão

Como acertar na gestão do outsourcing de TI?

18 de Março de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

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Confira práticas de gestão do outsourcing de TI que vão elevar o desempenho de sua equipe a fim de aumentar os níveis de produtividade e eficiência dos projetos

Com a alta demanda por projetos de tecnologia, gerada pela pandemia do novo coronavírus, o setor de TI ganhou bastante relevância em empresas de diferentes ramos e com isso a gestão de outsourcing de TI passou a ser bastante valorizada. 

Isso porque, com modelos de trabalho híbrido e home office em alta, softwares resilientes tornaram-se estratégicos para a garantia de produtividade e eficiência nos projetos. 

Entretanto, dado o volume do backlog, nem todos os gestores contam com profissionais de TI suficientes em suas equipes para atender as necessidades da empresa no tempo que a organização precisa e com o resultado esperado. 

Por isso, a prática do outsourcing em TI tem sido ainda maior no mercado atual, com a presença de vários fornecedores distintos na mesma empresa. 

Com isso, surge a pergunta: como gerenciar contratos e equipes de outsourcing em TI para garantir alto nível de produtividade e eficiência? Acompanhe. 

Principais benefícios do outsourcing de TI 

Além de acesso à tecnologia de ponta, redução de custos e maior flexibilidade, o outsourcing de TI possibilita que você e sua empresa se concentrem em competências essenciais, ou seja, seu core business.  

Relacionamos abaixo três dos principais benefícios do outsourcing de TI, que certamente deixarão você com mais tempo livre para pensar nas estratégias e na gestão do seu negócio

Expertise e capacitação dos profissionais 

Em serviços de outsourcing de TI, oferecidos por empresas de credibilidade e confiança no mercado, você contará com a consultoria e o suporte de profissionais especializados em funções bem específicas na área da tecnologia

Expansão operacional com baixo investimento 

Uma das principais contribuições do outsourcing de TI para as empresas é o escalonamento da operação sem fazer grandes expansões, que exigem alto investimento. Assim, gestores de TI passam a atuar como articuladores de processos operacionais. 

Flexibilização e redução de custos 

Com o outsourcing de TI é possível substituir grandes volumes de compra de serviços da área de TI por contratos mais direcionados, inclusive com a realocação de recursos, diminuindo assim os gastos da empresa com tecnologia. 

Saiba mais: Outsourcing de TI: quando vale a pena

Como gerenciar contratos de outsourcing de TI 

Certamente, apenas um bom contrato de outsourcing de TI não garante bons resultados. Entretanto, contar com uma boa gestão das equipes terceirizadas pode fazer toda a diferença para o setor de TI da sua organização. 

Afinal, questões como governança ativa e bom relacionamento entre as partes, mantendo sempre a comunicação e a interação, estão entre as melhores práticas para evitar problemas e garantir a eficácia do projeto

Confira, abaixo, 5 dicas práticas para fazer uma boa gestão do outsourcing de TI: 

1. Eleja um porta-voz para a comunicação 

Designar apenas um porta-voz para fazer a comunicação entre você e a fornecedora de serviços de TI é um bom caminho para manter um bom relacionamento e evitar mal-entendidos. 

2. Registre as solicitações e reclamações 

Falta de desempenho da equipe, às vezes, pode ser justificada por uma solicitação feita e não atendida. Registre toda a comunicação que houver entre as partes do contrato para evitar perguntas sem respostas, reclamações ignoradas e solicitações não resolvidas

3. Esclareça os termos mal-entendidos 

Quando houver projetos ou situações que o contrato não discrimina em detalhes, esclareça antecipadamente o que será realizado e chegue a um acordo com a outra parte. Ter bem claras as responsabilidades de cada profissional, no contrato, evitam aborrecimentos.  

4. Estabeleça trocas valiosas 

Se acontecer do prestador de serviços de TI oferecer crédito devido a alguma violação, troque por uma garantia futura. Negociar faz parte de boas relações e você fica com um bônus para aproveitar em uma outra oportunidade. 

5. Mantenha contato com consultores jurídicos 

Os advogados geralmente encontram direitos que não estão explícitos nos contratos. Além disso, você também pode precisar de consultores jurídicos quando houver uma possível violação de contrato de qualquer uma das partes. 

Contudo, tenha em sua mente que, quanto maiores os riscos contratuais de um outsourcing de TI, mais a confiança deverá ser fundamental. No entanto, se você não conseguir enfrentar com sabedoria os desafios dessa gestão, o seu projeto pode não sair como o esperado. 

Os desafios na gestão do outsourcing de TI  

Pelos seus benefícios imediatos, a adoção do outsourcing de TI, já faz parte da estratégia de muitas organizações. Entretanto, apesar das inúmeras vantagens, essa solução não está livre de desafios. 

Relacionamos, abaixo, alguns dos principais desafios na gestão de outsourcing de TI e como superá-los

Boas práticas na gestão do outsourcing 

Muitas empresas consideram mais econômico e sensato contratar uma equipe externa de profissionais de TI para auxiliar a equipe de tecnologia nas necessidades da empresa.  

Entretanto, o gestor deve ficar atento a boas práticas na gestão do outsourcing de TI para extrair da equipe o máximo que os profissionais podem entregar, com a garantia de atingir a eficiência do projeto. 

Listamos, a seguir, 5 práticas bem sucedidas de líderes no gerenciamento de outsourcing de TI. 

1. Estabeleça objetivos e metas bem definidas e atingíveis 

A solicitação de proposta (RPF) é um modelo para determinar como o serviço de outsourcing atenderá às suas necessidades. A RPF auxilia você a estabelecer certas responsabilidades, como gerenciamento de risco, indicadores de desempenho, entre outros. 

2. Certifique-se que a sua interna é compatível 

Esteja seguro de que o time de profissionais de TI contratados no modelo outsourcing está chegando na empresa para somar esforços à sua equipe de tecnologia interna para auxiliar na execução de serviços e agregar forças, dando mais eficiência e agilidade aos processos. 

3. Faça com que o outsourcing de TI reduza custos 

Se a empresa de outsourcing de TI está fornecendo um serviço contínuo, como armazenamento de dados ou produção de software, à medida que o projeto avança, ao longo do tempo, a redução de custos deve ficar cada vez maior e mais evidente

4. Realize treinamentos com toda a equipe de TI 

Junte o time de outsourcing de TI e os profissionais da área de tecnologia da sua empresa e faça cursos e treinamentos constantemente, a fim de manter o grupo sempre alinhado às suas ideias, engajado na cultura de inovação da empresa e focado nos objetivos do projeto. 

5. Revise indicadores e métricas regularmente 

Verifique de forma contínua o progresso do trabalho de toda a equipe de TI, com base em indicadores e métricas de desempenho. Dessa forma, você estará analisando o que vem sendo realizado e se o resultado está sendo atingido, de acordo com seu planejamento

Leia mais: Alocação de profissionais de TI: como escolher o fornecedor certo 

Que tal um parceiro no outsourcing de TI? 

Com um modelo de prestação de serviços construtivo, a Supero trabalha para elevar o nível de outsourcing de TI no Brasil, tanto no que diz respeito à contratação de profissionais altamente capacitados quanto à prestação de seus serviços. 

Focada em oferecer mais eficiência, agilidade e, acima de tudo, resultados para as empresas nos processos de TI, a Supero busca entender a necessidade real do cliente e atuar de forma efetiva na resolução dos problemas. 

Aliás, a Supero é parceira do cliente na gestão da equipe de outsourcing de TI, com acompanhamento dos profissionais alocados, incluindo constantes feedbacks e investimento no desenvolvimento desses times

Entre em contato com um dos consultores e escale o melhor time de profissionais de TI para atender seus projetos específicos e reduzir sua janela de entregas.  

Saiba mais: Como funciona o outsourcing de TI na Supero? 


Escrito por Gabriela

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