Gestão

Saúde mental no trabalho da TI: 5 formas de CIOs atuarem

4 de Março de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Saiba como extrair os melhores resultados da sua equipe de TI e ao mesmo tempo manter os profissionais com a saúde mental no trabalho em dia, nesses tempos de pandemia

Mesmo antes do surgimento da COVID-19, os transtornos relacionados à saúde mental dos profissionais de diferentes áreas de atuação já chamavam a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Isso porque, de acordo com a organização, mais de 320 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, sendo o Brasil o segundo país mais depressivo da América Latina. 

Se formos ainda mais a fundo, ao falar de pessoas com transtornos de ansiedade, o nosso país é um dos mais ansiosos do mundo, com cerca de 18 milhões de brasileiros sofrendo de ansiedade, ou seja, quase 10% da população. 

Ainda nessa linha, dados coletados entre 2016 e 2019, época anterior à pandemia, pela Vittude, plataforma online voltada para a saúde mental, revelou que 86% dos brasileiros que responderam ao teste vivem com algum transtorno mental. 

Dessa forma, a estimativa dos órgãos de saúde é que os números relacionados a transtornos emocionais aumentem significativamente até 2030. 

Mas quanto e de que maneira a saúde mental tem afetado o ambiente de trabalho nos últimos meses, com o surgimento da pandemia e as mudanças na rotina dos profissionais, como o home office e o distanciamento social? Acompanhe neste post.

Conheça 6 boas práticas de liderança para gerenciamento de crises 

Como manter a equipe saudável 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os fatores de risco ergonômico e a sobrecarga mental têm sido as principais causas de afastamento no trabalho.  

Por isso, prezar pela saúde mental dos profissionais, embora uma necessidade óbvia, é um desafio para as corporações, sobretudo, em tempos difíceis. 

Afinal, quando está gozando de uma boa saúde mental, o profissional tende a usar seus conhecimentos e suas habilidades para exercer suas funções da melhor maneira possível, com mais produtividade e excelência no trabalho. Como revela Bárbara, que atua há 9 anos com gestão de pessoas: 

Um profissional com a saúde mental em dia tende a estar em melhor equilíbrio com ele mesmo e o que está em volta. Além disso, tende a ter maior concentração, foco e, consequentemente, produtividade. O desequilíbrio mental costuma consumir seus pensamentos, sua energia, seu foco e por vezes sua disciplina e rotina. 

Dessa forma, investindo na saúde mental de seus profissionais, a Supero busca criar um time mais saudável, feliz e engajado, focado e empenhado em atingir os resultados propostos de maneira ágil e precisa. 

Afinal, manter o agile no home office pode ser difícil, mas é possível, veja como neste artigo

5 dicas e cuidados para trabalhar a saúde mental 

Diante desse quadro, algumas empresas passaram a olhar com mais atenção para o bem-estar de seus profissionais, principalmente para setores da economia que foram mais impactados emocionalmente pela pandemia. 

Veja também: Como manter a motivação no home office

Bárbara Daniel Vieira, gestora de pessoas na Supero Tecnologia, diz que, por precaução, a empresa aumentou os cuidados com os profissionais, uma vez que o trabalho home office para alguns pode gerar uma ansiedade extra: 

No mês seguinte ao início do home office, enviamos uma pesquisa para saber como os profissionais estavam durante o trabalho em casa e, com aqueles que sinalizaram não estar bem, fizemos contato direto como acolhimento e apoio, bem como indicação de terapeutas. Também foi realizado um trabalho ativo do departamento, em que passamos a falar com os profissionais via ligação telefônica ou chamada por vídeo, para saber como estavam em âmbito geral, incluindo mental. E houve uma intensificação do acompanhamento dos gestores junto aos seus times, com reuniões mais frequentes.     

Por contar com um time grande de profissionais de TI, que tiveram um aumento significativo em suas demandas nos últimos meses, devido à transformação digital acelerada pela COVID-19, Bárbara conta que o Departamento de Desenvolvimento Humano da Supero também planejou iniciar publicações mensais sobre saúde mental, com dicas variadas. 

E, a fim de auxiliar você, CIO, a manter a saúde mental do seu time no trabalho, a especialista em gestão de pessoas Bárbara Daniel Vieira, que atua há cerca de 7 anos com profissionais de TI, elaborou 5 dicas que podem ser implementadas na sua empresa de maneira simples e eficaz. 

1. Tenha um núcleo de saúde mental em sua empresa  

Contar com um grupo, no ambiente de trabalho, que tenha entre suas atribuições compartilhar informações e realizar ações de promoção da saúde mental é um cuidado com a equipe que pode gerar significativos resultados tanto para o bem-estar do profissional quanto para a produtividade.   

2. Faça ações de engajamento sobre o tema  

Adotar uma cultura organizacional engajadora, que faça pesquisas com os profissionais, inclua o tema ‘Saúde Mental’ nas comunicações internas e desenvolva lideranças preparadas para lidar com o assunto, é a melhor forma de obter insumos para programas futuros.  

3. Normalize o tema ‘saúde mental’ 

Saúde mental deve ser tema recorrente, abordado de forma natural, e não um problema a gado para debaixo do tapete. Os transtornos mentais e emocionais surgem como consequência de diversos fatores e ignorar o tema não vai fazer com que ele desapareça.  

4. Ensine seus gestores a lidar com o assunto de forma natural  

Conhecimento e maturidade sobre o assunto é a melhor maneira de lidar com alguém do seu time que está com a saúde mental abalada. Não se intimide com questões que não sejam da sua expertise. Saiba compreender a situação e encaminhar o profissional para que seja auxiliado por um especialista.  

5. Ouça o time e saiba sobre o que os profissionais têm interesse em saber  

Manter seu time motivado é uma das chaves para elevar a saúde mental dos profissionais. Ouça o que as pessoas têm a falar com interesse e tente oferecer, na medida do possível, o que elas precisam para manter o equilíbrio no trabalho. Lembre-se: quanto mais feliz o profissional estiver, melhor será o seu desempenho. 

Profissionais mais felizes são mais produtivos  

Profissionais mais felizes são mais criativos e produtivos do que os demais. Ou seja, o bem-estar dos profissionais afeta diretamente os resultados do setor de TI e, desse modo, da empresa como um todo.   

Não à toa que a psicologia individual e de equipes nos locais de trabalho se tornaram tema de metodologias ágeis. Muitos gestores da área de tecnologia acreditam que o sucesso está muito mais relacionado ao engajamento do profissional com o propósito do projeto do que com o método que ele utiliza para alcançar os resultados. 

curso lean thinking

Assim, o segredo dos times ágeis passa pela saúde mental dos profissionais. E esse novo estilo de trabalho está ganhando cada vez mais o mercado, que mais competitivo exige profissionais mais flexíveis e autônomos. 

A satisfação que os métodos ágeis provocam na equipe também pode ser um fator importante na elevação da saúde mental dos profissionais envolvidos. 

Com entregas bem programadas e ritmo sustentável, geralmente, os profissionais que atuam com metodologias ágeis são dispensados de hora extra, mantendo assim uma rotina saudável e equilibrada entre a vida pessoal e a profissional. 

Leia mais sobre Times ágeis: por que o mindset agile é uma vantagem competitiva?  

Formar e gerir times com boa saúde mental 

Gerenciar a saúde mental no ambiente de trabalho já não é diferencial, mas necessidade, principalmente em momentos de incertezas, como os causados pela pandemia do novo coronavírus, que aumentam a tensão.  

Afinal, condições de saúde mental mal resolvidas podem levar a doenças, que resultam em um aumento de ausências no trabalho, baixo rendimento e até mesmo desligamento, tendo como consequência a alta rotatividade de pessoal.  

Aos CIOs e demais gestores cabe compreender quando alguém do time precisa de ajuda e estar preparado para lidar com o problema.  

Formar e gerir times de TI com boa saúde mental para trabalhar em organizações de diferentes setores está entre as especialidades da Supero Tecnologia.  

Converse com um dos consultores e entenda como ter profissionais mais alinhados com suas demandas e necessidades. 


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais