Inovação

Internet do Comportamento (IoB): conheça essa tendência para a indústria

3 de Junho de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Entenda o conceito da IoB e como essa tecnologia promete elevar a capacidade de análise de dados da IoT e agregar valor na indústria

A Internet do Comportamento (IoB), tradução de Internet of Behaviour, foi considerada por um estudo do Gartner como uma das tendências tecnológicas mais relevantes a partir de 2021. Inclusive, a consultoria prevê que, em 2023, as atividades individuais de 40% da população global seja rastreada digitalmente para influenciar o comportamento humano. 

A IoB é muito parecida com outra tecnologia emergente: a Internet of Things (IoT). Mas, diferente da IoT, ela está interessada em subsidiar a análise de outro elemento: o comportamento. Enquanto a IoT trabalha na conexão de dispositivos, a IoB capta a ação das pessoas para, com base em análises de dados, gerar soluções para influenciar o comportamento. Um exemplo simples do uso da IoB está na plataforma de streaming Netflix, que sugere conteúdo relevante para o usuário baseado em suas escolhas anteriores. Assim, a relevância do IoB está não apenas analisar o comportamento, mas em estimular variáveis psicológicas para influenciar um determinado resultado.

Leia mais: Como funciona os sistemas de recomendação

Por isso, a internet of behavior é também uma importante ferramenta para CIOs criarem soluções internas e externas de uma maneira muito mais personalizada. Por exemplo, por meio da inteligência artificial (IA), aliada a IoT e IoB, é possível identificar o período mais produtivo dos funcionários e disparar incentivos no momento de baixa produtividade para influenciá-los de acordo com um conjunto desejado de parâmetros operacionais. 

Entenda abaixo a origem do conceito, as possíveis aplicações para a indústria e alguns desafios que estão pela frente no cenário da análise de comportamento via dados. 

Mas, afinal, de onde surgiu o conceito IoB?

Em 2012, Gote Nyman, professor aposentado de psicologia da Universidade de Helsinque desenvolveu o conceito de que o comportamento poderia ser minerado. A partir disso entende-se que a IoB une ciência comportamental com tecnologias disruptivas existentes, como IoT, IA, Big Data, Cloud, entre outras. 

webinar data science do zero

Em outras palavras, por meio de dados captados desde pela simples navegação online até por tecnologias como  visão computacional, reconhecimento facial e realidade virtual, é possível entender padrões de comportamento do ser humano, analisá-los e estimular ações para concretizar algum resultado esperado.

A importância da Internet do Comportamento (IoB) para a Indústria

A IoB permite uma integração muito mais completa entre os dados fornecidos pela IoT, promovendo decisões mais acertadas e precisas.

Como o monitoramento de trabalhadores para identificar quando alguém estiver com fadiga ou abaixo da produtividade, bem como analisar se os equipamentos estão funcionando corretamente. As análises podem subsidiar ações para a melhora do fluxo de produção e para bem-estar dos colaboradores.

Dessa forma, os CIOs desse segmento terão em suas mãos possibilidades de otimizar processos industriais e melhorar a qualidade dos produtos com uma visão personalizada e individualizada de todos os envolvidos na operação.

Para destacar a importância da Internet do Comportamento na indústria podemos dividir seus impactos em duas frentes: como a IoB é aplicada nos processos internos e também externamente, ou seja, na relação da indústria com o cliente final.

IoB no gerenciamento de produtividade interna

Por meio da Internet do Comportamento, CIOs e gerentes de TI podem medir a produtividade dos profissionais e até mesmo se certificar de que eles cumpram com protocolos de segurança, por exemplo.

A tecnologia permite, ainda, verificar, por intermédio de reconhecimento facial, as condições de saúde do colaborador. Imagens térmicas podem identificar a temperatura corporal ou emitir um aviso para que coloque a máscara caso não esteja cumprindo o protocolo de segurança.

Além disso, com dados baseados em comportamentos, os relatórios de performance do time serão mais claros e precisos, permitindo que os gestores possam analisar e identificar as melhores práticas e melhorias das atividades diárias. 

Uma melhora na gestão interna pode aumentar a produtividade da equipe, fazendo entregas mais rápidas e com maior qualidade aos clientes.

IoB e comportamento do consumidor da indústria

O "rastreamento da poeira digital" dos consumidores trará acesso a insights para o desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento dos existentes. Tendências de comportamento emergentes podem ser percebidas e dar insumos para a estratégia.

Com dados sobre as tendências do mercado, sua empresa poderá surpreender seus clientes com soluções inovadoras e que atendam suas necessidades. Assim, a indústria estará mais perto do consumidor e do próprio cliente, construindo uma relação de muito mais valor.

Desafios da IoB: como fica a privacidade dos usuários?

A IoB apresenta grande potencial para as indústrias, mas os desafios pela frente também são grandes. Um deles diz respeito ao uso criminoso dos dados coletados pela IoT.

Quando se trata da aplicação de soluções baseadas em Internet do Comportamento (IoB), a primeira condição é estar atento às leis de proteção de dados e privacidade. 

A LGPD regulamenta e direciona o uso correto de dados pessoais dos usuários para fins comerciais e de qualquer natureza, o que  deve ser muito bem esclarecido para não ocorrer problemas jurídicos.

Faça parte do futuro IoB 

Avanços tecnológicos como a IoB prometem impactar as indústrias interna e externamente. Isso colocará CIOs e gerentes de TI cada vez mais próximos das áreas de negócio, seja para criar a infraestrutura necessária para essas novas aplicações, seja para estar à frente de projetos inovadores.

A Supero é expert em criar times para tirar do papel as suas soluções em TI, de infraestrutura a desenvolvimento de produto. Para saber mais sobre como podemos ajudar você, fale com um de nossos consultores.






Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.