Varejo

Inovação no setor de varejo: Confira as principais apostas para 2020

31 de Outubro de 2019

por Supero

Tempo de leitura: 9 min

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Trabalha no setor varejista e deseja melhorar a experiência dos seus consumidores no próximo ano? Então confira as tendências de inovação nesta área

Uma pesquisa realizada por uma das maiores consultorias de gestão global Bain & Company apontou que o setor de varejo é o que mais investe em inovação.

Quando falamos em inovação no setor de varejo, é inegável que as novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Advanced Analytics se fazem presentes. Mas de acordo com especialistas, não é a tecnologia em si que está guiando a revolução neste segmento, e sim o comportamento dos consumidores. 

Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas serão utilizadas sobretudo para melhorar a experiência do cliente final em todos os seus níveis de relacionamento com as empresas. 

A seguir, listamos as principais apostas em inovação para o varejo em 2020. Confira:

Inteligência Artificial

Aprender a usar o grande volume de dados gerados de forma inteligente é uma demanda cada vez mais latente no setor varejista. É preciso ensinar as máquinas a lerem estes dados, o que cria a possibilidade de automatizar processos, realizar análises e estimativas e economizar recursos.

Um exemplo prático da utilização da Inteligência Artificial (IA) no varejo é a otimização de estoques. Um dos grandes gargalos do segmento, a otimização e controle de estoque, hoje já conta com o apoio de IA para identificar modos de equilibrar a perda de vendas por falta de mercadorias. Além de estoques imobilizados por muito volume, datas de validade, entre outros. 

Nesse cenário, já existem tecnologias que usam a Inteligência Artificial para auxiliar na predição de demandas e identificação de níveis ideais de estoque para os produtos. Tornando possível empresas que operam como um marketplace de estoques, por exemplo.

Soluções na Nuvem

As soluções cloud vieram pra ficar. Uma pesquisa realizada pela Citrix mostrou que no Brasil, 57% das empresas já são adeptas à essa tecnologia.

Diante da grande quantidade de dados geradas atualmente, investir no armazenamento em nuvem traz grandes vantagens para os varejistas, como redução de custos, maior segurança e acessibilidade facilitada. 

Estratégias Omnichannel

As estratégias de vendas multicanal seguem em alta. Para melhorar a jornada de compra do consumidor, as empresas precisam estar presentes nos mais variados canais e fazer esses canais conversarem entre si.

É através da lógica omnichannel que o consumidor consegue, por exemplo, entrar no Instagram da loja, ver o produto que gosta, ser direcionado para o site, realizar a compra e receber a confirmação ou nota por email (ou ainda WhatsApp). Assim, cria-se uma experiência mais fluída.

Marília Verni, CEO do e-commerce de moda e sapato infantil Petit Papillon Bebê & Criança, destaca a importância dessa estratégia: 

“À medida que as linhas entre as experiências de compra digital e física se aproximam, os varejistas precisam ter agilidade e responder às necessidades dos clientes com pontos de contato de marca em todas as partes da jornada de compra.”

Novos recursos de atendimento e interação com o público

Outro aspecto do varejo no qual a tecnologia promete ser cada vez mais incorporada é o atendimento ao público. Aqui, o uso dos chamados chatbots será cada vez mais comum. Diversas empresas já estão implementando essa ferramenta tanto para o atendimento inicial, quanto para o suporte e pós-venda.

Outros elementos que ganham notoriedade são os fóruns, o voice commerce (solução na qual o usuário consegue realizar alguma ação a partir dos comandos da voz) e as assistentes virtuais (como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon).

Vale destacar que essas tecnologias combinam recursos da Inteligência Artificial e do Big Data para  conseguir captar melhor o comportamento dos usuários. 

Blockchain

O blockchain age como um protocolo de segurança nos negócios e é uma inovação no setor de varejo que promete crescer nos próximos anos. Trata-se de uma tecnologia de registro distribuído que almeja a descentralização como medida de segurança e confiança de dados. 

Essa tecnologia é composta por bases de registros e dados distribuídos que tem como objetivo a criação de um índice global para todas as transações de um determinado mercado. Com isso, as empresas varejistas terão mais segurança no armazenamento de dados dos clientes em softwares, além de poder confiar no sigilo de comunicação com compradores e fornecedores, entre outras atividades.

Além disso, a adoção do blockchain também ajuda a evitar a falsificação de produtos e acaba com a necessidade de se contratar intermediários para fazer o rastreio de bens comercializados pela empresa.

Experiência do cliente

Em 2020, mais do que nunca o consumidor será o centro do negócio e as demais atividades irão gravitar ao seu redor. Nesse sentido, uma das maiores inovações no setor varejista é o aprimoramento da experiência do consumidor.

Para isso, diversas estratégias serão usadas, como: produção de eventos, design UX, marketing sensorial (ou neuromarketing) e ações de merchandising.

O Gerente Comercial da Supero, Adriano Kasburg, apontou alguns casos inovadores de empresas que estão trabalhando nisso:

“Uma empresa brasileira que está inovando para gerar a melhor experiência por meio da tecnologia é a Zaitt. A empresa é a responsável pelo primeiro mercado inteligente da América Latina. Um mercado que através de IoT, Big Data e Machine Learning permite que o consumidor entre na loja, selecione os produtos e realize o pagamento de forma 100% automatizada.”

Espaço físico e digital coexistindo, com as lojas físicas se tornando pequenos centros de distribuição

O processo de compra tende a ser iniciado (e até concluído) por vias digitais. O crescimento do e-commerce nos últimos anos e a popularização das redes sociais vem aumentando as possibilidades do comércio digital. 

Muitos consumidores já preferem realizar as suas compras por sites e aplicativos e muitas vezes preferem até se comunicar com a empresa via chats e mensagens online ao invés de telefone. Um exemplo popular disso na atualidade é o Rappi, aplicativo que permite ao usuário realizar compras através de terceiros no supermercado, farmácia, comida, entre outros.

Diante desse cenário, as lojas físicas estão se tornando uma espécie de centro de distribuição, onde os entregadores pegam a mercadoria e a levam até o cliente.  

Essas são algumas das tendências de inovação no setor de varejo para o próximo ano. Para ficar por dentro e se informar mais sobre esse mercado, busque a tag Varejo em nosso blog. E se você está em busca de inovação para o seu negócio entre em contato com nosso time.


Escrito por Supero Editor dos conteúdos do blog da Supero.

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