Gestão

Gestão compartilhada de TI: quais as vantagens?

7 de Fevereiro de 2022

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba como uma gestão compartilhada e colaborativa de TI pode ajudar a alavancar a produtividade da equipe e diminuir os custos do negócio

Bastante valorizada pelas organizações, atualmente, pelos resultados que entrega e redução de custos, a gestão compartilhada de TI, também chamada de TI colaborativa, é um modelo de trabalho adotado por equipes de tecnologia com a finalidade de melhorar a gestão do negócio a partir de uma equipe terceirizada.

Ou seja, muitas vezes é mais vantajoso para a organização ter uma equipe especializada para um determinado projeto de TI do que realizar a contratação de uma grande equipe interna de TI.

O principal objetivo dessa prática é oferecer às empresas ferramentas de alta tecnologia, recursos humanos mais especializados e modelos inteligentes de gerenciamento, todos devidamente alinhados à estrutura de TI e à cultura organizacional.

De acordo com o Gartner, implementar serviços compartilhados está entre as 10 técnicas de otimização de custos de TI. Segundo a consultoria, muitas empresas conseguem economias e reduções de custos que podem variar de 15% a 20% dos custos de serviço em 18 a 36 meses, e a maior economia pode chegar a mais de 25%. 

Por isso, é recomendado que alguns CIOs precisam alavancar os serviços compartilhados de TI entre unidades de negócios para impulsionar economias de escala.

Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, a Supero é especialista nesse modelo de gestão compartilhada. De acordo com depoimentos dos próprios profissionais de TI, como o Programador front-end, William Azevedo de Castro, que atualmente atua alocado em uma multinacional, a Supero faz um trabalho bem singular nessa linha de atuação.

Focada no bem estar do profissional e pensando sempre no melhor aproveitamento dos seus recursos, a Supero consegue fazer uma gestão compartilhada de TI muito próxima do ideal, através de iniciativas que façam o time estar sempre engajado e se sentindo confortável para desempenhar suas funções da melhor forma possível. 

Mas, além da redução de custos e do aumento da produtividade dos profissionais, quais as outras vantagens da gestão compartilhada de TI para as empresas?

Neste post, vamos abordar como funciona a gestão compartilhada de TI, os desafios desse modelo de trabalho e os benefícios da gestão compartilhada para os negócios.

webinar business agility

Como funciona a gestão compartilhada de TI

Uma gestão compartilhada de TI basicamente funciona descomplicando as operações, ou seja, com esse modelo de trabalho totalmente adaptado à empresa, ela passa a ter à sua disposição todas as competências necessárias para uma eficiente gestão de TI, capaz de inovar e propor soluções que vão transformar o negócio.

Por meio de uma gestão próxima e consultiva, o gestor acompanha o profissional de TI estabelecendo metas e objetivos que o ajudam a evoluir como pessoal e também na carreira.

Segundo Castro, na Supero, esse acompanhamento do profissional é bastante efetivo, uma vez que é feito pelo gestor de cada área, de maneira quinzenal. 

O gestor de TI, que na Supero chama-se gestor de operação, não apenas repassa o feedback dele e da empresa, mas também coleta o feedback do profissional sobre a empresa, o que muitas vezes é mais importante, pois, através desta iniciativa, todos têm a oportunidade de crescer.

webinar agilidade

A que tipo de empresa esse modelo se aplica

De acordo com Castro, que atualmente está alocado em uma multinacional, qualquer empresa com gestão de pessoas moderna deveria aplicar este modelo de gestão.

Hoje em dia, o fit cultural faz bem mais sentido do que a aderência técnica em uma organização que deseja atrair e reter talentos.

Por isso, organizações procuram cada vez mais profissionais de alto nível para que a performance também alcance números altos.

Muitas vezes ter uma equipe enxuta de talentos em TI, além de ser rentável, gera resultados mais rápidos. 

Saiba mais: Comunicação assíncrona: quando ela eleva a produtividade?

Desafios da gestão compartilhada

Para Castro, o feedback, principalmente o one-a-one, é bem desafiador para o gestor de qualquer empresa, já que o líder deve estar atento a profissionais com diferentes motivações.

Fazer uma intervenção desconexa a cada 15 ou 30 dias não é ter uma cultura de feedback. Para realmente colher os benefícios dessa iniciativa, o gestor deve estar realmente por dentro do que acontece com cada um dos profissionais, buscando conexão através de uma construção de cumplicidade.

Leia também: Como conquistar equipes de TI autogerenciáveis?

Vantagens da gestão compartilhada de TI

Como uma tendência de mercado, há alguns anos, a área de tecnologia não é mais vista pela organização como um apoio operacional e sim como um setor estratégico para o negócio.

Assim, a gestão colaborativa tornou-se fundamental para reduzir custos, otimizar o tempo, aumentar a produtividade e principalmente oferecer um retorno financeiro esperado quando se pratica uma boa gestão.

Entre as principais vantagens da gestão compartilhada de TI, podemos elencar:

Aumento da produtividade 

A gestão compartilhada identifica de maneira rápida e assertiva o que compromete o negócio e propõe processos e melhores práticas de gestão colaborativa de TI. Isso garante uma estrutura de tecnologia adequada, capaz de potencializar a produtividade das equipes.

Otimização de processos

Com uma equipe de gestão compartilhada de TI altamente capacitada para atender as demandas da empresa, os processos são otimizados e operam de maneira ágil.

Redução de custos

Com um modelo inteligente de gestão, os processos são otimizados, com os três pilares - pessoas, processos e tecnologia - equilibrados, evitando gastos adicionais desnecessários.

Equipe especializada

Ao contar com profissionais de TI especializados, os demais profissionais da empresa passam a focar no core business, trabalhando para que o negócio cresça com segurança e inovação.

Acesso a novas tecnologias

O modelo de gestão compartilhada de TI acompanha de perto as novidades do mercado. Assim, os profissionais contribuem para que a empresa enfrente os desafios de forma efetiva e esteja preparada para as mudanças.

Além dessas vantagens, Castro destaca outros 4 benefícios da gestão colaborativa, como:

1. Engajamento dos profissionais

Uma vez que o profissional está engajado, ele se sente à vontade para dividir seus pontos fortes e fracos com seu gestor.

2. Alocação precisa

Com a informação correta, o gestor de TI pode alocar cada pessoa onde seus talentos são bem aproveitados, e seus pontos fracos não ficam tão expostos.

3. Cliente satisfeito

Com o recurso certo para a atividade certa, a empresa terá resultados melhores. Com o cliente satisfeito, há liberdade para a empresa negociar contratos cada vez melhores, e os resultados só crescem.

4. Profissionais satisfeitos 

Com o crescimento da empresa, vem o crescimento das pessoas, em vários âmbitos, como profissional, financeiro e pessoal.

Veja ainda: Um profissional-chave pediu demissão? 7 ações para lidar

Gestão compartilhada: porque apostar nessa tendência

Como vimos, apostar na gestão compartilhada de TI é ter a garantia de contar com profissionais altamente capacitados para executar o trabalho e assim usufruir de uma série de benefícios para a empresa, que vão desde o aumento da produtividade da equipe até a redução de custos operacionais.

Nesse novo modelo de trabalho, impulsionado principalmente pelas transformações digitais, as soft skills são bastante valorizadas pelo mercado, justamente pela necessidade de tomar decisões assertivas para adaptar os negócios à realidade atual.

E, nesse novo normal, a gestão compartilhada de TI se mostrou como uma forte aliada no controle desse cenário de mudanças rápidas e medidas emergenciais.

Por isso, se você busca um parceiro especialista em gestão compartilhada de TI para otimizar seus processos, entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos aumentar a produtividade da sua equipe e reduzir os custos do seu negócio

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais