Gestão de pessoas

Como aplicar o Design thinking na gestão de TI

4 de Maio de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Melhore a performance da sua equipe a partir da metodologia que amplia a visão de negócio e estimula a criatividade, a fim de aumentar a qualidade dos serviços.

Por ser uma prática que oferece uma solução completa e flexível, sendo aplicável em diversas áreas de negócios, o Design thinking vem ganhando força também na gestão de TI.

Isso porque, com características que envolvem questões estéticas, emocionais e cognitivas, a metodologia promete beneficiar não somente a área de tecnologia, mas a empresa como um todo.

A ideia é que, ao adotar o Design thinking, as equipes de TI passem a ser mais criativas e se aproximem do cliente, a fim de entender melhor como funciona sua jornada e, assim, elevar as soluções oferecidas.

Quer saber mais?

Continue a leitura deste artigo e veja o que é e quais os principais benefícios do Design thinking para a área de tecnologia, como essa prática pode ser útil em projetos de TI e o passo a passo para implantar essa metodologia na gestão de TI, a fim de ser um catalisador para a cultura da inovação.

Saiba mais: Lean Thinking: um guia breve e completo

O que é e quais os benefícios do Design thinking para a área de tecnologia

De modo geral, o Design thinking é uma estratégia que permite identificar a melhor maneira de solucionar problemas conforme a demanda do cliente.

Por meio dessa metodologia, o profissional de TI cria uma visão mais humanizada do negócio e, a partir daí, consegue criar uma abordagem mais viável para satisfazer as necessidades do usuário de determinado produto ou serviço.

A grande vantagem é que o Design thinking pode ser aplicado a diferentes rotinas do ambiente corporativo, pois auxilia no desenvolvimento das atividades e oferece ao gestor a capacidade de criar soluções mais inteligentes e personalizadas.

Como consequência disso, o trabalho é executado com mais eficiência, segurança e inovação. Além disso, o Design thinking faz com que as equipes passam a ter mais interação, o que aumenta a motivação e diminui a taxa de erros.

Entre os principais benefícios do Design thinking, podemos destacar:

Tem um excelente custo-benefício

Por ter um baixo custo na implementação, o Design thinking não requer altos investimentos do setor de TI para realizar uma transformação na cultura corporativa da empresa que vai aplicá-lo.

Proporciona o brainstorming

O design thinking favorece a troca de ideias espontâneas entre os profissionais. Aliás, o desenvolvimento de pensamentos opostos é essencial para quem almeja chegar a resultados melhores.

Incentiva a criatividade

A metodologia promove soluções ao estimular a criatividade e a mudança de pensamento, que é a chave para a inovação. Inclusive, um mindset de crescimento é imprevisível e totalmente eficaz.

Estimula a empatia 

O design thinking busca aplicações que incentivam a solução de contratempos por meio de mecanismos que favoreçam a empatia e melhoram a comunicação entre o time, potencializando os resultados.

E, para você que tem interesse em novas ideias e metodologias revolucionárias, acesse o curso gratuito Lean thinking: como sobreviver no mundo VUCA e confira!

Passo a passo para implantar o Design thinking na gestão de TI

Aplicado no ambiente de TI, o Design thinking pode impactar diretamente o setor, pela capacidade de estruturar serviços inteligentes e mais conectados com as necessidades do cliente.

Por isso, a fim de auxiliar você, gestor de TI, na implantação dessa metodologia, preparamos a seguir 6 passos que farão com que o objetivo seja atingido.

1 - Descubra qual o problema 

Faça uma imersão no setor para entender qual o problema deve ser resolvido. Comece com pesquisas exploratórias para identificar um escopo para o projeto a ser desenvolvido. Depois, aprofunde melhor a pesquisa com objetivo de buscar referências em diversos campos, a fim de criar uma análise multidisciplinar.

2 - Investigue a fundo suas necessidades

Todas as pessoas envolvidas em um projeto devem ter o máximo de empatia umas pelas outras e também com o cliente. Para isso, desenhe personas com a máximo de informações possível, inclusive suas necessidades e desejos. Tudo isso faz com que a equipe entenda bem para quem o projeto está sendo desenhado.

3 - Saiba identificar e analisar as melhores soluções

Nessa fase, todas as ideias são bem-vindas e devem ser escutadas sem julgamentos. Após, o gestor deve compila-las em um modelo de negócio. Lembrando que, se a ideia for usar o Design thinking para criar um novo produto ou serviço, vale investir em longas discussões para que haja diferentes insights.

4 - Faça protótipos e teste as inovações

A etapa da prototipagem é caracterizada pela criação do produto mínimo viável, ou seja, aquele com as funcionalidades mínimas exigidas pelo cliente. A partir dos protótipos, a equipe de desenvolvimento de software pode realizar testes, que irão apontar os problemas e as possíveis soluções.

5 - Mensure o desempenho

Após realizar os protótipos, é a hora de definir quais métricas serão utilizadas para medir os resultados do produto ou serviço que sua empresa quer criar. Na mensuração, também são definidos os indicadores que devem medir os resultados da inovação.

6 - Aprenda com todo o processo

Aprender com erros e acertos é o objetivo dessa etapa final, que deve considerar se os resultados foram satisfatórios ou não. Caso o resultado seja bom, basta trabalhar na solução final. Caso contrário, é hora de voltar para a fase dos protótipos.

Inclusive, uma das propostas do Design thinking é garantir que, se for para errar, que se erre o mais rápido possível, para que uma decisão errada cause menos estragos possíveis.

Confira ainda: 7 passos para garantir o engajamento no Lean Thinking

Design thinking: catalisador para a cultura da inovação

A criação de um ambiente de trabalho mais inovador também pode ser um dos impactos do Design thinking na TI.

Afinal, quando você adota essa estratégia no setor, está antecipando a resolução de problemas e, com isso, incentivando a inovação, além de reduzir custos para a empresa.

Pois, ao contrário de simplesmente buscar resolver um problema, o Design thinking propõe desenvolver soluções práticas e criativas para oferecer ao cliente o melhor resultado.

Entretanto, por ser uma metodologia nova, o Design thinking pode gerar inseguranças e desmotivação do time. O que seria um desastre para a prática, que depende de engajamento de todos os envolvidos.

Até porque a intenção do Design thinking não é desmerecer o processo repetitivo, mas sim complementar as atividades com abordagens mais criativas e flexíveis, a fim da excelência operacional.

Pois, apesar de ter sido criado para aumentar a inovação, o Design thinking é essencialmente uma prática orientada a resultados.

Aliás, no ambiente digital, muitas alavancas inovadoras são usadas para impulsionar os resultados. Conceitos modernos de Data Science como: Machine Learning, Big Data, Processamento paralelo em GPU, IoT, IA, entre outros, são exemplos disso.

Claro que nem sempre o Design thinking é a metodologia ideal para o seu negócio. Entretanto, se você quer melhorar os resultados por meio de uma mudança de comportamento, vale a pena considerar essa abordagem.

Leia também: 6 tendências que estão remodelando o futuro do gerenciamento de projetos

Agregando valor ao negócio com o Design Thinking

Podemos concluir, contudo, que o Design thinking é uma metodologia inovadora que pode ser bastante útil para a gestão de TI, uma vez que apresenta baixo custo, flexibilidade e alta assertividade, por envolver o cliente na tomada de decisão.

No entanto, se você, gestor de TI, precisar de auxílio nessa jornada inovadora, conte com uma empresa especialista no assunto.

Com 17 anos atuando no mercado de tecnologia, oferecendo soluções de TI sob demanda para seus clientes, a Supero Tecnologia é líder em transformação digital.

Quer conhecer o jeito Supero de trabalhar e aperfeiçoar seus processos a fim de alavancar os resultados do seu time com as soluções do Lean Digital?

Entre em contato com um de nossos consultores experientes em metodologias transformadoras e aumente a qualidade de seus projetos.










Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.