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Prova de conceito (PoC): boas práticas para ter sucesso

22 de Junho de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Veja como fazer uma prova de conceito eficiente a fim de evitar falhas e garantir qualidade e desempenho no projeto

Explorando o universo da tecnologia, percebemos que muitas empresas, principalmente startups, têm ideias inovadoras frequentemente. No entanto, a maioria dos novos projetos fracassam porque essas ideias são mal testadas

Isso levou as organizações a abordar mecanismos que minimizem essa taxa, como a PoC (Prova de Conceito). Realizada para garantir que o produto/recurso vai fazer sucesso e conquistar clientes, a prova de conceito testa a ideia e determina se ela é viável ou não para o mercado

O que, para o desenvolvimento de software, é bastante eficaz porque valida a viabilidade técnica, identifica possíveis expectativas de uma plataforma e ainda determina o escopo e os requisitos de personalizações para concluir o projeto.

De modo geral, surge a necessidade de uma prova de conceito quando é necessário verificar se aquela ideia atende a expectativa do público. Mas até fazer uma PoC pode ser complicado e, no final, não provar uma ideia: há várias boas práticas para alcançar o sucesso.

É sobre elas que falaremos neste post. Para isso, vamos entender o que é uma PoC, em que se difere de outras abordagens, para que serve e como executar uma prova de conceito sem falhas

Saiba mais: Projeto de software: escopo aberto ou fechado?

Diferença entre PoC, MVP e protótipo

Enquanto a PoC é usada para determinar se a ideia é viável ou não, o protótipo é criado para transformar essa ideia em uma versão simplificada do produto final, que será testado na sequência. 

Um protótipo não inclui todos os recursos de um produto pronto para ser lançado no mercado, mas mostra, além do design, algumas funcionalidades, como a navegação. Dessa forma, o protótipo possibilita que os criadores vejam  como melhor desenvolver o produto

Ou seja, resumidamente, podemos dizer que uma prova de conceito mostra se a ideia é viável e funcional, e o design sprint chega a um protótipo.

o produto mínimo viável  (MVP) vem depois que a PoC é bem-sucedida. Como uma versão inicial do produto final, é mais desenvolvido do que um protótipo. É usado para identificar pontos problemáticos, determinar a funcionalidade, testar a usabilidade e comercialização para os usuários potenciais.

Usando as três abordagens é possível otimizar energia, tempo e orçamento em um projeto de desenvolvimento de software e alcançar com mais assertividade seu objetivo.

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Como configurar uma Prova de Conceito

Para fazer a PoC de um software com eficácia existem algumas etapas que devem ser seguidas. Entretanto, antes de iniciar a primeira fase, você deve fazer uma lista de verificação de prova de conceito, com as seguintes questões:

  1. Quais os objetivos da PoC, isto é: o que se está tentando alcançar?
  2. Quais são as especificações que precisam ser testadas na PoC?
  3. É possível fazer isso no prazo estipulado na linha do tempo definida?
  4. Como isso será implementado no fluxo de trabalho atual?
  5. O projeto tem algum valor real que precisa ser considerado?
  6. Há recursos suficientes para concluir todas as etapas do projeto?

Após essas perguntas serem respondidas, os membros da equipe envolvidos na PoC começam a pesquisar e desenvolver uma solução.

Convertendo uma PoC em projeto

Para conduzir um processo concreto de PoC a fim de converter a prova de conceito em uma solução viável, siga as 5 etapas abaixo:

1. Reúna conhecimento sobre o produto

Conte com o máximo de informações possíveis sobre o produto que está sendo desenvolvido, a fim de que a solução criada contemple todos os problemas. Afinal, o software que está sendo construído deve atender as necessidades do cliente ou do mercado. Esteja bem ciente dos pontos problemáticos do seu projeto. Se possível, converse com os usuários e as partes interessadas para saber todos os detalhes de cada ponto. Nesta etapa, todos os aspectos do problema devem ser considerados.

2. Mapeie todos os pontos problemáticos

Após identificar os pontos problemáticos, na etapa anterior, é preciso encontrar maneiras de resolvê-los. É indicado para isso sessões de brainstorming com os membros da equipe para discutir as possíveis soluções. Caso haja mais de uma maneira de resolver os problemas, deve-se avaliar em cada solução o custo, tempo e desafios técnicos. No final desta etapa, deve-se ter uma resposta clara sobre qual solução será usada. Ela deve ser comunicada aos usuários para que seja verificada a reação dele e seus comentários.

3. Construa um protótipo do seu produto 

Depois de decidir a solução, o próximo passo é criar um protótipo do produto. Use o protótipo para fazer testes com as pessoas que realmente serão os usuários daquela solução e veja se o que foi planejado consegue atingi-los. Isso ajudará a obter informações sobre o que está faltando para o produto ser finalizado com sucesso e o que deve ser melhorado. Reúna feedbacks sobre suas funcionalidades, mas também interface, usabilidade e tudo mais que precisar.

4. Crie um Produto de Valor Mínimo (MVP)

Para garantir que se tenha um produto que ofereça a experiência que o cliente espera, um produto de valor mínimo deve ser criado. Antes disso, pode-se ter uma ideia do software, mas não significa que ele tem os recursos ideias. Com o MVP é possível descobrir a melhor execução da prova de conceito que levará a um produto de sucesso. Nesta etapa, é indicado testar o MVP com um grupo que representa o público-alvo do produto e se certificar se ele realmente é viável ou não.

5. Elabore um roteiro com especificações técnicas

É importante que, ao final do processo de execução da PoC, seja elaborado um roteiro indicando a maneira de trabalhar com o produto. Para isso, a sugestão é fazer uma lista de verificação de prova de conceito que inclui: 

  • Organograma hierárquico para fácil supervisão do trabalho 
  • Lista de todas as etapas do trabalho que precisam ser feitas
  • Atribuição de tarefas aos membros para que sejam responsabilizados

Isso garante que todos os envolvidos, incluindo desenvolvedores, partes interessadas e investidores, permaneçam na mesma página durante todo o processo. 

Confira: RPF: como fazer uma solicitação de proposta?

Falhas comuns em PoCs e como prevenir

Como vimos, uma prova de conceito é uma maneira inteligente de avaliar se um produto atende os requisitos esperados pelo cliente. No entanto, nem todas as PoCs são bem-sucedidas. Isso acontece por alguns motivos. Entre eles, se destacam:

Requisitos mal compreendidos

Se o criador e desenvolvedor do novo software não entender exatamente qual o problema do cliente, a PoC não servirá. Ou seja, a resolução do problema e o valor de resolvê-los devem estar bem claros desde o início do projeto. Afinal, ter em mente que a prova de conceito não é o lugar para refinar o problema e sim provar o conceito é extremamente fundamental para uma PoC bem-sucedida. 

Falha de patrocínio 

Depois de entender a arquitetura da solução e os benefícios potenciais do produto, é preciso saber quem pagará a conta. Ter um orçamento aprovado e definir quem são as pessoas-chaves no processo é essencial para a PoC não falhar. Isto é, não inicie um processo de avaliação de fornecedor até ter uma compreensão clara dos requisitos e ter identificado a pessoa que eventualmente precisará preencher o cheque.

Custos mal planejados

Os custos que envolvem uma PoC são separados entre custo de tempo e custo de equipamentos. Geralmente, as pessoas-chaves no processo de PoC são as mais ocupadas e não dispõem  de tempo. Entretanto, é preciso que o patrocinador, por exemplo, esteja envolvido desde o início do projeto, assim como os membros da equipe que executam tarefas essenciais. Caso isso não aconteça, atrapalha o processo e aumenta o risco de fracasso da PoC.

Gerenciamento ineficiente

O gerenciamento de mudanças na equipe interna deve ser tratado com o máximo de cuidado antes, durante e depois da execução da PoC. Afinal, as equipes serão afetadas e comunicar o projeto o mais rápido possível é o melhor caminho a seguir. Pois muitas vezes as PoCs falham porque as equipes não aceitam, por temer as mudanças provocadas pelo novo.

Não finalizar a tempo 

Todas as PoCs devem ter início, meio e fim. É importante encerrar a prova de conceito assim que os objetivos forem alcançados. Caso seja concluído que a PoC não terá sucesso, é fundamental cancelá-la o mais rápido possível, economizando tempo e dinheiro do cliente, do fornecedor e da sua empresa.

Entenda: Sistema legado: quando está na hora de reescrever?

Otimizando o processo da prova de conceito

Podemos concluir que as PoCs são uma maneira bastante promissora de identificar se um software atende a seus requisitos e está pronto para ser lançado no mercado com o máximo de satisfação dos clientes.

Entretanto, vimos que planejar e executar uma PoC bem-sucedida tem seus desafios, mas também que eles podem ser minimizados seguindo alguns critérios, que já tratamos neste texto. 

Uma forma bastante eficaz de otimizar o processo da prova de conceito é contar com equipes ágeis que sabem como usar princípios de auto-organização, ajustar ferramentas de gerenciamento ágil e criar uma cultura que incentiva a inovação, fazendo com que as etapas da PoC fiquem ainda mais produtivas e, assim, apresentem resultados melhores.

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Escrito por Marketing

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