Inovação

Logística digital: por onde começar?

28 de Julho de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 5 min

Voltar

Resiliência da cadeia virá por meio de logística digital, e transformação está só começando

Quando falamos sobre o que a pandemia revelou a respeito da logística mundial, sabemos de pelo menos duas coisas: primeiro, que a sua fragilidade ficou evidente; e depois que a recuperação da resiliência se daria por meio de uma logística mais flexível e ágil, ou seja, por meio de uma logística digital. 

Mais uma vez, as tendências em logística do pós-pandemia vêm confirmadas: agora, por lavantamento da McKinsey, realizado em maio de 2020. Vejamos alguns números que confirmam os gaps profundos em logística: 

  • 85% das organizações sofreram com tecnologias digitais ineficientes 
  • 75% tiveram problemas com produção e distribuição 
  • 73% tiveram problemas na sua base de fornecedores 
  • 48% experimentaram atrasos na tomada de decisão em virtude do home office

Para além da constatação de que, apesar do enorme potencial, a tecnologia ainda longe de permear as cadeias logísticas atuais, vejamos como os líderes entrevistados pretendem responder a esses desafios e pavimentar o caminho da resiliência: 

  • 90% planejam aumentar suas skills em logística digital 
  • 93% buscarão aumento de resiliência por meio de ações como fontes duplas de matérias-primas, maiores estoques de produtos críticos, aumento da base de fornecedores e regionalização de cadeias de suprimentos 
  • 54% mudarão o planejamento logístico por meio de analytics, centralização de tomada de decisões e aceleração do ciclo S&OP. 
webinar logística pós-pademia

Depois dessa introdução, a pergunta que fica é: como os líderes vão começar a viabilizar tais planos? É o que veremos neste post. Não sem antes nos aprofundarmos melhor no tipo de abordagem que o momento exige das lideranças. 

O momento da logística é de transformação, não de ajuste 

Um aspecto que chama a atenção dos analistas é que, quando se trata de repensar a logística em termos digitais, não estamos falando de fazer apenas ajustes temporários.  

Todas as respostas para os desafios citados acima requerem uma abordagem disruptiva, não simplesmente incremental. O momento é de transformação e de mudança profunda. Na linguagem Lean, estamos falando não de um kaizen, mas de um kaikaku

superocast - lean thinking

Transformação, em todo negócio, nunca acorre naturalmente e sem mais. É uma amarração complexa de pessoas, processos e ferramentas – que só ocorre com a eliminação dos vários obstáculos a mudanças que os envolvem. 

Além disso, se num mundo pré-pandemia, as organizações poderiam empreender com uma margem de erro maior, hoje essa margem está mais limitada. 

Mas as organizações parecem estar dispostas a fazer isso. Fato esse corroborado na mesma pesquisa da McKinsey. O cenário de investimento é maciço em logística: apenas 11% dos entrevistados afirmaram ter restrições de orçamento para a transformação digital da logística, o que indica a urgência e percepção de valor para as organizações.

3 recomendações sobre como começar em logística digital  

1. Adotar um mindset digital 

A transformação digital começa pela transformação comportamental, acima da tecnológica.  

Precisa haver um reconhecimento e uma vontade de investir tempo, energia e dinheiro nisso, porque a mudança para uma logística digital exigirá engajamento em todos os níveis organizacionais

Nunca é fácil abandonar hábitos adquiridos e consolidados pela prática, mesmo que a mudança seja vendida como melhor. Fatores como resistência e desmotivação se transformam em baixa adesão ou subuso de ferramentas, por exemplo. Isso também se evidencia pela característica queda de rendimento que acompanha toda a transformação. 

Para criar esse mindset digital, será fundamental desenvolver skills técnicas e comportamentais, como metodologias ágeis, bem como trabalhar a partir das necessidades setoriais, para conectar pessoas e ideias a projetos.

2. Mapear a cadeia de valor logística 

Você não obterá todos os benefícios da transformação digital na logística se tiver processos ruins. Dissemos que a pandemia escancarou muitos problemas em logística, os quais vão além dos problemas comuns.  

Gerenciar gaps e riscos antes de que eles virem problemas reais requererá o conhecimento detalhado sobre as dores dos clientes, sobre as conexões de seus fornecedores, assim como suas vulnerabilidades em planejamento, fornecedores, sistemas de transporte, financeiro e habilidades, independentemente de elas serem inerentes a seu segmento ou causada por decisões. 

A Harvard Business Rewiew mostrou que esse não é o caso: “só uma pequena minoria das empresas que investiram em mapeamento de sua rede de suprimentos antes da pandemia estavam bem preparadas”. 

Para entender onde quebrar o ciclo e adotar uma nova abordagem em processos, ter a visão coordenada da estrutura de ponta a ponta da cadeia de valor em logística vai ajudar. 

3. Identificar oportunidades de digitalização e automação   

Falamos acima de entendimento sobre o fluxo de valor ao longo de toda a cadeia logística. Agora, você deverá pensar em redesenho e otimização.  

Nesta fase, você poderá optar por sistemas de integração das operações, do setor de compras à entrega, facilitando a comunicação, desburocratizando processos, diminuindo erros e melhorando o lead time

Ademais, com os dados provenientes do monitoramento em tempo real, problemas e oportunidades serão diagnosticados. 

Incorporação de IoT, robotização, bem como de analytics, são só alguns exemplos de como proporcionar visibilidade das operações em tempo real ajudará a organização a reagir rapidamente quando necessário, mas também a identificar oportunidades. 

Logística digital: pavimente o caminho da transformação

Falamos sobre como começar a transformação para uma logística digital, mas a grande lição que fica é que a simples introdução de tecnologias novas, sem as esperadas mudanças em cultura, gestão e operações, não proporcionam os benefícios esperados.  

Em última instância, não há uma fórmula que garanta sucesso e mesmo que você atinja alta performance o gerenciamento contínua. Por isso, nada como finalizar este artigo com um de nossos cases. 

Confira como ajudamos a Portonave a aprimorar seus processos de logística

Quer conversar mais a respeito de logística digital? Entre em contato com nossos consultores


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais