Data Science

Manufacturing analytics: como ele ajuda a aumentar a produtividade?

12 de Agosto de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Entenda como, na Era dos Dados, o manufacturing analytics está ajudando líderes na tomada de decisão

A busca incessante por eficiência, produtividade e rentabilidade na indústria é impulsionada pela pressão de custos de matérias-primas, do mercado e de clientes, bem como por problemas de liquidez decorrentes de interrupções causadas pela pandemia da COVID-19. Com isso, o manufacturing analytics entrou na mira dos CIOs para apoiar suas decisões.

O data analytics já vem sendo utilizado por diversas fábricas como uma solução para superar esses obstáculos. Segundo levantamento do WEF, a maioria das empresas reconhece que dados e análise estão mudando rapidamente a maneira como produzem:

  • 81% afirmam ter implementado pelo menos um caso de uso de analytics; e
  • 72% afirmam que a importância aumentou nos últimos três anos.

Entretanto, por mais promissor que o uso de dados seja, muitas empresas ainda não detêm conhecimento e habilidades para extrair o potencial máximo da tecnologia e transformar as informações em respostas positivas reais dentro das fábricas.

Tanto que, segundo a mesma pesquisa da WEF, apenas 16% dos executivos de manufatura dizem que sua empresa obteve valor de dados e análises até o momento. Embora muitos tenham implementado pelo menos alguns casos de uso, apenas 37% conseguiram dimensionar aplicações além de áreas específicas da indústria.

Para auxiliar os gestores nessa jornada, exploramos a relação entre Lean e a Indústria 4.0, as aplicações do analytics na indústria e quais os desafios que ele pode ajudar a solucionar.

Lean e indústria 4.0: tecnologia a serviço da eliminação do desperdício

O conceito de Lean Thinking e de Indústria 4.0 nasceram em momentos diferentes da história. Enquanto o primeiro foi desenvolvido pela Toyota na década de 1950 em um contexto de escassez extrema, o segundo surgiu em 2011 na feira de Hannover, na Alemanha, em um contexto de interconectividade de processos, produtos e serviços, alavancada por tecnologias.

Apesar de terem surgido em situações diferentes e existirem debates sobre qual é mais relevante para a manufatura, os dois conceitos possuem essencialmente o mesmo objetivo: garantir mais produtividade.

O Lean Thinking faz isso empoderando os profissionais com ferramentas e métodos consagrados, como kanban, kaizen, 5 porquês, PDCA e 5Ss. Elas facilitam o exercício, desde o chão de fábrica à alta gestão, da geração de valor para os clientes por meio da melhoria contínua, que no lean significa em boa parte a eliminação de desperdícios. Identificar falhas e corrigi-las o mais rápido possível, tornando as operações enxutas, ou seja, isentas de gorduras operacionais, é um processo contínuo.

Já a Indústria 4.0 insere a tecnologia como protagonista da geração de valor, objetivando criar sistemas altamente conectados que consigam processar informações e tomar decisões com quase nenhuma interferência humana.

Com a transformação digital, a cadeia produtiva é mais complexa, isso porque robôs, automação e computadores estão intensamente ligados a ela. Talvez, apenas as ferramentas Lean, não comportem tamanha quantidade de informações por si só.

De qualquer forma, para aplicar a tecnologia de maneira eficiente, o pensamento Lean não é dispensável. Afinal, sem o conhecimento profundo dos problemas do chão de fábrica, fica impraticável definir quais ferramentas tecnológicas serão adequadas.

Sendo assim, Lean e Indústria 4.0 se unem para respaldar o data analytics na manufatura. Juntando o mindset enxuto com a aplicação correta dos dados oferecidos pelos sistemas tecnológicos da I.4.0 é possível gerar relevância competitiva para a indústria.

Aplicações do manufacturing analytics na indústria

O manufacturing analytics visa a coleta e análise de dados a fim de identificar áreas de melhorias. Levando em conta a natureza da análise de dados, talvez não houvesse por que considerá-la como uma novidade. Porém, estamos falando no cenário atual de uma quantidade muito elevada de informações e de diversas fontes, não mais de uma análise a partir de uma base de dados limitada.

Por isso, é importante que os líderes façam uma busca profunda e particular dos problemas a serem resolvidos e, a partir disso, garantir uma estrutura de TI eficiente, incentivar os colaboradores a praticarem um pensamento data-driven, para então maximizar a produtividade da fábrica. 

Vamos a alguns exemplos de aplicações do analytics mais relevantes para atingir níveis produtivos elevados.

  • Monitoramento do uso de máquinas: com o apoio da IoT, é possível conectar todo o maquinário da fábrica e extrair informações concretas sobre o seu funcionamento. O data analytics é essencial para identificar padrões e prever falhas. Por exemplo, ele pode ser utilizado para testar volumes de produção e prover detalhamentos do comportamento do maquinário em diferentes ritmos.
  • Monitoramento de movimento de colaboradores: por meio de sensores e câmeras com visão computacional, é possível monitorar e analisar movimentos improdutivos, problema de layout e até processos que acabam atrasando a operação. 
  • Monitoramento de ciclo de vida: paradas repentinas na produção podem significar elevados prejuízos. A análise de dados pode ser a solução para identificar certas atividades e acontecimentos que resultam na quebra da linha de produção. Por exemplo, se em um determinado período um maquinário apresentou problemas e forçou a parada da fábrica, o analytics pode ser capaz não apenas de avisar qual equipamento está causando imprevistos, mas auxiliar os gestores a entenderem também o porquê e tomar decisões que erradiquem esses inconvenientes.  
  • Sistemas dinâmicos de turno: o data analytics pode ser utilizado para analisar informações de objetos e máquinas e também para extrair perfis comportamentais dos colaboradores. Isso facilita a formação de equipes personalizadas e que atendam a necessidade da produção. Por exemplo, o gestor pode escolher a partir da base de dados os colaboradores que possuem aptidão para tarefas específicas e que se sintam mais ativos no período noturno. 
  • Análise prescritiva: o data analytics também pode ser usado para os gestores compreenderem probabilidades diante de uma determinada decisão. Por exemplo, quanto aumentaria a produtividade dos colaboradores se ele investisse em um curso especializante para o manuseio de uma máquina específica.

Que desafios da indústria o manufacturing analytics soluciona

Vultosos dados não resolvem nenhum problema. Saber o que fazer com eles, sim, e é exatamente isso que fará com que a indústria enfrente qualquer desafio com mais tranquilidade, confiabilidade e precisão.

O segmento industrial carrega problemas comuns, como imprevisibilidade de demandas, falta de integração interna e externa, dificuldade para inovar e criar processos mais sustentáveis, entre outros.

A manufatura acaba sendo um dos setores mais atingidos quando qualquer problema repentino surge e, ao mesmo tempo, ela pode ser a solução para tornar a organização mais competitiva e mais produtiva.

Com as informações trabalhando para você, alguns desafios da indústria podem ser solucionados:

Falta de comparecimento dos trabalhadores

O não comparecimento de trabalhadores do chão de fábrica afeta a execução de pedidos e a falta de previsibilidade de faltas é bem comum no segmento industrial. 

Implementar a análise de dados para esse fim é uma boa opção para reduzir prejuízos. Isso porque, será possível identificar se existe um padrão de comportamento em situações específicas. A partir do entendimento dos motivos e períodos, fica mais fácil traçar um plano de ação para a produção não ficar desfalcada. 

Tempo de vida do maquinário

Prevenir é melhor que remediar - e mais barato. Os elevados custos de reparação de máquinas e equipamentos estão entre os desafios mais recorrentes. Além do mais, em uma fábrica, tempo é dinheiro - tanto para mais, quanto para menos. Uma parada repentina de produção pode custar caro. 

O analytics permite a avaliação antecipada da necessidade de manutenção e evita quebras inesperadas. Ao executar uma estratégia de manutenção baseada em dados, você aumenta o tempo de vida do maquinário e economiza com reparação.

 Layout industrial

A partir da comparação de dados entre as sessões da linha de produção é possível redesenhar a ordem de tarefas, elevando a produtividade. A falta de visão da cadeia produtiva é um dos desafios mais comuns. Um ajuste na ordem da execução de operações pode otimizar todo o trabalho. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação relevante na manufatura. Isso porque em alguns segmentos o desperdício de matéria-prima e o descarte inadequado de materiais, além de causar prejuízos financeiros, pode acarretar danos ao meio ambiente. 

O manufacturing analytics é uma ferramenta valiosa para alinhar produtividade e processos sustentáveis. Com o apoio de outras tecnologias, como IoT , é possível analisar os níveis de emissão de poluentes no ar e grau de contaminação no chão de fábrica, além de mensurar o quanto de matéria prima está sendo desperdiçado. A partir dessas informações, estratégias mais acertadas e concretas podem ser traçadas.

O mindset lean impulsionado por tecnologias como o manufacturing analytics  pode transformar o futuro da sua indústria

O manufacturing analytics auxilia os fabricantes a resolverem problemas anteriormente inescrutáveis e a revelar outros desconhecidos – como gargalos ocultos ou linhas de produção não lucrativas.

O manufacturing analytics se apresenta como um divisor de águas entre as indústrias e compreende diversas aplicações. Para usufruir de todos os benefícios, é preciso caminhar para um modelo organizacional que esteja permeado em todos os níveis da cultura data-driven e foco total na eliminação de desperdícios.

A Mckinsey definiu brilhantemente a importância das informações para a indústria:

Graças ao poder de computação mais barato e ao rápido avanço das oportunidades em analytics, as indústrias de processo podem colocar esses dados para trabalhar, reunindo informações de múltiplas fontes de dados e aproveitando os modelos de machine learning e plataformas de visualização para descobrir novas maneiras de otimizar seus processos, desde o sourcing de matérias-primas até a venda de produtos acabados.

O fabricante baseado em dados tem a oportunidade de enfrentar desafios com altas probabilidades de sucesso e aumentar sua produtividade e rentabilidade. 

Para descobrir quais são as necessidades da sua organização e traçar estratégias que entregam resultados concretos, conte com a Supero, cuja expertise é criar times de tecnologia para desenvolver soluções personalizadas para as empresas.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e comece sua jornada analytics com os melhores profissionais do mercado!




Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais