Inovação

Indústria 4.0: origem, princípios, tecnologias, vantagens e desafios

7 de Agosto de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 6 min

Voltar

Faça um overview sobre origem, princípios, tecnologias, vantagens e desafios da indústria 4.0 

A busca da evolução industrial por meio da tecnologia não é novidade há mais ou menos 300 anos. Marcos como a mecanização da manufatura em 1784, a produção em massa em 1870 e a automação em 1970 estão aí para comprová-lo. Cada um desses movimentos, pelo seu impacto, deu lugar a uma revolução industrial. Agora, mais uma revolução é vivida na indústria, a chamada indústria 4.0

Na indústria 4.0, a tecnologia da informação – com todas as ferramentas que entram no seu escopo – é fundida com o domínio industrial para dar rapidez, precisão e inteligência a máquinas em um nível nunca antes visto, tornando-as capazes de tomar decisões sozinha, sem interferência humana. 

O valor criado estimado para a indústria é de USD $3,7 trilhões até 2025, segundo pesquisa de 2018 da McKinsey com World Economic Forum

Neste post, então, faremos uma overview sobre o conceito de indústria 4.0, passando através de sua origem e difusão, pelos princípios que o norteiam, tecnologias, vantagens e desafios. 

curso lean thinking

Origem e difusão do conceito de Indústria 4.0 

Usado pela primeira vez em 2011 na famosa Hannover Messe, o conceito de indústria 4.0 surgiu no mapa para designar um conjunto de iniciativas do governo alemão para aumentar a competitividade das indústrias do país, por meio de recomendações como: 

máquinas inteligentes, sistemas de armazenamento e instalações capazes de autonomamente trocar informações, desencadeando ações e controlando umas às outras de maneira independente.  

Desde seu começo local, essa nova abordagem de produção foi ganhando o cenário mundial. Como vemos no Google Trends, até 2014 quase inexistiam buscas para o termo “indústria 4.0”. A partir dali, as buscas começam a crescer no Brasil. E a subida está em curso. 

conceito indústria 4.0 - Google Trends Brasil

No mundo, o quadro não difere, com início da escalada de buscas no mesmo período. 

Conceito indústria 4.0 - Google Trends mundo

O conceito de indústria 4.0 é um norte, uma visão, não uma realidade instaurada e apenas descrita. O resultado visado por essa revolução é alçar o processo de automação da manufatura, que já estava em curso desde a terceira revolução industrial, a um nível maior de cooperação entre máquinas e humanos: que envolve coleta e análise de dados, recomendações e tomada de decisão maquínica. 

Mas, então, com o que a indústria 4.0 se parece e como se identifica um cenário de indústria 4.0 consolidado? 

Princípios da indústria 4.0 

A fim de dar um ar mais sistemático ao conceito de indústria 4.0 e, sobretudo, de poder identificá-la como fenômeno dentro da indústria, em um artigo consagrado pela literatura da área, Hermann, Pentek e Otto definiram seis princípios observados pelas organizações que implementam tecnologias da indústria 4.0. Vamos a cada um deles. 

1. Interoperabilidade ou conectividade 

Trata-se da capacidade de garantir conexão, troca de informação e colaboração relevante tanto entre os sistemas ciber-físicos entre si quanto entre eles e as pessoas.  

2. Virtualização  

Segundo este princípio da indústria 4.0 o sistema ciber-físico é capaz de monitorar processos físicos por meio da simulação e da criação de cópias de elementos reais alimentadas por dados obtidos por meio de sensores.  

Em virtude disso, a virtualização só é possível quando a interoperabilidade está garantida. 

3. Tempo real 

Mais do que a capacidade de coletar dados, este princípio da indústria 4.0 é a capacidade de trabalhar em tempo real, tomando decisões com base em novos achados ou predições

4. Descentralização ou autonomia 

Na indústria 4.0, a capacidade de tomar decisões é distribuída e independente, não centralizada, aumentando a capacidade de resolver problemas assim que eles surgem, onde eles surgem. Com isso, o ambiente operacional garante flexibilidade. 

5. Modularidade 

O baixo grau de flexibilidade da indústria, causada tanto pelo modelo linear de manufatura quanto pelo peso do maquinário, sempre desafiou gestores. Então, este princípio da indústria 4.0 chama a atenção sobre a capacidade de se adaptar a mudanças abruptas no contexto e nas condições com rapidez e sem grandes impactos

6. Orientação a serviços 

Neste caso, as operações específicas do produto podem ser compostas com base nas exigências específicas do cliente, aproximando a oferta de bens à de serviços personalizados

Tecnologias da Indústria 4.0 

Vapor, energia elétrica e eletrônica foram cruciais nas três primeiras revoluções industriais. Elas estão por trás de tudo o que conhecemos hoje como sistema industrial moderno. 

Agora, falamos de máquinas que trabalham em rede por meio de tecnologias de informação e comunicação (ICTs), nos chamados sistemas de produção ciber-físicos (CPPS, no acrônimo em inglês). 

Por meio de tecnologias a indústria 4.0 está transformando a paisagem da manufatura? Certamente não estamos falando de apenas uma tecnologia, mas de um conjunto de tecnologias

tecnologias indústria 4.0

Ainda que seus desdobramentos na indústria estejam em curso, a maioria das tecnologias presentes na indústria 4.0 são bem conhecidas nossas. Inclusive, grande parte delas já havia sido desenvolvida antes do conceito de indústria 4.0 vicejar e passar a ser amplamente adotado na indústria. 

Vantagens da indústria 4.0 

Sabemos que o principal objetivo da indústria 4.0 é tornar a manufatura mais rápida, eficiente e inteligente, por meio das tecnologias da informação. 

Agora, vamos elencar sumariamente algumas das vantagens que identificamos. 

  • Flexibilidade e dinâmica 
  • Maior produtividade 
  • Menores custos de produção 
  • Qualidade 
  • Confiabilidade 
  • Sustentabilidade 
  • Melhores condições de trabalho 
  • Customização 
  • Agilidade 
  • Inovação e novos modelos de negócio 

Dificuldades da indústria 4.0 

Os benefícios saltam aos olhos. Mas o caminho para consolidá-los não é simples e direto. 

Ao contrário, as organizações encontram dificuldades de obter benefícios em escala e de dar o foco a suas iniciativas em indústria 4.0

Vejamos alguns dos desafios da indústria 4.0 que costumam estar por trás de tais resultados. 

1. Falta de conhecimento e skills internamente 

É preciso talento para colocar planos e ferramentas da indústria 4.0 em funcionamento com sucesso. De acordo com pesquisa da Deloitteapenas 20% das organizações acreditam possuir essas skills dentro de casa

Encontrar pessoas com expertise suficiente, dentro da organização, para se orientar na selva tecnológica e guiar sobre o que fazer e o que não fazer é uma das dificuldades mais comuns na transformação para a indústria 4.0. 

Não há, tampouco, consenso a respeito de quem deve assumir a responsabilidade pelas iniciativas em indústria 4.0 da organização. Essa frente pode ser puxada tanto por heads de produção, engenheiros e CIO.  

Embora pouco enfatizada, em função do foco estritamente tecnológico da indústria 4.0, a introdução de novas tecnologias só trará valor se as operações forem treinadas e desenvolvidas para torná-las parte de seus processos. 

2. Foco em tecnologia apenas, não no valor para o negócio 

A limitação apenas a soluções tecnológicas, sem a conexão com os princípios da indústria 4.0 ou aos objetivos de negócio e cultura organizacional também surge como dificuldade da indústria 4.0.  

Isso porque tampouco há um consenso sobre que tipo de iniciativas tendem a ser focadas, o que leva o olhar dos gestores para o valor tecnológico puro e simples, mais do que ao valor de negócio da ida para uma indústria 4.0. Ou seja, soluções animadoras mas que não são certas.  

Nem sempre o que o negócio precisa priorizar é uma solução tecnológica. Pode ser o refinamento de um processo existente, uma mudança no mindset das lideranças ou treinamento. 

Leia também: Lean e Indústria 4.0: encontro ou desencontro?

Não por acaso, apesar de tanto potencial – percebido por 68% das companhias como uma das top prioridades de hoje –, apenas 30% das companhias estão encontrando valor nas soluções da indústria 4.0 em escala.  

3. Custo das iniciativas 

É comum que iniciativas-piloto em indústria 4.0 solucionem dores pontuais. No entanto, em função do custo, também é comum que não cheguem a criar vantagens competitivas em escala. Esse é mais um dos grandes desafios da indústria 4.0.

A indústria 4.0 exige investimentos em novas tecnologias, o que torna suas iniciativas, mesmo locais, caras, assim como escalá-las.  

Adotar abordagens com menos riscos, como o MVP, realizando um ciclo construir-medir-aprender, pode ajudar a proporcionar um ROI positivo mais rapidamente, provando o valor da iniciativa e pavimentando o terreno para sua continuidade. 

4. Abordagem holística 

Se falamos acima que abordagens locais podem ajudar a provar o valor da transformação para a indústria 4.0, de maneira nenhuma elas devem se manter locais. 

Pesquisa da Deloitte, no entanto, aponta que poucas empresas adotam uma abordagem holística em indústria 4.0, mais precisamente apenas 10%. Entre os que mantêm apenas iniciativas ad hoc estão 47%. Outros 21% sequer adotam estratégia formal. 

Da mesma forma que a escala de soluções pontuais, o norte da indústria 4.0 está interoperabilidade, isto é, na capacidade de operar em rede viabilizada pelo uso de tecnologia.

Indústria 4.0: alie os princípios dela aos da sua organização 

Dores e objetivos são diferentes de segmento para segmento e até de empresa para empresa. Além disso, apesar da velocidade de adesão a soluções da indústria 4.0 em alguns países, outros, como o Brasil, ainda estão na infância, atravessando a automação. 

Por isso, não há uma solução da indústria 4.0 tamanho único e uniforme, mas diferentes jornadas. A adoção de tecnologias na indústria pode – e deve – se dar de diferentes formas, de acordo com o contexto tecnológico em que ela se desenvolve e seus objetivos de negócio

Para tal, é importante ter uma orientação significativa, que adeque os princípios da indústria 4.0 a seu segmento e para a sua organização.  

O futuro é a indústria 4.0, mas ele só será construído e dirigido pelo fator humano. Afinal, a tecnologia não alcança nada por si própria. 

Quer receber conteúdos fresquinhos sobre indústria 4.0 e outros assunto do mundo da tecnologia no seu e-mail? Acesse a nossa newsletter! 


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais