Entenda por que cada vez mais desenvolvedores estão utilizando IA para escrever e revisar código, detectar bugs, testar software e até otimizar projetos
A alta demanda por serviços digitais, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, aliada à escassez de profissionais de TI para entregar todas as aplicações que os usuários das áreas de negócio precisam no seu dia a dia, fez com que muitas organizações considerassem usar a inteligência artificial para auxiliar no processo de desenvolvimento de software, ao lado de ferramentas como o low-code.
De acordo com um estudo da Deloitte/Insights, grandes e pequenos fornecedores de software lançaram dezenas de ferramentas de desenvolvimento de software baseadas em IA nos últimos 18 meses, o mercado global de serviços de desenvolvimento de softwares personalizados deve crescer de US$ 47 bilhões em 2018 para mais de US$ 61 bilhões em 2023.
A expectativa do estudo é que as ferramentas de desenvolvimento baseadas em IA tornem-se cada vez mais importantes para atender à crescente demanda de software das empresas.
Mas essas ferramentas de fato trazem mais rapidez ao desenvolvimento? Como é o código que elas produzem? Qual o papel do desenvolvedor que usa a inteligência artificial no ciclo de desenvolvimento?
É o que buscamos responder neste artigo. Para isso, vamos abordar como a inteligência artificial ajuda no desenvolvimento de softwares, quais os benefícios, o que esperar dessa tecnologia e como está o mercado atual.
Saiba mais: Deep learning vs. machine learning: você sabe as diferenças?
Assistentes de código: como a IA ajuda no desenvolvimento de softwares
Assistentes de código ou codificação de IA são plugins de preenchimento automático de código que permitem aos desenvolvedores que escrevam códigos com mais rapidez e precisão, aproveitando a inteligência artificial para ajudar a editar e sugerir códigos.
Entre as principais funcionalidades dos assistentes de código, destacam-se:
1. Prototipagem rápida
Transformar requisitos de negócio em produtos de tecnologia pode levar meses ou até anos de planejamento, mas o machine learning está encurtando esse processo, permitindo que especialistas menos técnicos desenvolvam tecnologias usando linguagem natural ou interfaces visuais.
2. Programação inteligente
Os desenvolvedores passam a maior parte do tempo lendo a documentação e depurando o código. Assistentes de programação inteligentes podem reduzir esse tempo, oferecendo suporte e recomendações just-in-time, como documentos relevantes, práticas recomendadas e exemplos de código.
3. Análise automática e tratamento de erros
Os assistentes de programação também podem aprender com a experiência anterior para identificar erros comuns e corrigi-los automaticamente durante a fase de desenvolvimento. No futuro, a expectativa é que o software mude de forma dinâmica em resposta a erros, sem intervenção humana.
4. Refatoração automática de código
O clean code é crítico para a colaboração da equipe e manutenção de longo prazo. À medida que as empresas atualizam suas tecnologias, a refatoração em grande escala é inevitável e, muitas vezes, uma necessidade. A IA pode ser usada para analisar o código e utilizá-lo automaticamente para melhorar a interpretabilidade e o desempenho.
5. Estimativas precisas
O desenvolvimento de software geralmente ultrapassa o orçamento e os prazos. Estimativas confiáveis requerem profundo conhecimento, compreensão do contexto e familiaridade com a equipe de implementação. Com base em dados de projetos anteriores, a IA pode prever o esforço e o orçamento com mais precisão.
6. Tomada de decisão estratégica
Uma parte significativa do tempo é gasta debatendo quais produtos e recursos priorizar e quais cortar. Uma solução de IA treinada em projetos de desenvolvimento anteriores e fatores de negócios pode avaliar o desempenho de aplicativos existentes e ajudar os líderes de negócios e equipes de engenharia a identificar esforços que maximizam o impacto e minimizam os riscos.
O mercado dos assistentes de código
De acordo com a pesquisa da Deloitte, devido à crescente demanda por software, a demanda por desenvolvedores de software deve crescer 21% de 2018 a 2028, muito mais rápido do que a média para todas as ocupações. Isso é um sinal bastante claro do aquecimento do mercado.
Leia também: Por que está tão difícil contratar desenvolvedores?
Um número crescente de ferramentas de desenvolvimento baseadas em IA está surgindo no mercado, muitas delas gratuitas. Os investidores veem uma grande promessa no mercado de ferramentas de desenvolvimento movidas a IA.
Um estudo da Forrester de 2018 já mostrava que 37% dos entrevistados já estavam usando IA e aprendizado de máquina para testes superiores para aumentar a qualidade do software.
Para empresas que atuam com quantidade significativa de desenvolvimento de software, já está na hora de começar a ver a IA como uma oportunidade de aumentar a velocidade e a qualidade de sua produção.
Entenda: Low-code: qual o papel da TI na adoção?
O que esperar em termos de qualidade
É fato que, apesar dos inúmeros benefícios no uso do IA no desenvolvimento de softwares, ainda há um medo por parte das empresas quanto à questão de segurança das operações automatizadas, e por parte dos programadores, que temem por seus empregos.
No entanto, David Schatsky um dos autores da pesquisa da Deloitte contraria tais pontos de vista apontando o desenvolvimento movido a IA como democrático e afirma:
Essas ferramentas de IA estão ajudando e aprimorando os humanos, não os substituindo. Além disso, estão ajudando a democratizar a codificação e o desenvolvimento de software, permitindo que indivíduos não necessariamente treinados em codificação preencham as lacunas de talentos e aprendam novas habilidades. Também existe a revisão de código baseada em IA, fornecendo garantia de qualidade antes mesmo de executar o código.
Schatsky complementa dizendo ainda que a inteligência artificial oferece suporte aos humanos em todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software.
Como acontece com a maioria da automação, a IA aqui acelera o trabalho. Em alguns casos, elimina certas tarefas, mas as pessoas ainda são necessárias. Muitas empresas estão adotando ferramentas de desenvolvimento em low-code que permitem que pessoas não treinadas como programadores desenvolvam aplicativos.
Para o pesquisador, a qualidade dos softwares deve aumentar com o auxílio da IA, uma vez que a tecnologia fornece aos programadores orientação durante a codificação, apontando erros em potencial e recomendando maneiras de lidar com certas tarefas.
Muitas empresas que implementaram essas ferramentas de IA observaram uma melhoria na qualidade dos produtos finais, além de reduzir o custo e o tempo. As melhorias foram observadas porque a qualidade é maior. Com detecção de bugs mais rápida e precisa e mais capacidade para testar os produtos ao longo do processo de desenvolvimento, é mais provável que o software funcione melhor e seja mais fácil de usar.
Benefícios de usar IA no desenvolvimento
Como observa o relatório da Deloitte, citado anteriormente, a inteligência artificial está tornando o desenvolvimento de software mais rápido, melhor e mais barato. Assim, podemos constatar que um dos principais benefícios da codificação assistida por IA para as empresas é, sem dúvida, a eficiência.
Reduzindo o número de pressionamento de teclas em até 50%, a inteligência artificial aumenta a produtividade de programadores. Além disso, ajuda-os a detectar bugs enquanto o código está sendo escrito e permite que testes de qualidade sejam automatizados, garantindo menos erros no desenvolvimento e aumento da confiança no código-fonte aberto.
Em artigo da Forbes, Andrej Karpathy, ex-cientista pesquisador da OpenAI que agora atua como Diretor de IA da Tesla, afirma que o aprendizado de máquina muda fundamentalmente o paradigma de desenvolvimento de software. Entre os benefícios do novo paradigma, Karpathy elenca:
- homogeneidade e facilidade de gerenciar;
- facilidade de ser embutido em hardware;
- tempo de execução constante e uso de memória;
- alto grau de portabilidade;
- alto grau de agilidade e integrabilidade;
- facilidade de aprendizagem para futuros desenvolvedores; e
- codificador preciso em certas funções/verticais (imagens / vídeo, som / fala e texto).
Veja: Sistema legado: quando está na hora de reescrever?
O futuro do desenvolvimento de softwares
A programação como conhecemos hoje tende a se modificar com o tempo, com o surgimento de novas tendências de mercado, como ferramentas de low-code e uso de IA auxiliando no desenvolvimento de softwares.
Diferentemente do que alguns pensavam, a maioria dos softwares continuarão sendo desenvolvidos por pessoas em um futuro próximo, entretanto, terão o auxílio de ferramentas que garantem mais rapidez e eficiência aos projetos.
Com isso, o grande desafio dos líderes de tecnologia, a partir de agora, será preparar suas organizações e seus liderados para que tenham condições de encarar o futuro, que já está bem perto, com conhecimento e confiança.
Poder contar com um parceiro experiente e com expertise em soluções de TI para auxiliá-lo nessa jornada de transformação digital pode ser uma boa opção para superar os desafios e manter-se competitivo no mercado.
Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja que o desenvolvimento de softwares de qualidade vai muito além do domínio de tecnologias, ele está diretamente ligado à criatividade, visão de negócios e trabalho em equipe.