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Como aplicar o design thinking na gestão de TI

4 de Maio de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Melhore a performance da sua equipe a partir da metodologia que amplia a visão de negócio e estimula a criatividade, a fim de aumentar a qualidade dos serviços

Por ser uma prática que oferece uma solução completa e flexível, sendo aplicável em diversas áreas de negócios, o design thinking vem ganhando força também na gestão de TI.

Isso porque, com características que envolvem questões estéticas, emocionais e cognitivas, a metodologia promete beneficiar a organização desde a solução de problemas até o processo de inovação.

A ideia é que, ao adotar o design thinking, as equipes de TI passem a ser mais criativas e se aproximem do cliente, a fim de entender melhor como funciona sua jornada e, assim, elevar as soluções oferecidas.

Neste artigo você verá o que é, quais os principais benefícios do design thinking para a área de tecnologia e o passo a passo para implantar essa metodologia na gestão de TI, a fim de ser um catalisador para a cultura da inovação.

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O que é design thinking para a área de tecnologia

De modo geral, o design thinking é uma estratégia para encontrar soluções para problemas de modo a gerar valor para o cliente.

Por meio dessa metodologia, o profissional de TI cria uma visão mais humanizada do negócio e, a partir daí, consegue criar uma abordagem mais viável para satisfazer as necessidades do usuário de determinado produto ou serviço.

A grande vantagem é que o design thinking pode ser aplicado a diferentes rotinas do ambiente corporativo, pois auxilia no desenvolvimento das atividades e na criação de soluções mais inteligentes e personalizadas.

Como consequência disso, ela leva a uma execução mais eficiente, segura e inovadora. Além disso, o Design thinking faz com que as equipes passam a ter mais interação, o que aumenta a motivação e diminui a taxa de erros.

Benefícios do design thinking

1. Tem um excelente custo-benefício

Por ter um baixo custo na implementação, o Design thinking não requer altos investimentos do setor de TI para realizar uma transformação na cultura corporativa da empresa que vai aplicá-lo.

2. Proporciona o brainstorming

O processo de design thinking favorece a troca de ideias espontâneas entre os profissionais. Aliás, o desenvolvimento de pensamentos opostos é essencial para quem almeja chegar a resultados melhores.

3. Incentiva a criatividade

A metodologia promove soluções inovadoras ao estimular o processo criativo e a mudança de pensamento, que são a chave para a inovação. Inclusive, um mindset de crescimento é imprevisível e totalmente eficaz.

4. Estimula a empatia 

O design thinking busca aplicações que incentivam a solução de contratempos por meio de mecanismos que favoreçam a empatia e melhoram a comunicação entre o time, potencializando os resultados.

Passo a passo para implantar o design thinking na gestão de TI

Aplicado no ambiente de TI, o design thinking pode impactar diretamente o setor, pela capacidade de estruturar serviços inteligentes e mais conectados com as necessidades do cliente.

A metodologia é simples, ainda que o sucesso da abordagem dependa do engajamento da equipe. Com as 6 etapas do design thinking o objetivo será atingido:

1 - Descubra qual o problema 

Faça uma imersão no setor para entender qual o problema deve ser resolvido. Comece com pesquisas exploratórias para identificar um escopo para o projeto a ser desenvolvido. Depois, aprofunde melhor a pesquisa com objetivo de buscar referências em diversos campos, a fim de criar uma análise multidisciplinar.

2 - Investigue a fundo suas necessidades

Todas as pessoas envolvidas em um projeto devem ter o máximo de empatia umas as outras e também com o cliente. Para isso, desenhe personas com o máximo de informação possível, inclusive suas necessidades e desejos. Tudo isso faz com que a equipe entenda bem para quem o projeto está sendo desenhado.

3 - Saiba identificar e analisar as melhores soluções

Nessa fase, todas as ideias são bem-vindas e devem ser escutadas sem julgamentos. Após, o gestor deve compila-las em um modelo de negócio. Lembrando que, se a ideia for usar o design thinking para criar um novo produto ou serviço, vale investir em longas discussões para que haja diferentes insights.

4 - Faça protótipos e teste as inovações

A etapa da prototipagem é caracterizada pela criação de um protótipo ou um MVP -  produto mínimo viável, ou seja, aquele com as funcionalidades mínimas exigidas pelo cliente. A partir do protótipo ou MVP, a equipe de desenvolvimento de software pode realizar testes, que irão apontar os problemas e as possíveis soluções.

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5 - Mensure o desempenho

Após realizar os protótipos, é a hora de definir quais métricas serão utilizadas para medir os resultados do produto ou serviço que sua empresa quer criar. Na mensuração, também são definidos os indicadores que devem medir os resultados da inovação.

6 - Aprenda com todo o processo

Aprender com erros e acertos é o objetivo dessa etapa final, que deve considerar se os resultados foram satisfatórios ou não. Caso o resultado seja bom, basta trabalhar na solução final. Caso contrário, é hora de voltar para a fase dos protótipos.

Inclusive, uma das propostas do design thinking é garantir que, se for para errar, que se erre o mais rápido possível, para que uma decisão errada cause menos estragos possíveis.

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Design thinking: catalisador para a cultura da inovação

A criação de um ambiente de trabalho mais inovador também pode ser um dos impactos do design thinking na TI.

Afinal, quando você adota essa estratégia no setor, está antecipando a resolução de problemas e, com isso, incentivando a inovação, além de reduzir custos para a empresa.

Pois, mais que buscar resolver um problema, o design thinking propõe desenvolver soluções criativas para oferecer ao cliente o melhor resultado.

Entretanto, por ser uma metodologia nova, o design thinking pode gerar inseguranças e desmotivação do time. O que seria um desastre para a prática, que depende de engajamento de todos os envolvidos.

A intenção do design thinking não é desmerecer o processo repetitivo, mas sim complementar as atividades com abordagens mais criativas e flexíveis, a fim da excelência operacional. Isso está na origem da metodologia, criada para gerar resultados, não apenas inovação pela inovação.

Claro que nem sempre o design thinking é a metodologia ideal para o seu negócio. Entretanto, se você quer melhorar os resultados por meio de uma mudança de comportamento, vale a pena considerar essa abordagem.

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Gere resultados com o design thinking

O design thinking é uma metodologia que pode ser bastante útil para a gestão de TI, uma vez que apresenta baixo custo, flexibilidade e alta efetividade, por envolver o cliente na tomada de decisão.

No entanto, se você gestor de TI precisar de auxílio  na jornada de prototipação de uma solução, conte com uma empresa especialista no assunto.

Com 18 anos de atuação no mercado de tecnologia, oferecendo soluções de TI sob demanda e provendo profissionais da área para as equipes de seus clientes, a Supero Tecnologia acumula a experiência de vários projetos, nas mais variadas tecnologias, para inúmeros segmentos.

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