Agroindústria

Soluções de inteligência para a agroindústria: o futuro do setor

18 de Fevereiro de 2020

por Marketing

Tempo de leitura: 6 minutos

Voltar

Entenda por que as soluções de inteligência são o futuro da agronegócio e veja como elas vêm sendo aplicadas para melhorar o desempenho do setor

Responsável por conectar o meio rural com a economia de mercado, a agroindústria responde a aproximadamente 6% do Produto Interno Bruto, de acordo com a Embrapa. Quando somada a agropecuária, esse índice sobe para 22% do PIB.

Sem dúvidas, os esforços do agronegócio estão entre as principais atividades produtivas geradoras de impactos positivos sociais e econômicos do Brasil. Devido a alta quantidade da produção que é destinada para exportação, esse é um dos setores que mais contribuem para uma balança comercial favorável no país.

O aumento da expectativa de vida e o crescimento da demanda mundial por alimentos nos próximos anos são alguns dos fatores que prometem deixar o mercado aquecido para o setor. Estimativas indicam que a produção de alimentos deve dobrar até 2050 para atender toda a população mundial, e que a exportação da agroindústria deve crescer no mínimo 1,3% por ano até 2030. 

Diante desses dados, a questão que fica é: considerando as restrições de terra e de recursos, como a produção será capaz de acompanhar a demanda?

A resposta está na busca por soluções inteligentes, que auxiliem os grandes produtores a otimizar recursos, ganhar produtividade nas operações, evitar desperdícios e driblar os obstáculos da indústria. 

 O uso de soluções inteligentes a favor da agroindústria

Quando o assunto é transformação digital, o agronegócio é um dos setores menos digitalizados, que ainda está no início do caminho a ser percorrido. Porém, as motivações para incorporar inovações tecnológicas ao setor são fortes, e prometem acelerar o processo nos próximos anos.

As mudanças climáticas estão cada vez mais imprevisíveis, o que coloca em xeque o bom desempenho das lavouras. A agricultura é responsável por utilizar 70% da água do planeta, um recurso que encontra seu futuro ameaçado e que é escasso em muitas regiões. Há ainda a crescente demanda por práticas sustentáveis, o que vem exigindo uma mudança em muitas técnicas adotadas hoje pelas empresas do agronegócio.

Os desafios do agronegócio são diversos. Além do contexto geral citado acima, há ainda questões que envolvem mão de obra, doenças, ervas daninhas, gestão das fazendas, classificação de grãos, e por aí vai. E, claro, dependendo da geografia e das peculiaridades de cada região, esses problemas podem ser de maior ou menor grau. 

Para balancear todos esses desafios e conseguir se mover adiante, a agroindústria está começando a perceber a importância de adotar soluções inteligentes, capazes de combinar inovação com as respostas para minimizar os obstáculos do setor.  

Hoje o agronegócio já se beneficia de novas tecnologias que estão trazendo resultados positivos, como sensores, drones, automação, softwares de gestão, inteligência artificial, aplicativos mobile e Big Data. 

O futuro da agroindústria no Brasil

Atualmente, o agronegócio é uma das quatro áreas prioritárias para receber as iniciativas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da IoT (internet das coisas) em território nacional. A justificativa da escolha do setor é aumentar a produtividade e a relevância brasileiras no comércio mundial de bens agropecuários, com alta qualidade e prezando pela sustentabilidade socioambiental.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a previsão é de que até 2025 o impacto do uso das soluções inteligentes nesse segmento será de US$ 5 a US$ 21 bilhões, gerando uma redução de até 20% no uso de insumos agrícolas e alta de até 25% na produção das fazendas. 

As estimativas otimistas demonstram que a IoT é uma ferramenta relevante para o aumento da produtividade no campo. Essa tecnologia fornece dados e recursos que facilitam a tomada de decisão em inúmeras áreas, desde a logística, gestão de ativos, e segurança das propriedades até previsões meteorológicas mais assertivas que indicam os melhores momentos para irrigar, colher, adubar e corrigir o solo.

Com isso, os números estimados por especialistas são positivos. Em algumas fazendas e culturas:

  • A redução de custos pode chegar a 10%;
  • A produtividade pode aumentar em 15%;
  • O uso de água pode ser reduzido pela metade;
  • O consumo de energia pode ser economizado em até 40%.

Em suma, a ideia de aplicar a IoT à agroindústria é avançar na evolução tecnológica do setor. Afinal, a IoT nasce de sistemas de informática conectados à internet em busca por interação com objetos inteligentes, o que possibilita uma comunicação entre eles. 

Com isso, o tempo dos produtores é melhor despendido, e os envolvidos na operação ganham informações mais precisas sobre a lavoura, a criação, seus equipamentos e processos cotidianos. 

Onde as soluções inteligentes estão sendo aplicadas com mais ênfase na agroindústria

O BNDES está a frente da condução e viabilização dos projetos focados em IoT no Brasil. Até o momento, a aplicação das inovações vem se traduzindo principalmente no:

  • Uso eficiente de recursos naturais e insumos: instalação de tecnologias focadas no monitoramento meteorológico e do solo, com os grandes objetivos de aumentar a produtividade e reduzir os custos; 
  • Uso eficaz de maquinário: foco na gestão e monitoramento de desempenho dos equipamentos, com o intuito de otimizar o uso das máquinas;
  • Segurança sanitária e bem-estar do animal: buscando aumentar a quantidade de informações disponíveis e a precisão do monitoramento de ativos biológicos, esforços vêm sendo realizados para acompanhar peso, comportamento, alimentação, e localização dos animais, além de realizar a gestão de pragas e outros fatores que colocam os animais em risco.

Mesmo as indústrias mais tradicionais precisam de inovação para se manterem competitivas no mercado

Quando o assunto é revolução digital, nenhum setor econômico escapa. Neste artigo falamos mais sobre como a inovação e a tecnologia são as apostas para fazer a agroindústria continuar crescendo nos próximos anos.

E você? Como está preparando a sua empresa para o futuro? Para saber como dar o primeiro passo, entre em contato com a equipe da Supero. Desenhamos soluções inteligentes personalizadas para a realidade do seu negócio!


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.