Gestão

Fábrica de software é a solução para o seu projeto?

17 de Setembro de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 6 min

Voltar

Entenda como funciona e se a fábrica de software atende a necessidade do seu projeto

O conceito de fábrica de software é simples: uma empresa com equipes dotadas da expertise e ferramentas necessárias para desenhar, desenvolver, integrar e sustentar sistemas e aplicações personalizados em escala para outras organizações.

E ela tem se mostrado a solução ideal para muitas organizações, que por variados motivos não conseguem tirar seus projetos em TI do papel ou, se tiram, não obtêm deles todos os benefícios esperados pela sobrecarga de trabalho.

Pudera. O processo de desenvolvimento de aplicações tem particularidades que o tornam um investimento arriscado para as organizações – sobretudo as que não têm a tecnologia como core business –, ainda que não menos necessário. Não é raro, nesses casos, que sistemas já nasçam obsoletos, repletos de spaghetti code ou pouquíssimo amigáveis aos usuários.

Problemas como esses são bem conhecidos, e já levaram a muitas mudanças no modo como desenhamos e desenvolvemos softwares. Mas, ainda assim, as soluções para eles também precisam ser implantadas, gerando novos problemas e investimentos.

A fábrica de software, nesse contexto, em função de sua própria natureza e experiência, tem mecanismos para gerenciar tais riscos sem aumentar os custos do projeto, entregando às organizações, mais do que um sistema, a segurança de um projeto executado dentro do escopo definido.

No entanto, embora essa seja a expectativa, não é tão simples assim, nem o que acontece na realidade. Nem todas as organizações encontram essa segurança ao contratar fábricas de software, o que gera confusões em relação a esse serviço.

business agility webinar

Por isso, neste post, vamos falar, pautados em nossa experiência – afinal somos uma fábrica de softwares –, sobre que fatores tornam uma fábrica de software uma boa solução para certos projetos. Para isso, vamos entender como ela funciona e quais suas tarefas-padrão.

Como funciona uma fábrica de software?

Embora tenha escala, uma fábrica de softwares não produz softwares de prateleira, nem em massa ou todos iguais. Pelo contrário.

Os projetos de fábricas de software são extremamente customizados a cada cliente, assim como os times, formados para atender as demandas de cada projeto. Isso inclui a especificação de requisitos, definição de perfis funcionais, de metodologia de desenvolvimento de softwares adotada, métricas e ferramentas, cadência de comunicação com cliente, estimativas de custos e prazos.

Porém, apesar de todas essas necessidades serem bastante distintas, boa parte dos processos ou componentes que vão atendê-las são similares.

Então, a produtividade das fábricas de software se dá em termos de padronização de processos, produção de componentes reutilizáveis, adoção de ferramentas de automação, melhoria contínua, perfis adequados e uso de práticas de metodologias ágeis, desde a construção de um MVP por meio de Design Sprint ou Lean Inception, até gerenciamento de projetos com Kanban e Scrum.

Tais fatores, unidos a alto nível de experiência e vasto portfólio de projetos em TI, acelera e barateia a entrega sem perder em personalização e qualidade de aplicações.

Serviços oferecidos por uma fábrica de software

O portfólio de serviços de uma fábrica de software pode variar bastante de fornecedor para fornecedor. Mas, no padrão, podemos citar:

Quando contratar uma fábrica de softwares

O amadurecimento do conceito de fábrica de software se dá junto com a transformação digital e o consequente aumento de demanda por softwares em vários setores – muitos com pouca maturidade em TI –, alta competitividade do mercado e tendência ao outsourcing, fatores que por si só conduzem muitas empresas a esse tipo de serviço. Sobretudo para organizações cujo core business não é tecnologia.

Embora a TI esteja deixando de ser apenas um setor para estar no centro de negócios da maioria das empresas, em boa parte dos casos a demanda de projetos não gera automaticamente a necessidade de formar um time completo de TI internamente ou, então, de contratar um outsourcing de TI.

Leia mais: Como funciona o outsourcing de TI da Supero

Por isso, para empresas que têm um projeto, mas não a equipe e estrutura interna para executá-lo, recorrer a uma fábrica de software pode ser o caminho mais efetivo para tirá-lo do papel e diminuir o time-to-market.

6 benefícios dos serviços da fábrica de software

1. Acesso a time de especialistas

Uma fábrica de software é uma empresa de tecnologia com alto volume de demandas. Logo ela vai dispor de mão de obra extremamente habilitada em seus projetos.

Ao contratar uma fábrica de software, sua empresa tem à disposição de seus projetos esses profissionais e times cuja contratação bate de frente na disputa com o mercado de tecnologia, que absorve boa parte das melhores oportunidades.

2. Atendimento dentro do prazo

Ao levar seu projeto a uma fábrica de software você tem mais garantias de que ele será entregue dentro do prazo. São garantias contratuais, não alinhadas em planejamento setoriais.

Aliás, fábricas de software dispõem de know-how para estimar prazos com mais precisão e métricas para, ao longo do projeto, garantir que eles sejam executados ou ajustados dentro de uma margem estreita.

3. Orçamento definido

A possibilidade de contar com um orçamento claro para o projeto também é outra vantagem de contratar uma fábrica de software.

Propostas são orçadas previamente de modo que o budget destinado ao projeto, assim como condições de alocação de recursos, ficam claros ao longo de todo o trabalho.

4. Viés consultivo

Uma fábrica de software pode não oferecer consultoria em seu portfólio, mas, sendo uma fábrica, ela soma vasta experiência de projetos na bagagem.

Isso torna o atendimento de seus gerentes de projetos mais consultivo, e o alinhamento e entrega bem mais confiáveis.

5. Maturidade em inovação

Novamente, o fator vasta experiência em projetos de vários segmentos torna a fábrica de software um agente de inovação dentro de seus clientes. Mais do que a execução de projetos, os profissionais ajudam a organização a ganhar maturidade em TI.

6. Controle de qualidade

A qualidade dos softwares entregues por fábricas de software é garantida por controles de qualidade de gestão e de processos claros, que são mensurados, documentados e avaliados junto com o cliente.

Supero: a fábrica de software para seus projetos

Como vimos, embora sejam fábricas de software, os produtos desenvolvidos por elas são bem distintos dos das fábricas padrão tradicionais, mantendo a personalização ao cliente e suas necessidades.

O termo fábrica de software remete muito mais à possibilidade de escala das operações, asseguradas por metodologias próprias ou consagradas de desenvolvimento e processos padronizados, que aceleram a produtividade e diminuem o custo.

Agora, se você quiser conhecer e saber mais sobre uma fábrica de software, fale conosco. Somamos 18 anos de experiência em outsourcing e projetos de TI, em soluções que vão desde o desenvolvimento, migração e sustentação de aplicações até data science e consultoria.

superocast - lean thinking

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais