Financeiro

Rotinas do setor financeiro: como torná-las mais eficientes

18 de Setembro de 2019

por Supero

Tempo de leitura: 8 minutos

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Usar a tecnologia como aliada para tornar as rotinas do setor financeiro mais eficientes tem sido a estratégia de muitas instituições financeiras para garantir a satisfação do cliente e evitar fraudes. Além disso, as inovações tecnológicas imprimem credibilidade a marca, não sobrecarregam os funcionários e ainda fazem a empresa otimizar custos. 

Uso de inovações financeiras

Se pararmos para pensar como era há uns anos realizar uma transação bancária simples, percebemos que as inovações tecnológicas trouxeram melhorias em várias rotinas de trabalho do setor financeiro, desde a avaliação de riscos nos processos de cadastro até a agilidade nas operações diárias do cliente, como pagamentos, transferências e aplicações.

Para refletirmos a respeito da importância da tecnologia para esse segmento, listamos, abaixo, 4 mudanças provocadas em instituições bancárias, somente no que se refere a conta.

1 - Abertura de conta online - Com a abertura de contas online, as empresas financeiras passaram a ter um serviço mais ágil, econômico e inovador. Os processos digitais trouxeram a redução de filas em agências e uma maior aderência do público jovem. Isso garante mais competitividade e lucro para a empresa.

2 - Conta exclusivamente digital - Em busca de operações mais baratas e que atendessem a demanda do cliente, as instituições financeiras criaram serviços que podem ser contratados, personalizados e gerenciados por meio de um aplicativo. Isso reduziu o custo operacional e como consequência o valor dos pacotes.

3 - Movimentação de conta via app - Através dos aplicativos mobile ou via web, o cliente pode executar rotinas financeiras a qualquer momento, de qualquer lugar com acesso a internet. Como o usuário passou a ter mais meios de usar a conta, isso permitiu que ele utilize mais. Os benefícios obtidos com essa facilidade estenderam-se a todos os serviços disponíveis.

4 - Uso de Big Data para prevenir fraudes - A análise de dados têm um papel fundamental no ambiente bancário, uma vez que permite às instituições financeiras melhorarem o planejamento e oferecerem opções de serviços mais inteligentes ao cliente. O Big Data ainda auxilia a evitar fraudes, já que garante a validade dos dados inseridos pelo usuário. 

Como podemos ver nos pontos abordados, a tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser fundamental para o setor financeiro. Ferramentas de TI podem auxiliar para simplificar as rotinas e tornar os serviços oferecidos mais ágeis e econômicos.

De cadastros a meios de pagamentos, no nosso dia a dia percebemos que as inovações tecnológicas flexibilizam nosso consumo e garantem mais qualidade nas operações realizadas. Iniciativas como essa aproximam o cliente da instituição financeira, uma vez que ele percebe que a empresa está mais alinhada às suas reais necessidades.

Automação de processos internos

Ao conversarmos com pessoas que trabalham no mercado financeiro, o que eles relatam é que um dos maiores benefícios da tecnologia para o setor é a possibilidade de automatizar processos e assim melhorar a rotina dos departamentos, trazendo mais agilidade para os negócios.

Integrar soluções inteligentes ao ambiente corporativo faz com que as instituições criem novos mecanismos para tornar os serviços financeiros mais eficazes e fazer com que a experiência de uso do cliente seja mais agradável.

Quem trabalha na área sabe que a automação na gestão financeira impacta diretamente nos procedimentos administrativos, de gerenciamento de recursos e integração de dados, uma vez que todos esses processos passam a ser executados com menos erros e mais agilidade, dando mais confiança aos profissionais envolvidos.

Muitos problemas enfrentados por instituições financeiras como, a necessidade de ampliar os canais de atendimento sem aumentar os custos e a busca por serviços capazes de atender com precisão as demandas de um cliente cada vez mais conectado, podem encontrar na automação uma solução.

Você consegue imaginar fazer o gerenciamento de processos por meio de fluxogramas ou planilhas manuais? Além de consumir muito tempo, a chance de erros é grande e a consequência disso pode ser desastrosa. Procurar um fornecedor especialista em soluções financeiras pode ser uma saída inteligente para resolver problemas dessa natureza.

Terceirização para instituições financeiras

Entre os desafios de empresários e gestores do setor financeiro está a tarefa de estimular a motivação e a concentração dentro da organização. A terceirização de soluções tem aparecido como uma alternativa que oferece vantagens para operações nessa área. 

Relacionamos, abaixo, 3 benefícios dessa iniciativa que tem como principal objetivo trazer agilidade e expertise para o ambiente de trabalho.

- Redução do custo operacional - Como nem sempre é possível contratar pessoas que se adequem à realidade do negócio, uma empresa deve estar preparada para despesas trabalhistas. Além de custos com um eventual funcionário que sai, há também que despender recursos com o que entra. E isso não acontece somente no momento da contratação, pois antes ainda precisa acontecer a seleção do profissional e depois o treinamento. Ao investir na contratação de terceiros, essas responsabilidades não são mais da empresa. Ou seja, a instituição financeira investe menos e tem mais qualidade nos serviços que serão prestados, uma vez que os  profissionais contratados são experientes na área de atuação.

- Aumento da produtividade - Uma das principais consequências de incorporar a terceirização na rotina corporativa, segundo os adeptos desse serviço, é o aumento da produtividade. Bancos e instituições financeiras costumam ter um ritmo intenso de trabalho e focar em processos de gestão e atendimento costumam melhorar o relacionamento com o cliente. Ao terceirizar colaboradores, os funcionários da empresa passam a dar mais atenção ao que realmente importa e sem acumular funções sentem-se mais motivados a produzir. Ao final do período de contratação do terceirizado, os resultados podem ser medidos e quem geralmente sai lucrando é a organização que contratou o serviço. 

- Padronização na qualidade dos serviços - Observando a evolução das empresas do setor financeiro, observamos que para crescer nesse mercado além de investirem em inovações tecnológicas como sistemas, plataformas e softwares, que são fundamentais para a qualidade dos serviços, muitas estão apostando em profissionais experientes. A terceirização é uma garantia de poder contar na equipe com colaboradores treinados e capacitados. E a responsabilidade de fornecer isso às instituições financeiras é da empresa parceira que oferece o outsourcing. Com conhecimentos específicos, as atividades do profissional terceirizado vindo de uma empresa com qualificação nessa área, garante eficiência no processo e chances reduzidas de falhas e erros.

Política de Segurança cibernética

Para prevenir o país de ataques cibernéticos e outros problemas relacionados a segurança, no ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou a Resolução nº 4.658, que prevê a obrigatoriedade das instituições financeiras de implantarem a política de segurança cibernética e estabelecer requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BACEN), a medida foi tomada pensando na importância do risco cibernético no processo de gestão das instituições financeiras (IFs), uma vez que as consequências de um ataque cibernético podem ser de prejuízos inestimáveis. 

Segundo divulgado pelo BACEN, todas as instituições financeiras devem implementar e manter uma política de segurança cibernética baseada em princípios e diretrizes que assegurem a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados e dos sistemas de informação utilizados até 31/12/2019.

O que você achou de saber mais a respeito de como tornar as rotinas do setor financeiro mais eficientes? Se você tem interesse nesse mercado, veja também o conteúdo que preparamos sobre Gamificação no setor financeiro para engajar clientes e ótima leitura!


Escrito por Supero Editor dos conteúdos do blog da Supero.

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