Gestão

Como manter a motivação da equipe durante o home office?

14 de Abril de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 5 min

Voltar

O home office tem afetado a motivação da sua equipe? Veja o que você pode fazer!

Ainda que suas operações e ferramentas tenham se adaptado bem ao modelo remoto, junto com a decisão sobre manter ou não o home office, há uma nova questão assombrando organizações e lideranças: como manter a motivação das equipes que estão trabalhando em casa.

No quadro ideal, esperamos que os times mostrem toda a sua resiliência, união e produtividade, mesmo com todas as dificuldades. Mas isso está longe de ser a realidade. Ao contrário.

Uma pesquisa da Harvard Business Review com 20 mil trabalhadores de 50 empresas de todo o mundo revelou que colaboradores em home office ficam menos motivados do que quando estão no escritório. E quando o home office não é voluntário – como durante a pandemia do novo coronavírus – a motivação é menor ainda.

O desafio de motivar a equipe no home office existe e é mais comum do que líderes e organizações gostariam de ter que admitir. Por isso, cabe a nós lidarmos com ele.

É o que faremos neste post. Para isso, passaremos em revista como o quadro de crise tem afetado os colaboradores e, desenhado o problema, vamos a algumas práticas que podem ajudar organizações e líderes.

Supertalks Agile

Como um quadro de crise afeta os colaboradores?

Em períodos de crise, incerteza ou tensão, é sabido que a motivação tende a reduzir – por mais que essa desmotivação possa, inclusive, desacelerar a recuperação. Pudera: cortes em operações, pessoal e investimentos começam acontecer diante dos olhos de todos e, ao mesmo tempo, para quem fica, a produtividade exigida é maior.

Do ponto de vista dos colaboradores, surge a ansiedade e o medo: de perder o emprego, de não conseguir pagar as contas e de se manter seguro, por exemplo.

Com a mudança brusca para o home office, esses fatores se unem a outros, ligados à rotina doméstica e de trabalho. Para ficar só no domínio profissional, citamos:

  • diminuição da coordenação e conexão entre os profissionais, o que afeta a capacidade de trabalhar em conjunto e de dar respostas rápidas;
  • perda de propósito, vinculada a invisibilidade do impacto do trabalho dos times sobre clientes ou colegas;
  • perda de potencial de desenvolvimento, dada a falta de acesso a colegas que ensinem e desenvolvam outros e de perspectiva e melhora; e
  • perda de ritmo de trabalho consistente em casa, que não se descola da vida doméstica e é recheado de distrações.

Como motivar equipes em home office: o que os líderes podem fazer

1. Converse sobre motivação abertamente

Não deixe para falar sobre motivação quando perceber queda em produtividade, conheça seu time.

Pergunte abertamente, por exemplo, em one-on-ones, a seus colaboradores sobre a motivação deles no home office, como e o que a eleva ou diminui? Ou então, como ser útil para experimentar maneiras de melhorar a motivação?

Por mais que suas horas de trabalho e nível de estresse e de pressão tenham aumentado como líder, dedique atenção adicional aos liderados. Leve o tema para a pauta de reuniões, com o mesmo nível de prioridade que as questões operacionais e de desempenho.

Além das conversas, mantenha o olhar atento, identifique problemas e dê endereçamento a eles.

Essa parceria também precisa envolver o DHO. Aqui na Supero, por exemplo, o departamento faz levantamentos e tido conversas individuais sobre motivação e rendimento, bem como infraestrutura doméstica para o home office.

Permita, assim, que o trabalho quebre a ansiedade. Aliás, uma das falhas que leva, inclusive, à perda de motivação da equipe é a dificuldade comum tanto a colaboradores quanto a lideranças de lidarem abertamente com assuntos ligados ao domínio emocional e psíquico, tanto em reuniões do time quanto em reuniões individuais. Veja no quadro as consequências disso.

melhorar a motivação da equipe no home office

2. Gere ações práticas a partir das conversas

Mais do que trazer o assunto motivação da equipe para o primeiro plano, crie ações e dinâmicas motivacionais, individuais ou em grupo.

Isso, no âmbito do time, pode significar trabalhar uma rotina com os liderados, personalizada de acordo com a dinâmica familiar deles. Pode ser o estabelecimento de horários e de prazos flexíveis, mas ajustados a sprints. Pode ser adotar alguma metodologia ou ferramenta ágil. Ou a oferta de algum equipamento.

Veja como a cloud computing pode ajudar no home office.

Com o DHO, essas ações podem ser incrementadas, com cadências de comunicação com o CEO, happy hours com música e jogos virtuais, quizzes valendo prêmios e por aí vai.

Veja no vídeo que os #supers estão fazendo para manter a motivação no home office:

Como todos os planos, trabalhe com a hipótese de que eles podem não dar certo. Aceite com flexibilidade o caráter experimental dessas iniciativas. Teste-as ao longo de uma semana, por exemplo, e veja a resposta de cada uma.

3. Diminua a burocracia e a hierarquia

Existem planos, processos, regras e resultados que precisam ser executados, e isso não se discute.

Só que no home office, certas burocracias e hierarquias podem comprometer, e muito, a agilidade. Um colaborador que precisa esperar que seu superior dê aprovação e autorização para que ele prossiga seu trabalho vai ficar desmotivado se não puder proceder sem ela.

Então, esse é o momento de refletir se certos processos que faziam sentido no escritório não se tornam uma forma de microgerenciamento no home office e de que maneira você pode exercitar a autonomia e o empoderamento dos colaboradores.

Nessa mesma linha, a pesquisa da HBR que citamos acima mostra que dar aos profissionais liberdade de experimentar e de resolver problemas significativos em suas funções gera motivação maior, independentemente de ser retoma ou presencialmente.

4. Integre os colaboradores aos propósitos da organização

O que define o propósito de sua organização? O que a sua organização quer deixar para a sociedade, colaboradores, clientes, parceiros e donos?

Quando a desmotivação assola o time, imbuí-los novamente do sentido gerado pela busca de um propósito maior, o chamado norte verdadeiro no Lean Thinking, para a realização do qual cada um é peça-chave, é uma maneira de gerar motivação. Desde que ele seja real, por óbvio.

Um profissional se sente mais engajado quando conhece os valores e objetivos da empresa em que atua e sente que ela é fortemente comprometida com eles. Por isso, crie uma conexão com a equipe, mostrando qual papel de cada um dentro do ambiente e como ele pode contribuir com os resultados.

5. Dê feedbacks consistentes

No home office, o feedback será crucial para o sucesso, criando um ambiente de colaboração, transparência e segurança para todos os envolvidos.

Mas, para isso, ele precisa ser objetivo e claro. Identifique características específicas que precisam de qualificações e vulnerabilidades que precisam ser aperfeiçoadas.

Para garantir a motivação pessoal e profissional de cada um e, consequentemente, a produtividade de todos, indique maneiras de buscar melhorias. Afinal, quem não se anima ao aprender algo novo?

Isso pode se traduzir em um Plano de Desenvolvimento Individual - PDI, por exemplo, construído em parceria com o colaborador para atender tanto as necessidades da organização quanto as realizações profissionais.

Motivação da sua equipe: dentro e fora do escritório

A motivação é o motor que nos leva a realizações, na vida pessoal e profissional, independente do momento pelo qual estamos passando.

Leia também o artigo de nosso CEO, Sidnei Bunde, sobre boas práticas de liderança em momentos de crise

Motivação se reverte em produtividade, propósito, autoconfiança e qualidade de vida, tudo que uma organização precisa para o crescimento, sucesso e bom ambiente de trabalho, em casa ou no escritório.

Compartilhe este post com seu líder ou alguém que precise dessas dicas. E para receber conteúdos como este na sua caixa de e-mail, assine nossa newsletter!


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.