Gestão

Como ser mais eficiente na movimentação e armazenagem de materiais

19 de Novembro de 2019

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Otimizar os processos de movimentação e armazenagem de materiais deve ser uma prioridade em transporte e logística. Confira 5 boas práticas

A movimentação e armazenagem de materiais podem parecer simples, mas na prática demandam esforços que não devem ser negligenciados.

Uma má condução na movimentação e armazenagem das cargas pode ocasionar, por exemplo, a paralisação das atividades, o atraso na entrega de produtos e a danificação ou perda das mercadorias, manchando a imagem da empresa e lhe trazendo grandes prejuízos financeiros.

Para evitar esse cenário, trazemos neste artigo cinco dicas de ouro para você atuar de maneira eficiente em movimentação e armazenagem.

1. Tenha processos bem definidos

Parece óbvio, mas justamente por ser tão simples muitos negócios pulam esta etapa e sofrem as consequências lá na frente. Se você não desenvolver um plano de ação conciso, como terá certeza de que todos os colaboradores estão agindo da maneira correta?

É preciso desenvolver rotinas para que toda a equipe esteja ciente e saiba trabalhar de forma padrão. Do contrário, as ações podem ser feitas de forma muito lenta, desordenada, ou até mesmo nem serem realizadas. Por isso, crie processos para aquilo que é rotineiro. A partir disso poderão ser identificadas falhas na dinâmica ou oportunidades de melhoria.

webinar logística pós-pademia

Também é importante ter planejamento quando a movimentação e armazenagem de material fugir do escopo do dia a dia. Se você  precisar transportar uma enorme quantidade de insumos de um centro para outro, por exemplo, se programe com antecedência em relação aos funcionários alocados para a função, rota, veículo mais adequado, etc.

Leia mais: Logística pós-pandemia: tendências em gestão da cadeia de suprimentos

Não deixe a padronização para depois. Ela é de extrema importância, pois conserva o bom funcionamento das atividades mesmo em casos de mudanças de funcionários e outros imprevistos.

2. Desenvolva roteiros e mapas de distribuição

Transportar uma carga não é simplesmente colocá-la no veículo e levá-la para outro lugar. Você precisa ter um planejamento de rota e de recursos se quiser garantir a eficiência do processo.

Por isso, crie roteiros e mapas inteligentes. Busque combinar coletas que fiquem no caminho da rota de entrega, por exemplo. Outra opção é tentar otimizar o uso dos veículos. A chave é procurar alternativas que maximizem a produtividade e reduzam custos.

E claro: conheça muito bem os trajetos que irá fazer. Saber quais os tipos de rodovia, os melhores horários e a quantidade de pedágios também faz parte do planejamento. 

Leia mais: Carreira no setor de logística: confira os principais cargos e funções

3. Classifique as mercadorias de acordo com a sua importância antes de organizá-las

Um princípio muito usado na logística é o Teorema de Pareto, também conhecido como Curva ABC

De acordo com esse conceito, cada grupo de materiais possui um grau de importância: é manuseado com mais ou menos frequência, permanece mais ou menos tempo no estoque, etc. Portanto, é fundamental classificar os produtos antes de estocá-los no armazém, pois cada um possui uma dinâmica distinta.

A classificação é feita de acordo com a relevância para a empresa. Nela, são consideradas fatores como: margem de lucro, proporção sobre o faturamento, custo de estoque, giro e outros fatores que podem variar de acordo com o nicho. A partir disso, os produtos são categorizados em:

  • A: são os mais importantes e devem ficar na melhor área do armazém (isto é, aquela que fica mais perto das entradas e saídas para que se ganhe tempo na movimentação e armazenagem do material);
  • B: são as mercadorias de importância intermediária;
  • C: são as menos importantes.

É claro que as especificidades de cada produto devem ser avaliadas. No caso de armazenagem de dispositivos eletrônicos, por exemplo, a empresa precisa ficar atenta às regras contidas na embalagem. Muitos produtos possuem restrições quanto ao número de caixas empilhadas e às condições de temperatura e umidade.

Quanto a este último fator, é preciso ter atenção. Otimizar o espaço é importante, mas se uma mercadoria ficar exposta tempo demais ao sol ou em áreas do estoque que não tenham ventilação, corre-se o risco de entregar produtos danificados sem nem perceber. 

4. Organize a dinâmica dentro do armazém em “linha reta”

Para que se use o menor tempo possível na movimentação de mercadorias dentro do estoque, é preciso criar condições para que o acesso seja facilitado. Os funcionários e as empilhadeiras precisam conseguir alcançá-los rapidamente.

Por isso, uma recomendação é que o trabalho dentro do estoque se dê em “linha reta”. Em outras palavras, isso significa dizer que por uma ponta do armazém o produto entra e pela outra ele sai. E nesta linha acontecerá o posicionamento dos materiais de acordo com sua importância A, B ou C.

A movimentação e armazenagem de materiais no estoque funcionam como uma linha de produção. E, para que a linha opere da maneira correta, é preciso ter definição de processos, layout e priorização.

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, hoje em dia já existem muitos sistemas informatizados que ajudam na organização de estoque e agilizam as consultas e alterações de dados, permitindo um controle mais eficiente e seguro da movimentação e armazenagem de materiais.

5. Utilize tecnologia para agilizar e controlar o processo

Hoje a tecnologia já está presente basicamente em qualquer segmento e no setor de transporte e logística não é diferente. 

Leia mais: Logística digital: por onde começar?

A movimentação e armazenagem de material não são atividades isoladas. Para extrair o máximo potencial delas, é preciso integrá-las em um sistema operacional coordenado, capaz de fornecer uma visão holística do funcionamento das operações. Esses sistemas devem incluir informações sobre a recepção, inspeção, embalagem, armazenagem, coleta, expedição e transporte. 

Atualmente já existem softwares que unem toda a cadeia de suprimentos e ajudam as empresas a gerenciar seus processos logísticos de forma simplificada. A Supero por exemplo consegue desenvolver soluções adequadas para o seu tipo de negócio, ajudando a otimizar esses processos.

Trabalhar com sistemas informatizados é um diferencial para a competitividade e uma garantia de maior eficiência na movimentação e armazenagem de material, mas é preciso que a automação esteja ajustada à realidade do seu negócio. Na hora de escolher uma solução, não esqueça de avaliar fatores como a interface, a capacidade de processamento e a usabilidade.  

Movimentação e armazenagem de materiais: sua solução tecnológica está aqui

Como a sua organização tem feito a movimentação e armazenagem inteligentes de materiais? Já usam alguma ferramenta para isso?

Leia mais: [Case] Como o Portonave aprimorou processos com uma solução da Supero

Para começar a dar inteligência a seus processos logísticos, fale com um de nossos consultores.


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais