Gestão

Resultados do business agility: o que as organizações estão construindo?

17 de Novembro de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 10 min

Voltar

Os resultados do business agility têm demonstrado que, mais do que buzzword, essa jornada é uma necessidade das organizações

Os resultados alcançados por times ágeis, que implementam com maestria valores e princípios agile em seus projetos, é um estímulo para a organização inteira. Afinal, que empresa não busca melhorar sua capacidade de se adaptar ao ambiente, de viabilizar seu negócio com menos desperdícios e de encantar seus clientes? E se, para isso, ela radicalizasse ao nível organizacional as práticas ágeis? Então chegamos à prática dos princípios do que se conhece por business agility.

O business agility não é novidade. Ele é a resposta para uma pergunta central: o que significa agilidade no nível de uma empresa?

Saiba mais: Business agility: conceitos e princípios da prática

Muitas companhias estão se fazendo essa pergunta e, ao seu modo, dando respostas práticas a ela. Mas elas se questionam também qual o potencial de uma transformação agile no nível da empresa e que resultados elas podem obter.

Para isso, reunimos neste artigo os resultados de duas pesquisas sobre o tema. A primeira é o 2020 Business Agility Report, fruto da parceria entre o Business Agility Institute, o Agility Healthy e a Accenture, que revela em que ponto as organizações estão em sua jornada na business agility.

A segunda pesquisa que utilizamos é a Enterprise Agility, da McKinsey, que também faz um apanhado sobre adesão ao business agility e impactos da transformação sobre a organização.

superocast - lean thinking

Neste compilado, você terá uma dimensão sobre a adesão das organização aos businesses agility, onde elas atuam para se tornarem ágeis em escala, quem puxa tais iniciativas, que resultados o business agility proporciona e que dificuldades elas enfrentam.

Adesão das organizações ao business agility

Se antes havia um interesse em dar escala para a aplicação do agile do nível do time para toda a organização, para que ela ganhasse flexibilidade, hoje há um consenso de que o business agility é, mais do que interessante, essencial. Aliás, quanto maior a instabilidade de um mercado, maior a percepção de que as organizações precisam de business agility.  

O Business Agily Report mostra que mais organizações ingressaram nesse caminho e que quem já estava nele teve um progresso em maturidade 8% maior do que em 2019.

minicurso lean thinking

No entanto, poucas estão suficientemente maduras. 65% das organizações pesquisadas no Business Agility Report estão há menos de três anos em sua jornada e ainda não obtém em sua plenitude os resultados do business agility, que de acordo com a pesquisa crescem junto com a maturidade.

A McKinsey reitera esse achado em seu lavantamento: 70% das organizações entrevistadas estão na jornada pelo business agility ou desejam iniciá-la.

Onde as organizações atuam para obter business agility

Não há um framework para aplicar business agility na organização tal como o de Scrum e de Kanban para equipes.

Se a organização é um sistema complexo e único, por definição não pode haver um modelo prescritivo. Cada empresa trilhará um jornada particular no business agility, o que pode fazer com que uma seja completamente diferente da outra, ainda que os resultados do business agility sejam parecidos ao final.

Por isso, o Business Agility Institute fala de dimensões do business agility – liderança, indivíduos, relações e operações –, cada uma com três domínios, que envolvem board, colaboradores e parceiros, e têm como seu centro os clientes:

dimensões do business agility
Dimensões do business agility / Fonte: Business Agility Institute

Segundo a Business Agility Institute, dentro de uma jornada em business agility, todos esses domínios terão de ser tratados de alguma forma. Por exemplo, se a organização focar apenas em transformar seus processos mas não tocar outros aspectos do negócio, não obterá tantos resultados com business agility.

Essas dimensões, no entanto, dão liberdade para a organização direcionar seu olhar para suas dores mais agudas e para priorizar ações. Elas também servirão para a avaliação do impacto de uma transformação para a business agility.

Quem está à frente da busca pela agilidade em nível organizacional

Dependendo da organização, iniciativas em business agility podem ser puxadas pelo board, pelo C-level, por executivos seniores e por lideranças.

Mas, de acordo com a pesquisa do Business Agility Institute, os resultados em business agily são melhores quando o C-level e o board lideram a jornada.

Os 4 principais resultados em business agility

1. Motivação e satisfação dos colaboradores

Os colaboradores são 20% a 30% mais engajados em organizações maduras em business agility, segundo a pesquisa da McKinsey.

A busca incessante por standards de alinhamento, accountability e transparência geram ambientes propícios para a colaboração e comunicação.

O resultado disso é colaboradores que consideram ter missões e propósito mais claros, se sentem empoderados e autônomos, e muito diretamente focados nos clientes, o que impacta positivamente em satisfação e engajamento.

Em suma, colaboradores de empresas ágeis se sentem dentro de uma missão importante, não apenas uma peça de uma engrenagem.

2. Performance operacional

Resultado da McKinsey mostra 30% a 50% de aumento em performance operacional. Esse resultado do business agility está calcado no fruto de um time engajado e orientado a propósito: rapidez de tomada de decisão, ação, aprendizado, correção e lançamento, visibilidade e entregas.

3. Resposta melhor aos impactos da pandemia

Segundo o Business Agility Report, as organizações que trabalham com times auto-organizados passaram por uma transição tranquila para o home office e, ainda, aumentaram a maturidade em business agility da organização após a primeira onda da pandemia.

Leia mais: Como manter motivação da equipe durante o home office

4. Satisfação maior dos clientes

A pesquisa da McKinsey mostra um aumento médio de satisfação dos clientes de 10% a 30%.

Isso está relacionado a uma postura centrada na geração de valor para os clientes, tanto no que diz respeito a capacidade de mudar de acordo com as necessidades dos consumidores quanto na de proporcionar uma boa jornada de compra de ponta a ponta.

As 6 principais dificuldades das organizações em business agility

1. Falta de patrocínio da alta gestão

A falta de visão e de compreensão sobre resultados de uma jornada pela business agility, assim como de seu potencial, é responsável pela falta de patrocínio à iniciativa.

Como vimos, por via de regra, jornadas em business agility são puxadas pelas altas lideranças, que determinam o tom da transformação para toda a organização e, logo, seu sucesso. Evidentemente, para dar certo, o mindset deve estar de acordo com o que a organização almeja alcançar, e não com a cultura legada.

Isso nos leva à próxima dificuldade.

2. Mindset das lideranças

Muitos líderes, embora queiram e patrocinem os benefícios da business agility, ainda não fizeram as mudanças requeridas para isso, ou seja, eles mantém comportamentos legados esperando a mudança.

A mensagem para o resto da organização fica confusa e tende a ser desacreditada. Esse, aliás, é um dos maiores problemas que as organizações.

A mudança em direção a uma agilidade maior no nível da organização é um desafio para as lideranças. Processos, práticas, valores e atitudes arraigados não mudam rapidamente.

Buscar um estilo de liderança consistente com o discurso que se instila na organização e com os objetivos da jornada business agility permitirá que a organização não fique estagnada.

3. Cultura organizacional

Modelos tradicionais de negócio são desenhados para controle, execução técnica e baseados em muitas formalidades e burocracias, além de terem baixíssimo nível de transparência e criatividade.

Proporcionar mentorias com agile coaches sobre mindset agile, em todos os níveis da organização, para a construção de competências, alinhamento e colaboração entre os setores terá grande impacto nos resultados.

Leia mais: Metodologias ágeis não são tudo. Entenda por quê.

4. Tempo

Uma jornada para business agility leva tempo. Estamos falando de anos, não de semanas e meses. O caminho tampouco é evolutivo, mas se dá entre retrocessos e avanços.

Coomo vimos acima, os resultados do business agility estão diretamente relacionados com a evolução em maturidade.

5. Tamanho

Não é surpreendente que pequenas e médias organizações tenham mais facilidade com a transição para um modelo de business agility do que grandes, numa diferença na ordem de 11% a 19% acima. Inclusive, segundo a McKinsey, essa agilidade tem um componente existencial para elas – ou elas tem ou morrem.

Tamanho e complexidade são as maiores dificuldades para adoção da business agility. No entanto, não é necessário sacrificá-los para ser ágil e flexível. Há uma medida entre o que precisa ser estável e o que precisa ser dinâmico que deve ser distinguida dentro da organização.

Business agility: agile no nível da organização

Deseja ver seus clientes mais felizes, ter um upgrade em produtividade e, ainda, ter colaboradores satisfeitos e engajados? Muitas companhias estão tentando, mas só algumas estão conseguindo realmente.

Agilidade no nível do negócio tem a ver com estrutura e processos, mas também com mindset e comportamento – sobretudo das lideranças.

Também sabemos que os resultados do business agility vão depender do nível de maturidade e da amplitude das ações. Uma organização não se tornará ágil com uma ou duas iniciativas isoladas, mas com uma jornada que visa transformar a organização em algo completamente diferente do que ela é.

Para se aprofundar no assunto, assista ao nosso SuperTalks Edição Business Agility.

business agility webinar

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.