Gestão de pessoas

Competências digitais: como endereçar os principais desafios?

21 de Julho de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba como construir habilidades digitais a fim preencher a lacuna de profissionais de tecnologia e impulsionar a transformação na sua organização

Devido aos impactos da pandemia na transformação digital, as organizações estão enfrentando um novo desafio: a falta de profissionais com competências digitais adequadas para impulsionar a recuperação junto com a competitividade no mercado.

De acordo com estudo global encomendado pela Salesforce, 69% das novas posições em 2019 foram em ocupações que requeriam competências digitais. Não por acaso, de acordo com pesquisa global da McKinsey, 87% dos executivos já estão sentindo ou preveem sentir logo os gaps em habilidades digitais de suas organizações. 

E a pesquisa vaticina: o maior desafio estará no Brasil, considerado o país com o maior gap de profissionais digitalmente capacitados na América Latina.

Financeiramente, isso significa, para o G20 - do qual o Brasil faz parte - uma perda potencial de $11,5 trilhões de crescimento em GDP cumulativo, se não fizerem nada. Para o Brasil, o risco de perda em GDP anual é de 1,7% até 2028. 

Temos de três a cinco anos para agir de modo a transformar possíveis efeitos negativos em competência para desenvolver produtos e inovar digitalmente.

O que fazer agora mesmo? Neste artigo vamos abordar os principais desafios das organizações para minimizar as lacunas de competências digitais e como solucionar esse problema construindo soluções eficientes a fim de garantir resultados a longo prazo.

business agility webinar

Desafios das organizações em desenvolvimento de skills digitais

Estudos sobre skills do futuro, como o último Relatório do Futuro dos Empregos, do Fórum Econômico Mundial, estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação em seis meses ou menos

O conceito de competência digital engloba uma “série de habilidades relacionadas ao uso de dispositivos digitais, aplicativos de comunicação e redes para acessar e gerenciar informações, desde pesquisa online básica e envio de e-mail até programação e desenvolvimento especializados”. 

Há várias forças criando lacunas digitais, externas e internas. Entre as externas, podemos destacar:

  • A demanda por talentos em tecnologia ultrapassa a oferta já escassa de profissionais, tornando cada vez mais difícil contratar em TI;
  • As inovações tecnológicas amplificam a necessidade por competências digitais;
  • Falta de capacitação e custos altos de cursos na área de TI aumentam as barreiras de aprendizagem; e
  • O acesso à infraestrutura digital e as habilidades é limitado pelo status socioeconômico.

As empresas também enfrentam desafios internos, como:

  • Dificuldade de avaliar o nível de competência digital de seus profissionais
  • Dificuldade de determinar que skills elas precisam hoje e no futuro, de acordo com sua maturidade tecnológica; 
  • Criar trilhas e materiais de aprendizado customizadas para cada nível de competência;
  • Fugir de abordagens tradicionais de ensino: os cursos tendem a cair na teoria, sem dar uma dimensão prática para o aprendizado; e
  • Dificuldade de dar escala a iniciativas: é difícil impactar amplamente os colaboradores. 

curso lean thinking

Como minimizar gaps em competências digitais

O Relatório do Futuro dos Empregos mostra que 94% dos líderes empresariais esperam que seus funcionários adquiram novas habilidades no trabalho. Já a pesquisa McKinsey que 87% dos executivos já estavam enfrentando ou esperavam enfrentar lacunas de qualificação dentro de alguns anos. Porém, menos da metade dos entrevistados tinha uma noção clara de como resolver o problema.

Quando o assunto é minimizar a lacuna de competências digitais, algumas organizações estão se movimentando para atender às demandas e exercer um papel importante no fornecimento de oportunidades.

Além do investimento em capacitação de pessoas, apostar em soluções que melhorem os processos e forneçam ferramentas adequadas para otimizar o trabalho é fundamental para avançar na transformação digital.

Entre os esforços realizados por gestores de organizações inovadoras, que podem ser seguidos, destacam-se:

1. Dar o exemplo 

Líderes devem buscar ampliar suas próprias competências digitais dentro do time e, com base no exemplo, encorajar seus liderados a ampliar seus conhecimentos na área e orientá-los nessa busca.

2. Adotar planos de carreira 

Ter confiança e segurança em relação a seu futuro na empresa pode ser uma motivação a mais para o profissional buscar mais conhecimento. Afinal, ele acarretará em crescimento para ele dentro da empresa.

3. Ter um programa de treinamentos para toda a organização

Viabilizar a capacitação em massa é uma forma de contar com profissionais mais preparados, além de ser condição fundamental para a criação de uma cultura de aprendizado, a condição necessária para incentivar a busca por novos conhecimentos.     

4. Criar um ambiente de aprendizado 

A organização deve deixar o colaborador aproveitar oportunidades de aprendizado ligadas às operações do dia a dia, em vez de desconectar o aprendizado do momento em que o profissional precisa dele. 

Na prática, isso significa dar aos profissionais a liberdade para que reservem, quando precisam, um tempo de sua jornada para o estudo. 

5. Divulgar resultados de soluções digitais criadas pelos profissionais 

Dar visibilidade para toda a organização aos resultados conquistados com base em competências digitais desenvolvidas internamente é uma iniciativa que gera satisfação e reconhecimento de utilidade e força coletiva.

6. Contratar equipes externas

Contar com agile squads ou equipes de parceiros externos para suprir essa lacuna de competências digitais, mas também para dar o exemplo, é uma solução rápida para o gap de competências digitais. 

Saiba mais: Como funciona o outsourcing de TI da Supero

Que benefícios esperar de suas ações em habilidades digitais

A pandemia do novo coronavírus acelerou a adoção de abordagens eficientes de transformação digital, que tornam possível o dimensionamento dos esforços de trabalho de uma forma econômica e permitem maior aprendizagem aos profissionais. 

Muitas organizações perceberam que trabalhar a lacuna de competências digitais com programas de desenvolvimento da força de trabalho e investimentos em metodologias que priorizam a cultura da inovação e do aprendizado contínuo pode gerar impactos profundos nos números de uma empresa, desde a otimização de recursos para contratação de novos profissionais até a capacidade de identificar novas maneiras de gerar resultados. 

Entre os benefícios de aprimorar e requalificar as competências digitais constantemente, podemos citar:

  • Capacidade de enfrentar uma crise, como a da COVID-19, e resistir aos impactos ocasionados por ela;
  • Habilidade para passar por uma transformação digital de forma mais rápida e efetiva;
  • Ter profissionais com competências técnicas e comportamentais alinhadas às necessidades da empresa;
  • Contar com um modelo operacional sólido e resiliente às mudanças de tecnologias;
  • Manter a cultura da inovação e do aprendizado constantes sempre presentes nas operações da organização;
  • Criar caminhos não tradicionais e ter vantagem competitiva perante os concorrentes;
  • Contribuir para uma economia mais forte e para um mercado de trabalho mais diversificado.

Leia também: Low-code: qual o papel da TI na adoção?

Abordagens inovadoras como solução

Em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o da tecnologia, encontrar talentos com as competências digitais que as empresas precisam tornou-se um desafio. Com o surgimento de novas tecnologias e a demanda crescente por serviços especializados de TI, a procura por profissionais capacitados nessa área só aumenta.

Como vimos, oferecer oportunidades de capacitação para o desenvolvimento das pessoas pode contribuir para atrair e reter os melhores talentos, mas não há uma solução única para minimizar a lacuna de habilidades digitais.

Se o seu time precisa de braços para avançar em projetos digitais, conte com a Supero Tecnologia e tenha em sua equipe parceiros que vão garantir eficiência e resultados para os seus negócios.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e ganhe reforços altamente capacitados para atender às suas demandas no processo de transformação digital.

superocast - lean thinking





Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.