Inovação

Quer ter mais agilidade nas suas operações financeiras? Confira 8 tecnologias que vão te ajudar

28 de Janeiro de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 6 minutos

Voltar

Utilizar ferramentas que otimizam as suas operações no mercado financeiro pode ser o diferencial para alavancar ainda mais seus resultados

Quem trabalha no setor financeiro quer sempre melhorar os seus ganhos e ter suas transações avaliadas positivamente no final do dia. Porém, com um alto volume e complexidade de tarefas em um mercado tão volátil, isso pode ser um desafio. É preciso encontrar saídas para ganhar tempo, minimizar as necessidades de retrabalho e reduzir as possibilidades de falhas.

É por esse motivo que ter as ferramentas certas para ganhar agilidade sem prejudicar o desempenho das operações é tão importante. No mercado financeiro, o tempo de resposta conta muito e otimizá-lo deve ser uma de suas prioridades. Mas quais são elas?

Neste post, iremos listar as principais soluções para ajudar você a ganhar velocidade e assertividade em seus trades. Acompanhe!

8 Tecnologias para ganhar agilidade nas operações financeiras

1. Plataformas gráficas

Para quem trabalha com mercado de capitais, usar plataformas para acompanhar a movimentação do preço dos ativos, analisar o fluxo de ordens, desenvolver estratégias a partir de uma análise técnica e realizar operações sistematizadas é uma mão na roda. Não devemos nunca nos esquecer: seres humanos são extremamente visuais.

Existem diversas opções de plataformas gráficas no mercado, que podem ficar hospedadas na nuvem ou instaladas em seu próprio computador (o recomendado é investir na primeira opção). Para funcionar como o esperado, deve-se ter uma base de dados confiável, e ter recursos para integrar módulos e funcionalidades extras é indicado.

 2. Aplicativos móveis

Não é sempre que estamos com acesso ao computador, mas os smartphones, por outro lado, dificilmente ficam longe de nós. Empresas de diversos setores já investem em aplicativos mobile para facilitar a vida de consumidores e colaboradores e com o segmento financeiro não é diferente.

Apesar de não possuir todos os recursos do desktop e de ser mais difícil de acompanhar o mercado pelas telas do celular, os apps facilitam as operações financeiras em situações de emergência ou imprevisto. 

3. Relatórios de performance

Para conseguir direcionar melhor as suas ações e ter um controle sobre as transações, é importantíssimo que você tenha acesso a um documento contendo as principais informações dos processos. Com os relatórios de performance, gerados de forma automatizada por softwares financeiros e de gestão, você consegue ter acesso rápido a dados como:

  • Saldo diário;
  • Soma de transações de perda e ganho;
  • Drawdown;
  • Variação de patrimônio;
  • E muito mais!

Com essa fonte de informações em mãos, é mais fácil identificar quais foram as jogadas corretas e o que pode ser melhorado ou corrigido. Em resumo, os relatórios servirão como sua revisão operacional. 

4. Simulador

Uma das melhores formas de se preparar para algo é simular. Com as tecnologias de simuladores, você consegue ter acesso a um ambiente quase idêntico a realidade para operar em modo teste, como se estivesse realizando transações na bolsa de valores. As diretrizes e os parâmetros são os mesmos.

A grande vantagem é que, com os testes, você vê como a bolsa funciona e consegue se acostumar com os instrumentos operacionais, além de obter insights para elaborar novas estratégias. Também é possível verificar a frequência dos ativos, quais os eventos aos quais eles respondem, quais os períodos de maior ou menor liquidez, etc. Com isso, aumentam suas chances de evitar erros nas operações de fato. 

5. Aprendizado de máquina 

Se você já utiliza automatização em suas operações financeiras, saiba que é possível ir além e potencializar os resultados dessa tecnologia. Como? Utilizando recursos de inteligência artificial avançada, como o Machine Learning. 

Essas tecnologias “aprendem sozinhas”, de maneira inteligente, a partir de um banco de dados robusto. Sem necessidade de programação prévia, elas agilizam diversos processos operacionais por serem capazes de “tomar decisões” assertivas. O aprendizado de máquina poderia, por exemplo, sugerir pagamentos correspondentes a faturas e economizar um longo tempo de busca. 

Aqui vale chamar a atenção para um ponto: os robôs podem identificar e descobrir padrões já estabelecidos, mas é claro que para explorar novos fluxos de receita ainda é preciso contar com a força humana também. Por isso, use esse recurso com sabedoria e saiba onde aplicá-lo. E, claro, não deixe de capacitar a sua equipe!

6. Automatização de cobranças

Realizar cobranças é mais desgastante do que parece, afinal, além de precisar fazer cada fatura individualmente, você ainda precisa contar com os sistemas de bancos e prefeituras. Além do tempo gasto, há um grande risco ao erro.

Com o uso de softwares automatizados, que podem ser integrados aos sistemas bancários, essa tarefa é agilizada. Neles, há a possibilidade de emitir vários boletos em apenas um lote, e existem também recursos de envio automática via email ou SMS.

7. Programas para controle de reembolsos

Imprevistos acontecem e toda empresa precisa contar um bom módulo de reembolso para melhor atender seus clientes. É comum que as organizações solicitem aos colaboradores que entreguem comprovantes das despesas, mas sabemos que isso é pouco efetivo para ter um controle de contas adequado.

Com soluções informatizadas, se torna mais fácil, rápido e confiável fazer o acompanhamento de pedidos de reembolso. Assim, a empresa tem maior controle sobre os seus gastos e a outra parte consegue receber o dinheiro com mais rapidez.

8. Pagamentos em lote

Você já precisou efetuar diversas transferências para um só indivíduo e sofreu por ter que fazer uma a uma?  Com tecnologias de pagamento em lote esse processo se torna muito mais simples. Elas possibilitam, por exemplo, pagar salários, quitar parcelas de fornecedores ou transferir outros valores para diversos beneficiários de uma só vez.

Mais uma vez, é uma ótima opção para quem busca agilidade e efetividade em suas transações.

Essas são algumas ferramentas que podem te ajudar a ganhar tempo e ser mais ágil em suas operações financeiras. Confira também nosso artigo Rotinas do setor financeiro: como torná-las mais eficientes. Nele, contamos como a tecnologia tem sido a estratégia de muitas instituições financeiras para garantir a satisfação do cliente e evitar fraudes.


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais