Inovação

7 passos para ter uma empresa orientada a dados

5 de Abril de 2022

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja como melhorar suas operações seguindo o passo a passo para aproveitar todos os benefícios de uma empresa orientada a dados 

Ao passo que a transformação digital avança, as empresas que adotam novas tecnologias e aproveitam o poder dos dados já têm vantagem quando se trata de tomada de decisões, solução de problemas, satisfação dos profissionais e desempenho operacional. 

No entanto, a maioria das organizações só está começando essa jornada. Empresas que já utilizam tecnologias de automação, por exemplo, em suas operações, estão mais propensas a se envolver em práticas de dados, segundo insights da Mckinsey.

Mas, é preciso progredir com esse tema. De acordo com a consultoria empresarial, estima-se que quase todos os aspectos de trabalho serão otimizados por dados, até 2025. E as empresas que adotarem mais rapidamente irão conseguir capturar maior valor.

Atualmente, muitas empresas aplicam abordagens orientadas por dados esporadicamente, deixando de aproveitar os benefícios e criando insuficiências para problemas de negócios.

O que as previsões indicam é que, daqui a 3 anos, as organizações serão capazes de tomar melhores decisões, bem como automatizar as atividades básicas do dia a dia, deixando os profissionais livres para se concentrarem em funções mais "humanas", como inovação, colaboração e comunicação

Ter uma empresa orientada a dados promove a melhoria contínua do desempenho para criar experiências verdadeiramente diferenciadas para clientes e profissionais, permitindo o crescimento de novos sistemas, mais sofisticados do que estão amplamente disponíveis hoje.

Com a evolução da internet atual para o 5G e uma maior conectividade, redes de dispositivos irão coletar e transmitir dados e insights, em tempo real. A forma como os dados são gerados, processados, analisados ​​e visualizados para os usuários finais é drasticamente transformado por tecnologias novas e mais onipresentes.

Mesmo as análises avançadas mais sofisticadas estarão disponíveis para todas as organizações, pois o custo da computação em nuvem deve continuar diminuindo e ferramentas de dados mais poderosas ficarão online para fornecer insights.

E qual o passo a passo para ter uma empresa orientada a dados? 

Neste artigo, vamos abordar o que significa uma empresa orientada a dados e quais os 7 passos recomendados para ter uma empresa orientada a dados e usufruir de todos os benefícios que o poder dos dados e da análise oferecem para o desempenho operacional de uma organização. 

O que significa uma empresa orientada a dados?

Dizer que uma empresa é orientada a dados significa que seus produtos e serviços devem evoluir continuamente, de forma ágil para atender às necessidades dos consumidores. 

Geralmente, essas organizações aproveitam o DataOps - DevOps para dados - processos e ferramentas de integração e entrega contínuas, para fornecer soluções de dados que são usadas com mais facilidade e repetidamente para atender a vários desafios de negócios, reduzindo o tempo e o custo das entrega de novos recursos orientados por inteligência artificial (IA).

Empresas orientadas a dados reúnem diversas fontes de dados, de tal forma que o valor gerado com a integração e o compartilhamento é muito maior que a soma de suas partes. Além disso, como a geração de dados é maior, a mentalidade com as questões de segurança e privacidade também aumenta.

Procedimentos de backup automatizados e quase constantes garantem a resiliência dos dados. Assim como recuperações mais rápidas costumam minimizar os riscos quando ocorrem falhas tecnológicas.

Nova call to action

Automatizando a identificação, correção e remediação de problemas de qualidade de dados, as organizações passam a ter uma maior confiança corporativa e tornam-se mais transparentes na forma como os dados são gerenciados, acelerando a adoção de novos serviços orientados por dados.

Saiba mais: Como a IoT impulsiona a transformação digital?

7 passos para ter uma empresa orientada a dados

De acordo com o guia da Mckinsey citado anteriormente, os avanços tecnológicos acelerados rapidamente, o valor reconhecido dos dados e a crescente alfabetização de dados estão mudando o que significa ser uma empresa orientada por dados.

A fim de auxiliar executivos a entender as características da nova empresa orientada por dados e os recursos que ela possibilita, a consultoria mostra como incorporá-los em sua organização, recomendando os 7 passos a seguir:

1. Incorpore dados em cada decisão, interação e processo

Comece a capacitar seus colaboradores para o uso de dados e IA, caso ainda não tenha começado. Além disso, reimagine cada fluxo de trabalho, jornada e função de todos os profissionais da organização. A próxima etapa desse passo é articular sua visão para uma empresa orientada a dados. 

2. Processe dados e entregue serviços em tempo real

Se possível, aproveite uma arquitetura de dados de referência testada que permite a modularidade, a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para dar suporte a esses recursos. Em seguida, evolua para uma plataforma de dados habilitada na nuvem para atender a dados futuros e necessidades analíticas, como recursos em tempo real.

3. Armazene dados integrados e prontos para uso

Implante mudanças de cultura e tecnologia para modernizar sua arquitetura de dados. Para isso, comece identificando conjuntos de dados críticos e desenvolva uma taxonomia para esses ativos de dados. Explore ontologias flexíveis e gráficos de conhecimento para mapear a relação entre diferentes classes de dados e pontos de dados. Por fim, atualize os simuladores de dados existentes.

4. Mantenha um modelo operacional que trata dados como produto

Incorpore equipes de IA aos negócios e capacite-as para projetar, desenvolver, implantar e aprimorar continuamente novos produtos orientados por inteligência artificial usando esses produtos de dados. Após, empregue um modelo operacional de governança de dados que garanta a qualidade dos dados e trate os dados como um produto.

5. Expanda os dados para gerar valor

Inicie conversas com líderes de unidades de negócios para identificar oportunidades de aproveitamento de dados para gerar valor comercial. A seguir, desenvolva prioridades holísticas, sustentadas por métricas, que abrangem a saúde, o talento e a cultura organizacional, bem como a qualidade dos dados. 

6. Associe ecossistemas de dados para obter sucesso

Informe-se sobre os diferentes tipos de ecossistemas de dados e as melhores práticas para um ecossistema de sucesso. Escolha os arquétipos de ecossistema de dados que serão mais importantes para sua organização. Adote ferramentas, protocolos e procedimentos de compartilhamento de dados.

7. Priorize e automatize o gerenciamento de dados

Considere adotar uma estrutura de ética de dados para entender e avaliar possíveis ramificações éticas e regulatórias da atividade de dados e análises, especialmente envolvendo dados do consumidor. Considere também aproveitar as ferramentas de nuvem para armazenar, gerenciar e proteger dados prioritários. Crie um roteiro para migrar para novos recursos de provisionamento automático e resiliência à medida que eles evoluem. Adote uma abordagem frequente e iterativa para desenvolver, revisar e revisar protocolos de governança e controle para aproveitar as oportunidades futuras de automatização.

Leia também: Ciclo de vida data science: do objetivo de negócio ao produto

Agir agora para se beneficiar depois

Como vimos, ser uma empresa orientada a dados garante um maior desempenho operacional, à medida que o executivo utiliza o poder dos dados e da análise para crescer e se manter ágil.

Por ser um diferencial competitivo, não é uma tarefa fácil e rápida transformar a organização em uma empresa orientada a dados, a ponto de usufruir de todos os benefícios, imediatamente.

Mas, ao que tudo indica, em breve, a maioria das empresas já estarão aproveitando as vantagens. Aquelas que começarem a agir agora, certamente se beneficiarão em um futuro mais breve.

Se você precisa de um parceiro para iniciar essa jornada, conte com a Supero! Especialista em soluções de TI há 18 anos, atuamos com transformações digitais e projetos de desenvolvimento ágil focados na necessidade de nossos clientes.

Partimos do entendimento das demandas e oferecemos soluções personalizadas, por meio de squads as a service e agile squads, que atuam com equipes autogerenciáveis e multidisciplinares.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja o que podemos fazer para transformar a sua organização em empresa orientada por dados, de maneira segura e eficiente.


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais