Infraestrutura

Data Storytelling: que tal transformar dados e informações em soluções?

11 de Maio de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Cative seu público com histórias baseadas em dados complexos e ofereça informações valiosas de forma simples e envolvente.

É seguro afirmar que, nos últimos anos, muitas empresas têm utilizado a análise de dados para o processo de tomada de decisão, pela segurança e precisão das informações oferecidas. Portanto, em uma cultura cada vez mais data-driven, ter uma história baseada em dados faz todo sentido, pois adiciona credibilidade ao discurso. 

Não à toa, usar o data storytelling como estratégia para atrair clientes tem ajudado muitas empresas na hora da conversão e fidelização da marca.

A metodologia, já presente no mercado há algum tempo, utiliza técnicas que facilitam o processamento das informações, aumentando a assertividade nos negócios.

Mais do que apresentar dados de forma atraente, com gráficos, tabelas e infográficos, o data storytelling consiste em mostrar como e por que os dados são importantes

Para isso, a metodologia utiliza 3 elementos básicos, cruciais para o público se envolver com o conteúdo apresentado: 

  • uma narrativa, 
  • um contexto e 
  • personagens.

Mas por que é relevante para a empresa saber como contar uma história baseada em dados?

Continue a leitura deste post e saiba quais os benefícios de usar o data storytelling, como criar uma estratégia eficiente usando essa metodologia e por que os gestores de TI devem apostar nessa prática.

Leia também: Data Analytics: como colocá-la no centro do negócio?

Benefícios de contar uma história com dados

Investir em uma cultura baseada em dados, para as organizações, tem como principal benefício o aprimoramento dos processos, a geração de lucro e maior assertividade na tomada de decisões arriscadas.

E, nesse sentido, o data storytelling surge para incrementar esse padrão. Com objetivo de criar uma narrativa utilizando dados, a ideia é organizar e apresentar as informações relevantes de forma acessível.

Por ser mais fácil de absorver, o data storytelling faz com que o conteúdo tenha um engajamento maior. E isso vale tanto para demandas externas quanto para as internas.

Além de ser mais atraente do que outras abordagens de contação de histórias, inclusive visuais, o data storytelling, por conter dados, fortalece a credibilidade das informações.

Aliás, acredita-se que, em pouco tempo, o data storytelling será solicitado por clientes, fazendo com que essa metodologia se torne uma solução oferecida pelo mercado

Por isso, para ficar por dentro do assunto e saber como criar uma estratégia de data storytelling eficiente para o seu negócio, preparamos a seguir algumas dicas para você incrementar na sua organização.

Saiba mais: Como usar a análise de dados na tomada de decisões?

Como criar uma estratégia de data storytelling

Como vimos, investir no data storytelling significa apostar em técnicas que facilitem a leitura de uma grande quantidade de dados complexos

Sendo assim, ao usar essa metodologia, o gestor de TI deve sempre lembrar que a linguagem precisa ser clara e concisa.

Quando utilizado para o público externo, o data storytelling deve estar totalmente voltado para as preferências desse público. Por isso, conhecer muito bem o cliente aumenta as chances de acertar na abordagem.

Dessa forma, para você impressionar na sua narrativa baseada em dados, veja algumas dicas simples para criar uma estratégia de data storytelling realmente eficiente.

  • Estabeleça um objetivo com o conteúdo

Quem é seu público-alvo? É alguém que tem conhecimento técnico no assunto? Gosta de gráficos, vídeos ou quadros comparativos? O que você quer que a pessoa saiba ao final da sua apresentação? Esses são os tipos de perguntas que você deve ter na ponta da língua antes de criar uma estratégia para apresentar seu conteúdo.

  • Use o tempo disponível com inteligência

Não abuse da paciência e da disponibilidade das pessoas. Talvez profissionais com cargos mais elevados não disponham de tempo livre para explicações muito minuciosas. Seja sucinto e utilize bem o tempo que você tem. Cuidado com termos muito técnicos, eles podem ser chatos para pessoas de áreas diferentes da sua.

  • Prepare-se para apresentar seu trabalho

Geralmente, você vai apresentar um projeto utilizando data storytelling para pessoas interessadas no assunto. Nem sempre a apresentação será autoexplicativa, e podem surgir perguntas do público. Por isso, você deve estar preparado para saber como chegou a determinado número ou qual melhor alternativa para resolver um problema encontrado.

  • Abuse das visualizações a fim de atrair a atenção

Utilizar elementos visuais para ilustrar seu pensamento ou sua pesquisa é sempre uma boa ideia para exibir ou descrever os dados da apresentação. Como sabemos, há várias formas de contar uma história, entretanto, quanto mais elementos criativos ela tiver, mais será bem aceita e compreendida. Gráficos e infográficos são úteis para isso.

  • Utilize exemplos práticos para conectar o público

Usar histórias reais ou inventadas para fazer os dados complexos parecerem mais simples é dar um novo sentido para aquela informação. Usar exemplos práticos aproxima os interlocutores e faz o ouvinte ter maior interesse pelo assunto abordado. Pesquise sobre o perfil do seu cliente e faça uma apresentação direcionada para ele. Tente chegar perto da linguagem que ele utiliza para você ser bem compreendido e ter sucesso ao passar a mensagem.

Confira: Como a aplicação de data science aos negócios pode ajudar a superar a crise?

Por que gestores devem apostar nessa prática?

Você já ouviu falar que uma boa narrativa pode quebrar paradigmas? Isso acontece porque transmitir uma mensagem com sucesso pode fazer outra pessoa mudar um pensamento, uma ideia e até uma decisão.

Criando um data storytelling em 4 passos

Entretanto, para os gestores de TI, transformar um relatório cheio de dados em uma boa história pode ser um grande desafio.

Afinal, como fazer com que dados importantes e nada carismáticos pareçam interessantes, a ponto de encantar o espectador?

Apostar no data storytelling pode ser a solução para esse problema. Mas como fazer isso? De que forma contar história com dados?

Acompanhe, abaixo, o passo a passo, de forma simplificada, para uma apresentação eficiente utilizando o data storytelling:

1. Mostre o acontecimento

Em uma explicação rápida, demonstre o cenário atual com os números gerais. 

2. Aponte os problemas

Revele os prós e contras que os dados apresentam e as expectativas reais.

3. Deixe clara a solução

Contra dados não há argumentos. Mostre como os problemas podem ser resolvidos.

4. Recomende as ações

Faça perspectivas a partir dos dados e simule o que pode acontecer.

Assim, seguindo esses passos, você terá um discurso bem alinhado e uma história bem contada

A consequência disso é ter a ideia que você quer passar fixada na cabeça de quem você quer atingir.

Veja também: 10 tendências de Data Science para os próximos anos

Conte com um parceiro especialista em dados 

Como vimos, usar os dados para criar estratégias que engajam é uma excelente alternativa para gerar mais resultados com seu público. Afinal, os dados mostram evidências, comportamentos e fragmentos da realidade que podem ser bastante úteis para a empresa.

Em muitas organizações, inclusive, a extração e análise de dados já são utilizadas como um complemento para as fontes tradicionais, gerando novas ideias para os negócios.

Conte histórias cativantes, baseadas em dados, para fazer a diferença na hora de atingir os objetivos da empresa e até como solução para converter ou engajar o público.

Para isso, contar com profissionais de TI capacitados, como cientistas de dados, pode ser um diferencial competitivo para a sua organização. Além disso, se você pensa em investir em data storytelling, ter um parceiro especialista em dados é fundamental para sua estratégia funcionar.

Entre em contato com um consultor especializado e tenha os dados trabalhando para o propósito do seu negócio.








Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.