Infraestrutura

Multicloud: benefícios e desafios de adotar essa estratégia

27 de Abril de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba todas as vantagens de adotar uma multicloud e as principais dificuldades que vai encontrar ao migrar

Apontada como uma das ferramentas fundamentais para a inovação, a multicloud é uma estratégia bastante interessante para as empresas que almejam melhorar resultados.

Isso porque a multicloud amplia não só a capacidade computacional das organizações, mas também aumenta a segurança e a disponibilidade das operações. Além de otimizar gastos e reduzir custos.

Utilizada ainda com a finalidade de oferecer novas experiências ao cliente, a combinação de mais de uma nuvem contribui para aproximar tecnologias e pessoas.

Mesmo porque, com a necessidade de atender a novas necessidades do mercado, as empresas precisam superar o desafio de manter softwares legados e se adequar à nova realidade que chega com a transformação digital. 

De acordo com insights da Accentury, retirados de uma pesquisa com cerca de 4.000 líderes globais de negócios e TI, quase 65% dos entrevistados viram até 10% em economia de custos, em média, com a mudança para a nuvem. Entretanto, o resultado da migração não se resume somente a retorno financeiro. De 12 a 15% dos gestores de TI que participaram da pesquisa estão vendo ganhos substanciais no seu negócio a partir de seu envolvimento contínuo com a nuvem.

A pandemia da COVID-19 também impulsionou os gastos corporativos com com infraestrutura em nuvem. Segundo informações com dados da Synergy Research Group, os gastos da empresa com serviços de infraestrutura em nuvem (IaaS, PaaS e nuvem privada hospedada combinados) cresceram 35% e atingiram quase US$ 130 bilhões em 2020, enquanto os gastos da empresa com hardware de data center e o software caiu 6%, para alcançar menos de US$ 90 bilhões no mesmo período.

Ao buscarem por inovação nas soluções cloud, os negócios encontram nas nuvens múltiplas uma maior independência e flexibilização operacional.

Além disso, a multicloud traz mais confiabilidade, evita a perda de dados e oferece um excelente custo-benefício em relação a outras abordagens.

Quer saber mais?

Confira ao longo deste post quais as principais vantagens da multicloud, como desenvolver uma estratégia segura de múltiplas nuvens e os desafios encontrados por gestores ao adotarem essa solução. 

infográfico jornada para a cloud computing

Vantagens de adotar uma estratégia multicloud

Uma das principais vantagens de adotar a estratégia multicloud é a melhora na competitividade, uma vez que possibilita maior eficiência dos serviços, eleva a qualidade da experiência do usuário e, com isso, fortalece a imagem da empresa no mercado. 

Como se isso não bastasse, adotar uma estratégia multicloud possui inúmeras outras vantagens. Confira a seguir outros 10 benefícios do uso de diferentes nuvens.

1. Otimização de investimentos

A utilização da multicloud permite usar uma combinação de serviços mais competitiva, em termos de preços e capacidade de recursos. Isso porque essa solução facilita a escolha das melhores opções de cada serviço cloud oferecido no mercado.

2. Integrar serviços de diferentes nuvens

Com a possibilidade de utilizar diferentes fornecedores e tipos de nuvens, a multicloud permite integrar os serviços existentes em cada fornecedor, tendo mais uma opção para gerenciar serviços da nuvem, de maneira que atenda de forma personalizada às necessidades da organização.

3. Resiliência no armazenamento de dados

A multicloud também evita perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na nuvem. Além disso, é considerada como uma opção de segurança, caso ocorra algum tipo de bloqueio do fornecedor da nuvem.

Nova call to action

4. Orquestração no gerenciamento de dados

As ferramentas de orquestração automatizam e coordenam processos complexos de administração do sistema, como o armazenamento de dados, configurações de aplicativos, banco de dados, matriz de armazenamento, servidor web e balanceador de carga.

5. Otimização da infraestrutura 

Uma estratégia multinuvem oferece ainda a capacidade de selecionar diferentes serviços ou recursos de diferentes provedores de cloud. Isso é útil, uma vez que alguns ambientes em nuvem são mais indicados para determinadas tarefas.

6. Padronização da tecnologia como serviço 

À medida que tecnologias como virtualização e nuvem substituem os data centers, as configurações dos sistemas aumentaram em número e complexidade. Assim, a multicloud promove ainda mais o uso de tecnologia como serviço para as empresas.

7. Flexibilidade no uso de recursos 

A versatilidade da multicloud também permite que as organizações mantenham os recursos computacionais o mais próximo possível de seus usuários, a fim de obter um desempenho ideal e uma latência mínima.

8. Continuidade do negócio e segurança das informações 

Um ambiente multicloud oferecendo as vantagens da nuvem privada e pública, garante a alta disponibilidade e o aumento de recursos aplicados à segurança da informação.

9. Aderência à legislação 

O uso da multicloud pode atender ainda a regulamentações ligadas a governos que exijam o armazenamento de dados em determinadas regiões.

Além de todas essas vantagens, as nuvens múltiplas permitem ainda que as empresas se mantenham atualizadas e utilizem as últimas novidades tecnológicas desenvolvidas por vários provedores da nuvem.

10. Evitar cloud lock-in

Os dados em nuvem teoricamente são portáteis, o que significa que sua empresa não precisará ficar presa a um fornecedor. 

No entanto, mover tudo de um lugar para outro pode não acontecer de uma forma instantânea. O lock-in é apenas outra compensação da computação em nuvem. Como tal, precisa ser compreendido e gerenciado. 

Leia também: Cloud: por que você precisa no home office agora

Principais desafios da multicloud a serem superados

Adotar a estratégia multicloud, sem dúvida, é um importante passo para as organizações rumo à inovação tecnológica, entretanto ela traz alguns obstáculos a serem superados.

Abaixo, elencamos três das principais dificuldades encontradas ao implementar essa solução e como a partir de uma decisão estratégica você pode superá-las.

Capacitação dos profissionais

Implementar a nuvem múltipla exige um alto nível de especialização da equipe de TI e dos gestores. Afinal, esses profissionais precisarão decidir o que será migrado, qual é a nuvem mais adequada para o negócio, assim como o fornecedor mais indicado para cada caso.

Além disso, a qualificação dos profissionais também é relevante para assegurar a prática de políticas de segurança e conformidade, a fim de evitar vazamentos de dados e garantir que a multicloud trará os resultados esperados.

Complexidade de gerenciamento

Gerenciar nuvens múltiplas é mais difícil porque elas contemplam muitas tecnologias, terminologias, serviços e interfaces. Os profissionais de TI precisam estar preparados para empregar um esforço gerencial maior, que seja capaz de resolver essa dificuldade.

Também é necessário atentar para dois aspectos principais: a escolha de fornecedores e a migração inicial, critérios que estão diretamente relacionados e exigem da equipe um esforço de aprendizado para lidar com diferentes portais de gestão. Caso contrário, os prejuízos derivados serão significativos.

Alinhamento de interoperabilidade

É fundamental tornar o ambiente online alinhado entre diferentes plataformas, estruturas e serviços hospedados na nuvem. Para isso, é necessário trabalhar a interoperabilidade entre vários fornecedores a partir de soluções alternativas, como a integração das Application Programming Interfaces (APIs).

No entanto, o que você deve ter em mente é que com um parceiro especialista em soluções cloud, sua estratégia multicloud se tornará mais segura, e os desafios serão superados com segurança.

Veja ainda: Como monitorar gastos com cloud?

Como desenvolver uma estratégia segura de multicloud

Antes de desenvolver uma estratégia de multicloud existem algumas considerações a fazer para torná-la segura. 

Por isso, a fim de auxiliar você, gestor, nessa tarefa, preparamos a seguir um checklist com 9 pontos a serem levantados antes de criar sua estratégia.

1. Objetivos do negócio

Considere o lançamento de novos produtos, a entrada em novos mercados, o crescimento do negócio e ainda a introdução de novas tecnologias.

2. Infraestrutura existente

Avalie, antes de mais nada, todos problemas existentes de desempenho, disponibilidade, escalabilidade e custo, que podem surgir com a atualização da tecnologia.

3. Provedores de nuvens atuais

Pense em quantos provedores de nuvem você tem atualmente e quais são seus fornecedores favoritos.

4. Governança de TI para multicloud

Reflita a respeito de como você irá realizar o monitoramento do custo de várias nuvens e como você será capaz de evitar a expansão desordenada desses serviços.

5. Portfólio de aplicativos atuais

Você já sabe qual será sua estratégia para os sistemas legados? Lembre-se que a multicloud deve aumentar os custos de desenvolvimento e operações.

6. Requisitos de conformidade

Revise criticamente sua política de segurança atual e veja se ela está em conformidade com as normas vigentes. E ainda, reflita sobre como a mudança para serviços de várias nuvens afetará a conformidade da empresa.

7. Sistemas de gestão

Seus sistemas de gerenciamento existentes são capazes de gerenciar ambientes multicloud? Se a resposta para esta pergunta for não, pense quais plataformas de gerenciamento você planeja adquirir.

8. Experiência do usuário

Avalie e monitore qual o nível de satisfação do usuário, atualmente. Pense quais aplicativos desagradam e como você vai lidar com as reclamações a partir dos seus planos de migração para um ambiente com várias nuvens.

9. Gestão de talentos

Reflita sobre as seguintes questões: sua equipe de TI tem conhecimento e experiência operacional no uso de uma ou várias nuvens públicas? De que treinamento adicional a equipe de TI precisa para oferecer suporte com êxito a serviços de várias nuvens?

Bem, agora que você já sabe os pontos a serem levantados para adotar uma estratégia segura de multicloud, que tal continuar a leitura deste artigo e ver quais os principais desafios na implantação desse serviço?

Confira: Cloud híbrida: que vantagens e dificuldades esperar

Conte com um parceiro especialista em soluções cloud

As vantagens em adotar uma estratégia multicloud sobrepõe-se claramente aos desafios.

Contudo, para utilizar uma multicloud, como vimos, é fundamental contar com profissionais capacitados ou empresas especializadas que indicarão exatamente que tipo de solução cloud utilizar e como fazer a migração dos dados de maneira segura.

Além disso, pelo fato de ter muitas tecnologias envolvidas, a gestão da multicloud é complexa, com um ambiente de trabalho mais amplo e diversas estruturas de TI.

business agility webinar

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais