Infraestrutura

Como customizar o software legado a fim de otimizar processos?

21 de Abril de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Entenda o que é e quais os benefícios da customização de software para os seus negócios, com objetivo de tornar sua operação mais eficiente.

Com o avanço das novas tecnologias em ritmo acelerado, é seguro afirmar que um dos maiores desafios das empresas na atualidade é modernizar os softwares legados, por meio de ferramentas, técnicas e automações, a fim de manter a organização competitiva no mercado.

Entretanto, nem todas as empresas percebem o momento certo de inovar e embarcar nessa jornada de transformação digital, que é fundamental para otimizar os processos e tornar as operações mais eficientes.

Afinal, ter um software legado na empresa não é apenas sinônimo de lentidão, mas de tecnologia obsoleta, falta de mobilidade e escalabilidade e ainda sistema desatualizado, que não se conecta com outros mais atuais.

Mas, como saber se você conta com um software legado e o que fazer para customizar o sistema? 

Ao longo deste post vamos mostrar o que é e como identificar um software legado, quais os benefícios de customizá-lo e como escolher um bom fornecedor para o desenvolvimento de software.

Leia também: Software de prateleira ou personalizado: como saber qual é o ideal?

O que é e como identificar um software legado

Os softwares legados, de modo geral, são estruturas tecnológicas que não atendem mais às necessidades da empresa no que se refere a sistemas de TI.

Ou seja, são plataformas que ficam obsoletas, em virtude dos avanços tecnológicos, e passam a não se encaixar mais na dinâmica da organização.

Alguns fatores contribuem para que um software se torne legado, entre eles: tempo de existência do software, funcionalidades que não são mais úteis e hardwares desatualizados que dificultam a atualização do sistema.

Dessa forma, manter um software legado na empresa pode impedir uma rotina de trabalho otimizada e produtiva. Mas, como identificar um sistema legado?

Para identificar se sua empresa possui um sistema legado, alguns pontos devem ser considerados, como:

  • O tempo em que o software legado não é atualizado ou substituído;
  • Os formatos gerados pelo software legado não são compatíveis com os mais utilizados no mercado;
  • A troca de arquivos com fornecedores e clientes é dificultada por incompatibilidade de sistemas;
  • Há falhas constantes de segurança dos softwares;
  • Existem dificuldades de manutenção do software.

Se todos os sinais acima se confirmarem, há fortes indícios de que está na hora de sua empresa atualizar o sistema, customizando o software legado ou substituindo por um novo.

Software legado: porque customizar ou substituir

Uma das principais razões para as empresas customizarem ou substituírem um software legado é a economia de recursos.

Entre outros motivos para fazer uma atualização no sistema, destacam-se: 

  • Tecnologia escalável

Migrar para um sistema mais moderno significa para as empresas ter capacidade de escalabilidade. Ou seja, operando com um software legado customizado ou com um software personalizado, desenvolvido especialmente para a empresa, a organização vai contar com um sistema que atenda as necessidades do negócio, mesmo que ele cresça.

  • Integração de sistemas

Para que todos os setores da empresa estejam alinhados quanto a operacionalização dos processos é preciso que haja a integração dos sistemas. Entretanto, com um software legado muitas vezes não é possível, pela incompatibilidade de tecnologias. Para evitar esse problema, o ideal é que a empresa faça a migração para uma tecnologia mais atual.

  • Segurança de dados

Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam se certificar que os dados pessoais de clientes e profissionais que atuam na organização estejam seguros. Com um software legado fica difícil defender os dados de ataques cibernéticos e até mesmo de outras violações no que diz respeito à segurança de dados.

Diferentemente de sistemas legados, os softwares mais modernos oferecem proteção contra o vazamento dessas informações e ataques. Nesse caso, a migração de dados é a alternativa mais segura. 

Além de customizar um software legado, a empresa também pode optar por desenvolver um projeto de software próprio e assim privilegiar a otimização de todos os seus processos de trabalho. 

Em termos de custos, o desenvolvimento de sistemas próprios compensa no médio prazo. Isto porque as soluções personalizadas apresentam vida útil maior

Isso sem contar que a solução própria tem a vantagem de que se tem uma falha ou um problema a ser solucionado, consegue-se resolver logo assim que é detectado pelo usuário. 

Portanto, se você quer otimizar os processos do seu negócio e trazer mais produtividade para a sua equipe, busque um software moderno que realmente atenda às suas necessidades.

Saiba mais: Fábrica de software é a solução para o seu projeto?

Principais vantagens da customização de software legado

Como vimos anteriormente, customizar um software legado para um sistema mais moderno, que atenda as demandas do seu negócio atualmente traz inúmeros benefícios.

Confira a seguir 6 vantagens de ter seu software legado customizado:

1. Possibilidade de novas adaptações

Para uma melhor experiência com o uso do sistema.

2. Integração de sistemas legados

Fazendo a conexão entre tecnologias e pessoas, a fim de agilizar processos

3. Criação de processos automatizados

Que atendem as necessidades da organização, otimizando fluxos internos.

4. Possibilidade de correções no processo

Para evitar grandes perdas com erros e falhas que precisam ser corrigidas rapidamente.

5. Economia de tempo e dinheiro

Com a personalização do software, que apresenta compatibilidade com outros sistemas.

6. Possibilidades de evoluções constantes

Podendo incluir novas funções a qualquer momento da operação.

Veja também: O que é sustentação e como funciona?

Como escolher um bom fornecedor para desenvolver um software

Se a sua opção for customizar ou substituir um software legado por um novo, escolha um parceiro especializado para desenvolver o sistema.

Afinal, antes mesmo de atualizar seu sistema, será necessário fazer a migração de todos os dados e, para que nenhuma informação seja perdida, conte com profissionais experientes.

Contratar um fornecedor comprometido com o seu negócio permite que o produto esteja de acordo com as suas reais necessidades.

Isso sem contar na economia de tempo e orçamento que um bom parceiro de soluções de TI oferece para otimizar seus processos.

Veja, abaixo, algumas dicas para escolher um bom fornecedor para customizar um software legado ou desenvolver um novo software para sua empresa:

  • Pesquise sobre a reputação do parceiro

Faça buscas na internet e veja a avaliação de outros clientes em relação a credibilidade do fornecedor, principalmente no que se refere a serviços personalizados. 

  • Veja o portfólio de clientes e projetos 

Verifique outras soluções oferecidas por esse fornecedor e analise o nível de customização dos projetos. Assim você terá uma ideia do que ele poderá oferecer para a sua empresa.

  • Analise a estrutura técnica e operacional

O mercado dispõe de uma série de fornecedores na área de tecnologia. Procure trabalhar com um parceiro que esteja alinhado com os objetivos e o perfil do seu negócio. 

  • Conheça as metodologias de desenvolvimento

O sucesso da customização de software legado depende das metodologias utilizadas, por isso, certifique-se de que seja a mais adequada para a sua empresa.

  • Entenda como funciona o atendimento e suporte

É preciso ficar atento aos procedimentos padrões do fornecedor e avaliar se atendem às suas expectativas quanto a atendimento e suporte.

  • Estabeleça metas e prazo de entrega

Uma estratégia bem planejada de implantação e desenvolvimento de software evita desperdícios e expectativas desalinhadas.

  • Solicite o Service Level Agreement  

O SLA é um documento que contém todos os requisitos, processos e fatores necessários para o funcionamento de um sistema. É ele que guia o desenvolvimento, influenciando no valor, prazo e execução do contrato.

Conte com quem tem experiência e expertise no ramo

Com soluções personalizadas, de acordo com a sua demanda, a Supero Tecnologia é especializada no desenvolvimento e customização de softwares.

Há 17 anos no mercado de tecnologia, a Supero garante qualidade e eficiência para os seus projetos de TI, com o máximo de segurança e credibilidade.

Afinal, o desenvolvimento de softwares de qualidade vai muito além do domínio das ferramentas, está diretamente ligado à criatividade, visão de negócio e trabalho em equipe.

Entre em contato com um dos consultores especializados e veja as possibilidades de inovar, implantando ferramentas tecnológicas e metodologias atuais ao seu negócio.












Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.