Tecnologia

Software de prateleira ou personalizado: como saber qual é o ideal?

7 de Julho de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Optar por um software de prateleira ou personalizado é grande dúvida das organizações. Saiba o que fazer

Como uma fábrica de software, criamos soluções personalizadas. Por isso, todos os dias, organizações nos procuram com projetos para os mais variados fins. E uma das primeiras perguntas que fazemos a elas é se já eliminaram a possibilidade de um software de prateleira. Isso mesmo. 

Se a resposta for sim, costumamos perguntar os motivos de estarem considerando a personalização. Se a resposta for não, nós ressaltamos a importância de conhecer o mercado para entender as possibilidades e, aí sim, voltar a conversar conosco. Por que fazemos isso? 

Porque optar por um software de prateleira ou por um software personalizado não é um decisão trivial. Nem sempre é o caso de personalizar, como também nem sempre é o caso de comprar pronto. E raros são os que chegam a nós com esse ponto resolvido. 

A pergunta, portanto, sobre optar ou não por uma solução de mercado ou personalizada é decisiva e precisa ser resolvida antes de qualquer passo. 

Neste post, vamos explicar o que é cada uma das soluções, diferenças e também o que considerar em um processo decisório.  

supertalks - agile

O que é um software de prateleira? 

Software de prateleira é uma solução produzida de maneira genérica, uniforme e em larga escala. Ou seja, suas funcionalidades não são desenvolvidas especialmente para usuários específicos e uma organização.  

Como produtos, podem ser comercializados e consumidos por, potencialmente, qualquer interessado em sua aquisição. São exemplos de softwares de prateleira plataformas como o Hubspot e Microsoft Office. 

Com o SaaS, os softwares de prateleira ganharam ainda mais mercado. Com a possibilidade de trial facilitada, o acesso a essas soluções atingiu também outro patamar, assim como os custos. Hoje, há soluções para vários setores, tudo em um ou bem específicas, para os mais variados bolsos e necessidades. 

O que é um software personalizado? 

O software personalizado é um solução desenhada, criada, entregue e mantida, seja por fornecedor externo – como fábricas de software – ou equipe interna, sob demanda e especialmente para um conjunto de usuários ou organização.  

Suas funcionalidades são pensadas e determinadas com base em um estudo prévio das necessidades, características e especificidades de seus usuários, propósito e custos. 

Os softwares personalizados geralmente são as opções ideais para processos complexos, que fogem à regra geral, e podem atender tanto a propósitos bem específicos quanto englobar vários operações da organização. 

Diferença entre software de prateleira e sob demanda 

1. Nível de customização 

Um software personalizado, como vimos na definição, tem funcionalidades escolhidas e desenhas sob medida para os usuários. Na prática, isso significa que o produto se adaptará às rotinas e protocolos do negócio, e não o contrário. 

Não que os softwares de prateleira não sejam customizáveis. Porém, por serem produtos produzidos em massa, precisam, naturalmente, ser mais genéricos. Para as empresas, isso demandará, eventualmente, uma modificação de processos e de rotinas, essencial para a adaptação à ferramenta. 

Outro ponto relacionado a isso é a perda do controle da entrega de novas funcionalidades, que fica inteiramente a cargo da fornecedora do software de prateleira. Por via de regra, as melhorias e novas funcionalidades são decididas pela aplicação de pesquisa com os clientes e pela avaliação do Net Promoter Score – NPS. 

2. Uso de funcionalidades 

Com respeito ao uso de funcionalidades, há algumas diferenças entre um software de prateleira e um personalizado.  

Num software personalizado, a organização desenvolve o que precisa, tal como precisa. E não há, por assim dizer, nem funcionalidades sobrando nem faltando. À medida que rotinas vão sendo modificadas ou acrescentadas, é possível incluí-las no roadmap e implementá-las, escalando a aplicação. 

Em softwares de prateleira, que atendem a vários segmentos, não é incomum um excesso ou carência de funcionalidades. Isso leva um uso parcial ou subuso da aplicação. No limite, é preciso adotar vários sistemas de suporte além da ferramenta principal. 

3. Integrações  com softwares legados

As integrações não são um problema em softwares customizados, que são desenvolvidos para se integrar ao ambiente e infraestrutura.

Já com softwares de prateleira, saber se funcionarão com as aplicações legadas da organização é uma consideração crucial. 

Se não, será necessário investir para que ele opere com a infraestrutura existente e se comunique com os demais softwares. 

4. Implantação 

Como um software personalizado é construído do zero, seu processo de implementação só começará depois que o primeiro Mínimo Produto Viável - MVP for feito. Evidentemente, para que este já entregue valor para os usuários, metodologias como lean inception e design sprint serão aplicadas para orientação das equipes de desenvolvimento. 

Um software de prateleira oferecido pelo mercado, por outro lado, tem um processo de implementação bem mais curto

Então, a implementação já começa na etapa de treinamento dos times – onboarding – para fazer o melhor uso da ferramenta e uma transição adequada. 

5. Atualização e manutenção 

Várias empresas, hoje, enfrentam problemas com seus softwares legados de prateleira, sobretudo quando o fabricante deixa de atualizá-los e mantê-los, seja por ter descontinuado a produção ou até ter sido vendido. 

Claro, estamos falando de tecnologias cuja infraestrutura, linguagens e funcionalidades estão se atualizando continuamente para que continuem entregando o máximo valor ao longo do tempo. 

Nesse ponto, ter a independência de um produto próprio pode evitar vários problemas relacionados à evolução da aplicação, como migrações de infraestrutura on-premise para cloud e linguagens de programação. 

Se o software for desenvolvido e mantido pela TI interna, há total independência em relação às vicissitudes da empresa que o comercializa.  

6. Preço 

O custo de um software de prateleira é bem menor que o de um software personalizado, dada a escala e a produção, que neste é feita do zero. De fato, neste ponto estamos falando de coisas que sequer podem ser comparadas em termos de orçamento. Mas estamos vendo apenas o curto prazo

No longo prazo, as contas costumam se equilibrar, a ponto de em certos casos se igualarem, dado o maior tempo de vida útil, escalabilidade, eficiência, menores custos de integração e independência dos softwares personalizados. 

Outro ponto é que, depois de desenvolvida, a organização também poderá comercializar seu produto com outras organizações, podendo incrementar seu retorno sobre o investimento. 

Desenvolver ou não? Decidindo por um software de prateleira ou personalizado 

Você entendeu as especificidades de cada tipo de software. Mas até aqui você ainda não sabe qual deles é a resposta para o seu negócio, necessidades e processos. Então, veremos agora como decidir sobre um software de prateleira ou personalizado

1. Entenda as suas necessidades  

Levante com a equipe, ponto a ponto, tudo o que você espera em seu novo software. Avalie, para isso, pontos como: 

  • Regulamentações do setor 
  • Requisitos e automatização de processos e transações 
  • Segurança e privacidade de dados 
  • Quantidade de softwares que já estão em uso 
  • Integração com softwares legados 
  • Transição de processos e rotinas atuais para a ferramenta 
  • Oportunidades de aumentar vantagens competitivas 
  • Crescimento e escalabilidade da aplicação a longo prazo. 

2. Avalie seu setor 

Uma vez que você sabe qual a sua necessidade e a prática do seu segmento, você precisa entender se só um software personalizado pode atendê-las.  

Faça um pesquisa de mercado, benchmarking de fornecedores de opções tanto personalizadas quanto de prateleira interna e externa.  

Analise os pontos levantados nos primeiros itens e ainda se: 

Dê seu voto para a solução que entregar pelo menos 80% das suas necessidades.  

Entre software de prateleira e personalizado: a melhor solução para seu negócio 

Se a sua decisão já está tomada, fale agora mesmo com quem sabe como formar grandes times para desenvolver a sua melhor solução. Fale com um de nossos consultores


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.