Transporte e Logística

Inteligência Artificial: impactos em transporte e logística

15 de Agosto de 2019

por Supero

Tempo de leitura: 4 minutos

Voltar

Que tal largar na frente da concorrência nesse disputado setor de transporte e logística investindo em Inteligência Artificial?

Conheça agora os benefícios dessa solução inovadora e aproveite as oportunidades que essa tecnologia oferece para melhorar a performance das atividades na sua empresa e os resultados dos negócios.

“Uma vez que o progresso tecnológico na área de IA está se desenvolvendo a um ritmo elevado, acreditamos que temos a obrigação de explorar, junto com nossos clientes e funcionários, como a inteligência artificial moldará o futuro do setor de logística.”

A citação acima é de Matthias Heutger, vice-presidente sênior da Divisão de Inovação e Soluções para Clientes da DHL, empresa líder mundial de logística, que em conjunto com a IBM avaliou, em 2018, o potencial da Inteligência Artificial (IA) em logística e, em um relatório demonstrou a melhor forma de aplicá-las para transformar o setor, criando uma nova classe de logística inteligente e paradigmas operacionais.

No relatório, a DHL e a IBM concluem que a inteligência artificial se tornará tão onipresente no setor industrial quanto já é no mundo do consumidor. E revelam que a IA transformará o setor de logística em um ramo proativo, previsível, automatizado e personalizado.

Para mostrar a você quais os impactos positivos da Inteligência Artificial nas operações do setor de transporte e logística, relacionamos, abaixo, 11 mudanças que chegam com a IA que estão revolucionando o mercado.

  • Mais eficiência na demanda preditiva – A previsão de demanda é um fator de extrema relevância para a logística, devido a necessidade que empresas desse setor têm de estimar necessidades atreladas a produtos, quantidades e localidades. Com a Inteligência Artificial é possível coletar e fazer o cruzamento extensivo de dados, de modo a tornar as previsões mais precisas e a partir disso programar melhor a frota ou serviços de transportes.
  • Diminuição de falhas nas operações – Com a capacidade de analisar dados de forma minuciosa e em menor tempo do que o ser humano, as ferramentas que contam com o amparo da Inteligência Artificial, como os softwares de gestão de dados, têm a possibilidade de trabalhar com um volume grande de informações, com baixas chances de erros nos cálculos e na execução das tarefas.
  • Otimização logística com o Big Data – Soluções de Inteligência Artificial aliadas aos dados armazenados pelo Big Data tem auxiliado bastante as empresas de logística, principalmente quanto a cadeia de suprimentos, que inclui valores de mercadoria, fretes, fornecedores, estoque e outras variáveis internas e externas.
  • Aumento significativo da produtividade Devido a automatização das tarefas, os erros são identificados mais facilmente e novas ações podem ser traçadas de forma mais ágil para solucionar o problema. Além disso, a base de dados formada com auxílio da Inteligência Artificial é mais eficiente para o planejamento e a tomada de decisão no dia a dia da empresa.
  • Visão computacional de sistemas artificiais – Esse tipo de tecnologia é capaz de identificar padrões, contar e fazer a classificação de itens, verificar o posicionamento das peças e identificar a presença ou ausência de um produto em determinado ambiente, sendo útil na gestão de estoque para conferência de matérias-primas ou produtos a serem despachados.
  • Melhora na padronização dos processos – Por causa da capacidade de ler e interpretar dados e assim chegar a conclusão de qual processo é mais adequado para determinada situação, a Inteligência Artificial contribui para uma produção e operação escaláveis e padronizadas, em conformidade as metas definidas. Além disso, as novas tecnologias também oferecem a vantagem do acesso remoto, fazendo o gestor ter total controle das operações mesmo estando fora da empresa.
  • Redução considerável de gastos – Um dos maiores benefícios da Inteligência Artificial para o setor de transporte e logística é a produção cada vez maior com o mínimo de recursos possível. Há otimização de gastos no planejamento das rotas, no preparo das mercadorias para envio, em uma melhor alocação de cargas no armazém e na distribuição dos produtos dentro dos prazos acordados.
  • Agilidade na fiscalização em aduanas e postos fiscais – O crescente emprego da Inteligência Artificial nos sistemas utilizados nos processos de fiscalização aduaneira e tributária vem oferecendo maior velocidade e precisão nesses trâmites, trazendo benefícios para as empresas que operam nesse ramo no Brasil.
  • Melhora nos processos de armazenagem – Outra vantagem da IA que afeta diretamente o segmento de logística diz respeito aos processos de armazenamento, estocagem e inventário. Isso porque os softwares inteligentes são capazes de personalizar as atividades de acordo com as necessidades do negócio e especificidades da operação de cada cliente.
  • Utilização de Robótica nas operações – Os robôs já participam da cadeia de suprimentos de muitas empresas do setor de transporte e logística, especialmente, na automação de armazéns. Esse tipo de solução aliada a Inteligência Artificial conta com algoritmos que fazem essas máquinas terem a capacidade de reconhecer pacotes, mercadorias e materiais.
  • Aumento da satisfação dos clientes – A incorporação de ferramentas de Inteligência Artificial no setor logístico aumenta o potencial de prestação de um serviço de excelência e isso reflete diretamente no nível de satisfação do cliente. Quando a empresa oferece prazos de entregas menores, preços atrativos e rastreamento de pedidos, além da entrega do produto em condições perfeitas, a fidelização e o engajamento do público são fortalecidos.

Logística reversa no Brasil

Para elevar ainda mais o patamar diante dos clientes muitas empresas do setor logístico e de transporte vêm adotando a logística reversa como uma boa prática.

Quando uma empresa promove o retorno de produtos aos fabricantes e faz a destinação correta dos resíduos, a tendência é que ela seja melhor vista.

Afinal, passamos a dar mais valor a uma organização que está alinhada com a preservação do meio ambiente e com o cumprimento da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De acordo com a Associação Brasileira de Logística (Abralog), o que define o conceito de logística reversa no Brasil são os processos de planejamento, implementação, controle de fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas – desde o consumo até o ponto de origem.

No entanto, fazer com que um produto retorne às origens é uma tarefa mais difícil do que imaginamos. Não é por acaso que a tendência da logística reversa aponta para investimentos cada vez maiores em tecnologia que melhoram o controle de estoque e agilizam o retorno de produtos.

Outro ponto importante nessa área, que também deve contar com o avanço da inteligência artificial, é a geração de rotas inteligentes, por meio de metodologias aplicadas, que encurtam distâncias e promovem mais segurança para os objetos transportados.

Inovação no transporte aéreo

Entre os transportes, o aéreo é o que mais avança tecnologicamente, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que criou o relatório Vision 2050, com as principais inovações que serão tendências no setor.

Segundo os dados levantados, a forma de gerar energia para os aviões mudará nos próximos anos. Os combustíveis fósseis serão menos utilizados, dando espaço para o biocombustível e até energia solar.

Já o número de aviões no céu deve aumentar com o passar dos anos e com isso o que se espera é um tráfego crescente.

Em sinergia a essa nova realidade, as empresas de transporte aéreo planejam criar uma rede de informação via satélite para aumentar a flexibilidade e facilitar o controle das aeronaves.Parágrafo

Para saber mais a respeito de como as novas tecnologias impactam o mercado e quais as 5 maiores tendências do setor de transporte e logística para 2020, acompanhe nossos conteúdos e interaja conosco pelas Redes Sociais.


Escrito por Supero Editor dos conteúdos do blog da Supero.

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Trabalhe Conosco Junte-se ao melhor Time!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, venha para o Time Supero!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...