Infraestrutura

Como aliar logística e sustentabilidade a partir de soluções Cloud

14 de Janeiro de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 8 minutos

Voltar

Saiba como a adoção de soluções cloud no setor de logística pode ajudar as empresas a se tornarem mais sustentáveis

A busca por sustentabilidade vem modificando o modo como as organizações realizam os seus processos produtivos e operacionais. Nesse cenário, os gestores se questionam: como podemos reduzir o consumo de energia e racionalizar o consumo dos equipamentos, sem deixar de lado o ganho de vantagens competitivas?

O questionamento é válido, afinal, por mais que busquem harmonizar suas práticas com o ecossistema, as empresas precisam garantir que seu negócio seja lucrativo.

No setor de logística e transporte não é diferente. Se de um lado se busca o crescimento tecnológico, de outro há a preocupação em implementar técnicas sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente. É nesse contexto que as soluções cloud emergem, com a proposta de conciliar os dois lados dessa mesma moeda.

Entenda a seguir como logística, sustentabilidade e Cloud Computing estão conectados. 

infográfico jornada para a cloud computing

Logística e sustentabilidade: por que esses elementos estão interligados

Para encontrar soluções na área de logística que sejam ecologicamente adequadas, é preciso que os gestores entendam que esse segmento possui profunda conexão com a sustentabilidade.

Os primeiros pontos de atenção nesse sentido são o descarte correto dos produtos e a sua reutilização através da reciclagem. 

Atualmente, as estratégias sustentáveis incorporaram ao processo produtivo uma nova etapa: a de ressurreição. Ou seja, após chegar ao fim de sua vida útil, o produto até pode ser descartado definitivamente (dependendo das suas condições), mas o ideal é reintegrá-lo à cadeia produtiva (seja para usá-lo novamente ou para criar um novo produto). 

Ao diminuir a quantidade de lixo descartada e que contamina o solo e as fontes de água, é possível minimizar os danos ao meio ambiente. 

Outro ponto que merece atenção das empresas de logística quando o assunto é sustentabilidade, é a emissão de gases poluentes. As frotas utilizadas para transporte de mercadorias estimulam o aumento do efeito estufa no planeta, trazendo consequências negativas para todo o ecossistema. 

Organizações do setor de logística devem encontrar meios de utilizar seus veículos de maneira inteligente, seja por meio da utilização de biocombustíveis ou da operação da frota de maneira otimizada. 

Em terceiro lugar, é inevitável o crescimento da tecnologia nessas empresas, e tecnologia demanda energia para funcionar. Deixar a inovação de lado não é uma opção, mas é importante que haja um comprometimento em buscar ferramentas tecnológicas sustentáveis, que ajudem os gestores com seus objetivos ao mesmo tempo que contribuem com o planeta.

Como as soluções Cloud podem ajudar

Para uma empresa ser categorizada como sustentável, ela precisa reavaliar todo o ciclo de vida do produto (ou serviço), calcular as suas emissões de carbono e elaborar uma estratégia de redução.

Com a adoção do cloud computing, ela pode desenvolver uma infraestrutura computacional mais sustentável. Além de trazer vantagens como a redução de custos, o aumento da eficiência operacional e a economia do consumo de energia, a computação em nuvem ajuda a minimizar a emissão de gases do efeito estufa.

Com as soluções cloud, as empresas se tornam aptas a realizar um melhor racionamento dos recursos de TI, através da utilização dos serviços sob demanda (“as a service”). Esses serviços reduzem a quantidade de máquinas físicas que são requeridas para as operações.

Ademais, a computação em nuvem dissolve os custos envolvidos ao longo do ciclo de uma solução de TI (por exemplo, gastos com licenças de software, upgrades, hardware, manutenção e segurança) e fornece à equipe de TI mais tempo para realizar outras atividades que sejam estratégicas para o negócio.

No setor de logística, o cloud computing envolve soluções diversas, que auxiliam desde a integração de informações de setores distintos, até o controle de trâmites burocráticos, o gerenciamento de carga e descarga de mercadorias e o controle de abastecimento de frotas. 

Com a adoção das soluções cloud aliado às tecnologias verdes, um único servidor será responsável por executar os diversos sistemas operacionais, o que implica em uma diminuição significativa do tamanho do espaço físico de um centro dados. Além disso, também ajuda a empresa a obter mais eficiência energética e de recursos (uma vez que menos equipamentos são necessários).

Quando o assunto é sustentabilidade no setor de logística, os dados mostram que soluções Cloud podem ser ótimos aliados

A Global e-Sustainability Initiative (GeSI) conduziu um estudo que mostrou o quanto as soluções cloud ajudam as corporações a se tornarem mais sustentáveis, gerando uma relação de ganha-ganha para os dois lados. Segundo estimativas do estudo, as empresas brasileiras teriam condições de poupar, anualmente, cerca de US$ 256 milhões de dólares, se aproximadamente 80% delas migrassem três tipos de aplicações para a nuvem. 

Além disso, esse feito também diminuiria a emissão de 123 toneladas de CO2 na atmosfera. Esse impacto se explica pelo fato de que a migração para a nuvem pode reduzir em mais de 90% o número de servidores que rodam internamente nas organizações.

Uma outro estudo, realizado pelas organizações Accenture e WSP indicou que empresas pequenas (de até 100 colaboradores) que implementam a computação em nuvem chegam a reduzir em até 90% a sua emissão de carbono. Empresas grandes, por sua vez, podem ter uma economia de até 30%

Outro dado interessante que mostra a relevância das soluções cloud para a sustentabilidade, vem de uma pesquisa feita pela Carbon Disclosure Project (CDP).  A organização descobriu que as corporações norte-americanas que utilizaram serviços de Cloud Computing atingiram uma economia de energia anual combinada  de US $ 12,3 bilhões e uma diminuição das emissões de carbono equivalentes a 200 milhões de barris de petróleo.

Se você ainda tinha dúvidas, os números não deixam mentir: a computação em nuvem pode ser uma ótima escolha para empresas de logística que querem obter vantagem competitiva sem abrir mão da sustentabilidade. Apostar em tecnologia, como os dados mostram, nem sempre é sinônimo de ir contra o meio ambiente. A inovação acontece quando se busca conciliar os dois caminhos! 


Para entender mais sobre soluções Cloud e como você pode implementá-las no seu negócio, entre em contato com o nosso time. E para ficar por dentro de mais artigos sobre o setor de logística e transporte, acompanhe o nosso blog!


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais