Transporte e Logística

Conheça as principais tecnologias que ajudam a acelerar processos de logística

11 de Fevereiro de 2020

por Supero

Tempo de leitura: 7 minutos

Voltar

Quer ganhar mais eficiência e velocidade em suas operações logísticas? Confira neste post as melhores tecnologias para te ajudar nessa missão 

O setor de logística responde por uma parte significativa do processo produtivo. Sua importância é inquestionável, afinal, a falta de eficiência em suas operações pode gerar um efeito dominó negativo para a empresa e manchar a sua reputação.

 Mas garantir o bom funcionamento das operações logísticas não é tarefa fácil. Os processos da área são divididos em muitas etapas interligadas, as quais dependem umas das outras para que o trabalho seja realizado de forma íntegra e com sucesso. 

E justamente por depender de tantas micro-operações conectadas, por vezes a operação pode ter um fluxo mais lento do que se gostaría. 

A boa notícia é que existem muitas tecnologias que auxiliam a acelerar os processo de logística, facilitando a vida dos gestores e impactando positivamente na experiência do consumidor. A seguir, listamos as principais.

Confira!

Softwares para gerenciar armazéns e depósitos (WMS)

Se você trabalha com logística você sabe o quão oneroso é para a empresa manter mercadorias paradas nos centros de distribuição. Organizá-las de modo inteligente para que não se gaste tempo demais buscando-as, ou colocando em risco a segurança dos funcionários para pegá-las, também é um desafio.

Por isso, contar um Sistema de Gerenciamento do Armazém (ou Warehouse Management System - WMS) pode ser de grande ajuda. 

Esses softwares são usados na gestão das atividades de armazenagem, para controle de entrada e saída de materiais, endereçamento, realização FIFO, controle de estoque, formação de cargas para despacho, etc. Seus benefícios incluem aumento de produtividade, agilidade no processo, minimização de falhas e diminuição de perdas de mercadorias.

Aplicativos para frete

Uma maneira simples, mas eficiente, de criar uma rede de contatos com profissionais que trabalham com o transporte e entrega de produtos com vários clientes é através dos apps de frete. 

Esses apps conectam os caminhoneiros autônomos às empresas que precisam do serviço de entrega. Alguns dos serviços incluem bate-papo e localização dos motoristas.

Software para organizar a escala de trabalho

Quando falamos de logística, logo pensamos em cargas e transportes. Mas há outro fator tão importante quanto esses elementos: o fator humano. 

Há pessoas envolvidas em todo o fluxo da cadeia produtiva, desde a produção, embalagem, e remessa, até o transporte das mercadorias. Logo, se o seu desejo é acelerar processos logísticos, não se pode deixar tecnologias que trabalhem sobre o fator humano de fora.

Para ajudar você a otimizar a sua equipe e sua operação, um software de gerenciamento e agendamento de força de trabalho pode ser utilizado. Essa tecnologia permite que você coordene as rotas de transporte e visualize o agendamento da equipe, o que em última instância acelera a entrega de produtos e ajuda a calcular os custos de entrega, por exemplo.

Computação em nuvem

O Cloud Computing, ou computação em nuvem, é a disponibilidade sob demanda de sistemas de computação para armazenar dados. Neste modelo de armazenamento, o acesso aos arquivos é feito remotamente, pela internet, em detrimento de unidades físicas.

Além de ser uma solução que contribui com a sustentabilidade da empresa, o cloud computing também traz diversos benefícios como:

  • Maior praticidade e rapidez para acessar arquivos;
  • Maior segurança de dados;
  • Redução de custos com TI;
  • Facilidade de compartilhamento de arquivos entre os setores da empresa.

Com soluções cloud, todas as informações ficam centralizadas e sua empresa ganha mais produtividade para manejar esses dados.

Ferramentas de geolocalização

A adoção da geolocalização na logística abriu portas para potencializar diversas formas de organizar e distribuir os processos. Com sistemas de satélites e de transmissão de sinais cada vez mais precisos, encontrar certo estabelecimento, ponto de coleta ou de entrega, tem sido uma tarefa menos árdua para os profissionais do setor.

As tecnologias de localização espacial ajudam a aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o desempenho geral das empresas através de funções como:

  • Monitoramento do trânsito em tempo real, que pode ser realizado em dispositivos móveis;
  • Rastreamento de frota;
  • Criação de rotas inteligentes;
  • Programas de geoprocessamento, que permitem às empresas realizar uma estimativa e simular sua abrangência de atuação, melhorando o processo das entregas.

Tecnologia RFID

A identificação por radiofrequência vem causando uma verdadeira revolução no setor de logística. Isso porque, em comparação com o sistema tradicional de código de barras, essa tecnologia aumenta a eficiência na gestão de grandes quantidades de mercadorias.

O intuito da RFID é auxiliar na gestão do fluxo de materiais em todas as etapas da cadeia de suprimentos. As principais vantagens que a sua adoção trás incluem:

  • Rastreamento de bens;
  • Controle de mercadorias estocadas;
  • Monitoramento de ambientes;
  • Auxílio no desempenho de sistemas anti roubo e de prevenção à falsificação;
  • Controle de acesso em locais restritos.

Plataformas para assistência do cliente

Investir em tecnologias que deem assistência aos consumidores é fundamental se você quiser aumentar a satisfação dos clientes.

Aqui, existem infinitas possibilidades. Você pode apostar em:

  1. Plataformas que permitam o rastreamento e acompanhamento do status da mercadoria, para munir o cliente de certa autonomia e tranquilidade;
  2. Chatbots no site para fornecer informações rápidas sobre o pedido;
  3. Automações via WhatsApp para o cliente ter os dados de compra e/ou rastreamento fácil em seu celular.

Além de fornecer um melhor atendimento, esses são exemplos de medidas que ajudam a reduzir os custos operacionais com o tempo nas chamadas.

Ferramentas para integrar os e-commerces às transportadoras

O e-commerce vem crescendo em alta velocidade, porém o transporte ainda não está acompanhando essa mudança. O resultado: muitos clientes sofrem com os longos tempos de espera para receber seus pedidos e, muitas vezes, não voltam a comprar com determinada loja virtual por conta de uma má experiência nesse sentido.

Embora ainda não esteja consolidada no mercado, uma das tendências para os próximos anos é que se desenvolvam cada vez mais softwares e apps para integrar o e-commerce aos players de logística. Algumas transportadoras que já fazem essas integrações são a Direct, a JadLog, a UPS e a DHL. 

Você já utiliza alguma dessas tecnologias na sua empresa? Conta pra gente nos comentários!

Gostou do artigo e quer ganhar mais agilidade em seus processos de logística? Então não deixe de conferir também as nossas dicas para ser mais eficiente na movimentação e armazenagem de material.


Escrito por Supero Editor dos conteúdos do blog da Supero.

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Trabalhe Conosco Junte-se ao melhor Time!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, venha para o Time Supero!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...