Varejo

Confira as tendências de tecnologia para o mercado de varejo nos próximos anos

4 de Fevereiro de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 6 minutos

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O futuro já chegou, e a tecnologia e o setor varejista prometem estar mais próximos do que nunca. Descubra as 9 principais tendências nesse post

A tecnologia está mudando o modo como as indústrias fazem negócios. Ajudando a reduzir custos, gerar mais eficiência e fornecer produtos e serviços de maior qualidade, muitas empresas já estão adotando soluções digitais para obter vantagem. No mercado varejista, não é diferente.

Nesse setor, 2019 foi o ano que provou que a inovação tecnológica veio para ficar. Mas para quem ainda não aderiu à mudança, ainda há tempo. Com um novo ano se iniciando, é hora dos gestores fazerem o planejamento estratégico do seu negócio para estruturar os seus próximos passos. 

Nesse momento, surge a dúvida: quais são as tendências de tecnologia para o mercado de varejo nos próximos anos?

A seguir, listamos as 9 principais. Acompanhe!

1. Análise Preditiva (Big Data)

Ok, eu sei que você provavelmente já está cansado de ouvir falar em Big Data. Mas acostume-se: essa tendência já esteve em alta em 2019 e promete acompanhar o mercado de varejo pelos próximos anos. Se você ainda não utiliza essa tecnologia, é hora de repensar.

O problema das empresas varejistas nunca foi a coleta de dados, mas sim analisá-los e utilizá-los para desenvolver novas soluções. A análise preditiva vem para facilitar esse processo. Analisando o comportamento e as tendências dos consumidores nos anos anteriores, você pode se preparar para fornecer uma experiência de compra melhor para eles no futuro. 

Para o negócio, isso ajuda a aumentar a eficiência, reduzir os custos da cadeia de suprimentos e trabalhar melhor em cima da jornada do cliente. 

2. Compras com realidade aumentada

A realidade virtual e aumentada consiste basicamente em criar interações entre o mundo físico e virtual. Ela oferece aos varejistas diversas maneiras de aprimorar a experiência do cliente, que vão desde a navegação pelos produtos até a “experimentação” virtual. 

Já existem lojas de móveis, por exemplo, que usam esse recurso via aplicativo para ajudar o consumidor a ver se os móveis que ele deseja comprar se encaixam em sua casa. O setor de vestuário é outro que promete intensificar  as experiências dos clientes com essa tecnologia.

3. Reconhecimento de face

As grandes empresas varejistas já possuem presença offline e online. Com o reconhecimento facial, essas organizações conseguem evitar furtos e crimes dentro dos seus ambientes. 

Mas além de questões de segurança, essa tecnologia também ajuda a trazer experiências  personalizadas do meio digital para o físico. A equipe da loja, ao reconhecer um cliente, tem acesso a mais dados sobre ele e pode atender melhor às suas necessidades exclusivas.

Ainda há preocupações legais e de privacidade a serem resolvidas, mas sem dúvidas essa é uma das grandes tendências de tecnologia para o mercado de varejo nos próximos anos.

4. Busca visual através de inteligência artificial

A busca visual permite aos consumidores encontrar e comprar um produto apenas tirando uma foto. As tecnologias da IA (inteligência artificial) identificam o produto e seus similares em diferentes sites e estoques com apenas um clique.

O recurso “Lentes” do Pinterest, por exemplo, usa a IA e a câmera no aplicativo para procurar pins visualmente semelhantes. As pesquisas via Lente aumentaram 140% ano a ano, provando que a pesquisa visual é realmente muito promissora.

5. Experiências Omnichannel

Os consumidores não pensam mais em termos de “canais”, como antigamente. Hoje, já está tudo conectado na mente das pessoas. Não se pensa “vou comprar na loja física/pelo aplicativo”, só se pensa “vou comprar” e ponto.

Por isso, oferecer experiências completas e integradas é o diferencial para a boa experiência do cliente. As empresas do mercado de varejo precisam mesclar os ambientes offline e online com todos os seus diferentes pontos de distribuição.

6. Automação de atendimento de pedidos

Até o final de 2025, mais de 580.000 robôs móveis autônomos (AMR) serão implantados para ajudar os centros de distribuição a atender aos pedidos dos clientes. Muitos varejistas estão se esforçando para se ajustar ao “Efeito Amazon” e estão explorando a automação de atendimento de pedidos para tentar aumentar a velocidade e a flexibilidade das operações para competir com a gigante norte-americana.  A ideia é reduzir significativamente o tempo de processamento de pedidos. 

7. Micro Momentos

Pense em como você usa o Google (ou outros mecanismos de busca de sua preferência). Você depende da capacidade dele de encontrar o que você precisa no momento, seja para consertar algo, resolver um problema ou encontrar um restaurante para matar a sua fome.

Os varejistas que conseguem atender os clientes "no momento" têm uma vantagem poderosa, pois podem fornecer exatamente o que o consumidor está buscando e QUANDO ele está buscando. 

Graças ao acesso digital direto aos consumidores e aos poderosos recursos de análise, as empresas podem capturar momentos e ajudar os clientes durante seu momento de necessidade e até antecipar o que um cliente pode precisar antes mesmo de conhecê-lo.

8. Chatbots para conversar com o cliente

As mensagens se tornaram o canal preferido de atendimento ao cliente nos últimos anos. O que vem se observando é que os bots de inteligência artificial poderão melhorar a jornada do cliente antes e depois da venda, diminuindo o abandono do carrinho e ajudando os clientes a resolver problemas após a venda, sem intervenção humana.

Essa tendência de tecnologia para o mercado de varejo promete reduzir o volume de chamadas por telefone, que normalmente tomam muito tempo e costumam ser uma dor para os consumidores.

9. Robôs como assistentes de compra

Outra tendência tecnológica que está mudando o setor varejista são os assistentes de loja robóticos. Robôs como o Pepper podem responder a perguntas e ajudar os compradores a encontrar a mercadoria que estão procurando. Eles podem inclusive enviar ofertas ou cupons especiais por e-mail. 

No Brasil, essa tecnologia ainda está engatinhando, mas promete chegar em peso nos próximos anos.

Ao longo do artigo, vimos que mais do que nunca a tecnologia vem sendo uma aliada do mercado de varejo. Empresas que investem em soluções tecnológicas sem dúvidas ganham vantagem competitiva e conseguem melhorar a experiência do cliente.
Quer saber mais sobre o mercado varejista?  Então leia também o nosso artigo “Conhecer o comportamento do consumidor é a chave para o sucesso no setor do varejo”.


Escrito por Marketing

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