Gestão de pessoas

A inovação diminui no home office?

17 de Março de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Mesmo com a manutenção da produtividade dos profissionais, empresas repensam o modelo home office a fim de manter ativa a cultura da inovação. 

 
A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive no dia a dia do trabalho, com experiências de home office mais recorrentes e intensificadas. 

O resultado dessa mudança para as empresas, como revela uma pesquisa encomendada pela Microsoft, foi a continuidade ou elevação do nível de produtividade dos times, que, com o trabalho remoto, passaram a contar com profissionais mais motivados. 

De acordo com a pesquisa, os 5 principais motivos disso, são: 

  • vestir-se mais casualmente, 
  • poder personalizar o espaço de trabalho, 
  • ter mais tempo para os hobbies, 
  • trazer o trabalho para dentro de casa e 
  • poder trabalhar com o seu pet do lado. 

Com isso, os executivos que responderam à pesquisa revelaram que veem o trabalho remoto como uma forma de aumentar o engajamento dos profissionais, com mais da metade deles dizendo que essa será uma forma poderosa de reter os melhores talentos no futuro, 

Entretanto, a pesquisa constatou também que apesar da produtividade em alta, o home office provocou uma diminuição na inovação dos negócios

A causa disso, de acordo com os dados coletados, é que além da falta de preparo dos líderes para empoderar times virtuais, o distanciamento social pode fazer o profissional se sentir distante da empresa, menos unido à equipe e, dessa forma, menos colaborativo. 

Mas, afinal, como adotar o sistema de trabalho híbrido na sua empresa a fim de obter bons resultados e manter a cultura da inovação?  

É o que veremos neste artigo. 

Leia também sobre: Como manter a motivação da equipe durante o home office

 
Inovação no home office: trabalho híbrido, metodologia ágil e tecnologia

1. Adotar um modelo híbrido  

O modelo de trabalho híbrido, adotado por algumas empresas no Brasil, durante a crise da COVID-19, em termos gerais, consiste em dividir a jornada de trabalho dos profissionais entre realizar parte das atividades home office e outra parte no escritório da empresa.  

Quando bem executado, o modelo híbrido tem se mostrado bastante eficiente para os negócios, pois alia a produtividade, que geralmente aumenta no home office, com a inovação que na maioria das vezes acontece, quando o profissional tem uma conexão com a empresa e sua equipe. 

No entanto, manter um sistema híbrido pode ser um desafio para muitas empresas que ainda não estão preparadas para esse modelo de trabalho, que tende a se manter mesmo na pós-pandemia. 

Afinal, o trabalho híbrido exige foco, organização e disciplina por parte de todos os envolvidos, principalmente dos gestores, que em muitas empresas precisaram enxugar suas equipes, diante de um cenário de incertezas econômicas, e manter a qualidade de suas entregas

2.  Adotar uma metodologia ágil 

Apostar em metodologias ágeis como Scrum ou lean thinking pode ser uma alternativa efetiva no enfrentamento dos desafios da inovação no home office. 

O lean thinking, por exemplo é focado em gestão de mudanças e na redução de desperdícios de recursos, ajudando a otimizar rotinas remotas. 

O método faz isso por meio de ferramentas que produzem a transparência dos processos, empodera todos os envolvidos e, por fim, eleva o nível de responsabilização. 

Conheça nossa consultoria em Lean Thinking 

3. Adotar tecnologias como vantagem competitiva 

A tecnologia também pode fazer do home office um modelo de trabalho propício para a inovação, uma vez que um ambiente de trabalho adequado deve estimular novas ideias.  

Priorizar a adoção de novas tecnologias ao recriar processos remotamente e tornar a sua empresa mais eficaz nos novos modelos de trabalho deixará, certamente, mais espaço para a inovação no home office. 

Entretanto, para a fluidez no trabalho, talvez seja preciso, por exemplo, rever a infraestrutura de TI.  

E assim, dessa forma, as soluções tecnológicas se mostram cada vez mais importantes, inclusive para assegurar não só a produtividade, mas também os processos colaborativos e a conexão entre os profissionais que trazem a inovação. 

Gestão da inovação: como inovar de forma sustentável 

Tendências de trabalho remoto nos próximos anos 

De acordo com o Sebrae, o trabalho remoto é uma tendência de mercado para os próximos anos, não somente no Brasil, mas no mundo. 

Assim, com base em pesquisas e estudos realizados, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas divulgou como esses modelos de trabalho serão vistos no futuro. 

Atração de talentos  

Profissionais passam a procurar trabalhos e querer se estabelecer em empresas que proporcionam essa modalidade de trabalho. 

Mais preocupação com resultados 

As empresas irão se preocupar cada vez mais em acompanhar e monitorar os resultados das métricas, com profissionais comprovando o desempenho por meio de entregas. 

Estratégia de negócio 

Em relação a custos operacionais, o trabalho remoto reduz os gastos da empresa com espaços físicos e mobilidade de pessoas até o local de trabalho. 

Crescimento do freelancer 

Com a cultura do home office e do modelo de trabalho híbrido, muitos profissionais passam a optar por ser freelancers em tempo integral e ter mais flexibilidade com horários. 

Exigência de habilidades específicas 

Trabalhar de casa ou dividir a rotina de trabalho entre casa-escritório não é para todos. Para se adaptar bem a essa nova tendência, o profissional precisa ter determinadas habilidades, como: comunicação digital, gerenciamento de tempo e foco, comunicação proativa, mindset voltado para o crescimento e familiaridade com dispositivos tecnológicos e softwares. 

Além do profissional, a empresa, por sua vez, deve estar alinhada com as particularidades desses modelos de trabalho, que tudo indica, vieram para ficar e proporcionar ao profissional todas as ferramentas que ele precisa para desenvolver o trabalho esperado. 

Como encontrar a melhor solução para inovar no home office 

Se a capacidade de inovar está diretamente ligada à motivação e ao engajamento é bem possível que a inovação surja no trabalho remoto. Um ambiente diferente da habitual sala de escritório e com menos distrações pode proporcionar iniciativas nunca antes pensadas. 

Com uma cultura de trabalho híbrido, orientada a resultados, por meio de metodologias ágeis e soluções tecnológicas pensadas para atender a necessidade de cada modelo de negócio, você aumentará as chances de a inovação fluir, inclusive no home office. 

Portanto, se a sua empresa ainda não conta com soluções tecnológicas que atendam às necessidades do seu negócio, em tempos de trabalho remoto e híbrido, conheça os serviços da Supero Tecnologia

Há quase 20 anos no mercado de soluções de TI, a Supero conta com um time experiente e oferece diversas soluções, que vão desde projetos customizados para o seu negócio até alocações, proporcionando eficiência e qualidade para a sua empresa. 

Afinal, muitas organizações, durante a pandemia, perceberam que as equipes, principalmente, da área de TI, precisavam de braços para reduzir o backlog ou entregar projetos específicos. 

Dessa forma, atuando junto ao time de TI da empresa, a Supero estuda as necessidades de cada projeto e escala o que precisa ser realizado em determinado período de tempo e, assim, trabalha na redução da janela de entregas, fornecendo mais agilidade e inovação. 

Aliás, a Supero é especialista em levar inovação para as empresas. Com profissionais altamente capacitados e engajados em fazer parte da rotina da sua equipe, o quadro de profissionais conta com perfis com expertise em diversas verticais de negócios e tecnologia. 

Para saber mais e conferir todas as vantagens de contar com profissionais específicos para a sua demanda, entre em contato e tenha as melhores soluções para o seu negócio. 


Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.