Gestão de pessoas

7 passos para garantir o engajamento no Lean Thinking

6 de Abril de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja como envolver as pessoas do seu time para uma mudança de cultura que reduz desperdícios e cria um ambiente de trabalho mais propício à alta produtividade.

Ao nos depararmos com a metodologia lean é fácil perceber que o engajamento no lean thinking ou pensamento enxuto, na tradução livre, é a chave para o sucesso da implementação da cultura de melhoria contínua de processos, na qual o lean se baseia. 

No entanto, envolver os profissionais nessa metodologia que tem como foco a satisfação do cliente, passando por todo o processo de acompanhar a experiência dele, antes, durante e depois do projeto entregue, pode não ser uma tarefa simples para os gestores de equipes.

Afinal, sabemos que as pessoas tendem a ser mais engajadas quando participam de atividades que podem contribuir com suas forças pessoais e profissionais e também quando investem em projetos com um propósito maior do que somente o delas.

Nesse sentido, os líderes têm um papel fundamental no alinhamento do time com a metodologia. Pois, a busca pelo funcionamento enxuto deve ser uma prática cotidiana em todas as ações da equipe.

Leia também: O que é Lean Inception?

Liderança lean para mais entrosamento do time

Quem trabalha com lean thinking sabe que a metodologia lean é mais do que uma aplicação de técnicas e ferramentas. O lean também envolve a maneira como os gestores agem, identificam problemas, tomam decisões e, principalmente, influenciam a equipe para resolver problemas que atrapalham o desempenho da operação.

Dessa forma, podemos afirmar que uma liderança lean impacta na entrega de valor ao cliente e nos bons resultados dos negócios, que passam a acontecer naturalmente como consequências das mudanças no processos.

Entre as principais características de uma liderança lean, podemos destacar:

  • Exposição dos problemas

Um líder lean deve inspirar a equipe a expor os problemas, assim que detectados, para que possam ser resolvidos o mais rápido possível e de maneira efetiva. 

Enquanto em algumas empresas o levantamento de um problema é motivo para desgastes, no lean thinking a exposição de um problema é o primeiro passo para a melhoria do processo.

  • Oferecimento de respostas rápidas

Um problema deve ser resolvido de forma ágil para interferir o menos possível no andamento das operações. 

Na liderança lean acredita-se que a correção rápida de um problema é a chave para melhorar o desempenho e garantir a estabilidade do processo. Dessa forma, o acompanhamento e prontidão para resolver problemas são aspectos fortes da cultura lean.

  • Motivação e incentivo à equipe

Líderes lean devem ter capacidade para motivar e incentivar a equipe na busca por melhorias contínuas, gerando envolvimento e fazendo com que todos participem da busca por soluções. 

Na prática, uma liderança lean foca em fazer as perguntas certas em vez de responder o tempo todo e, mais do que isso, propõe desafios ao grupo.

Saiba mais: Resultados do business agility: o que as organizações estão construindo?

Engajamento no lean thinking em 7 passos

Como sabemos, a metodologia lean segue a lógica de vivenciar e otimizar atividades

Por isso, a gestão de pessoas é muito importante no processo de implantação e desenvolvimento do lean thinking nos setores e na empresa, em geral.

Assim, a fim de engajar o time no pensamento lean, relacionamos abaixo 7 passos para gestores realizarem com suas equipes.

1. Explore situações do cotidiano de trabalho

Demonstre como o lean thinking vai ser útil no dia a dia de cada profissional e da equipe. Apresente exemplos práticos, proponha exercícios durante a capacitação da metodologia e faça com que todos do time compreendam a filosofia para a implementação em curto prazo.

2. Crie regras para os profissionais e defina papéis

Estimule que os profissionais se conheçam e compartilhem experiências a fim de gerar neles um senso de pertencimento. Além disso, promova ações e atividades que incentivem a responsabilização individual e também em grupo na busca por soluções em conjunto.

3. Demonstre que a padronização pode ser boa

Mostre para a sua equipe que a padronização dos processos é baseada em experiência e construção de conhecimento e que não é imutável, ou seja, na identificação de uma prática melhor pode ser alterada. Todos devem ser incentivados a sugerir melhorias.

4. Valorize conquistas alinhadas ao lean thinking

Valorizar conquistas por meio de premiações proporciona maior engajamento e motivação. Na hora de contratar, fique atento às competências e habilidades dos profissionais, especialmente no que diz respeito às capacidades de mudança e aprendizagem.

5. Evite punição, priorize o treinamento

Manter a disciplina das tarefas, com repetição, evitando a punição e priorizando o treinamento, oferece segurança e garante melhores resultados. Estimule o profissional a encontrar obstáculos e a possibilidade de aprimorar suas atividades no trabalho.

6. Estimule a autonomia e a capacitação 

Destaque para sua equipe que o sucesso do lean depende da participação de cada um deles. Deixe claro quais as funções de cada integrante do time para que se sintam seguros na tomada de decisão. Se precisar apoiar a capacitação, seja o primeiro a apoiá-los.

7. Incentive a busca por desafios e a resiliência

Demonstre aos profissionais que trabalham com você que não há desafio que não possa ser superado. A resiliência no lean thinking é uma característica necessária para alcançar a excelência dos resultados. Explique que o processo de mudança não é fácil e nem rápido.

Confira: Kaizen: o processo de melhoria contínua no Lean Thinking

Como aplicar o lean thinking na prática para engajar pessoas

Para ter um engajamento no lean thinking realmente efetivo é preciso, acima de tudo, respeitar as pessoas

Aliás, o respeito no lean thinking é um ponto bastante determinante, sendo ele a base necessária para a confiança mútua entre líderes e liderados, no caminho para a melhoria contínua de uma equipe.

Dessa forma, respeitar as pessoas envolve aspectos básicos que precisam ser aplicados para o lean thinking funcionar, tais como:

  • Adoção de medidas de proteção e cuidados à saúde, física e mental do profissional;
  • Manutenção da qualidade de vida no ambiente de trabalho ou no home office;

    Avaliação na forma de como a liderança conduz a equipe em momentos de crise;
  • Transparência nas informações que precisam ser repassadas ao time, diariamente;
  • Preservação de dados ou informações sigilosas ou confidenciais do profissional. 

Uma frase famosa na gestão lean é que o ‘lean é sobre as pessoas’. Por isso, antes de desenvolver novas ferramentas ou colocar em prática novas tecnologias, é preciso desenvolver profissionais.

Ainda mais para atuar no mundo de hoje, com todas as transformações digitais que surgem a todo momento. Eliminar todo o desperdício e inovar é preciso!

Lean Thinking: como sobreviver no mundo VUCA?

E esse papel de engajar as pessoas no lean thinking é do gestor. Até porque preparar a equipe para tempos difíceis faz parte da jornada lean.

Nesse sentido, é o pensamento enxuto, promovido pela liderança, que vai garantir que a empresa e os profissionais resistam às adversidades e enfrentem os desafios de forma rápida e inovadora.

E o primeiro passo de um líder é repensar a maneira como lidera, gerencia e desenvolve pessoas. Pois, é por meio do pleno envolvimento dos profissionais com o trabalho proposto que se consegue vislumbrar melhorias e ganhos sustentáveis.

Portanto, se os gestores responsáveis pela transformação lean não estiverem atentos aos indivíduos e as questões que os tornam felizes, o resultado do trabalho pode não ser satisfatório. 

Lean thinking: alavanque resultados da sua equipe

Conclui-se, assim que se há um jeito lean de engajar as pessoas, ele deve ser realizado de maneira simples, disruptiva, produtiva e sem desperdícios.

Portanto, se você, gestor quer melhorar o desempenho da sua equipe, estimule atitudes autônomas e esteja preparado para mudar conceitos e práticas também no seu estilo de liderança.

Só assim você vai dar o exemplo e incentivar seus liderados a fazerem o mesmo. 

E lembre-se: esse é um processo difícil, mas, com certeza é a forma mais assertiva de engajar pessoas e desenvolver ambientes de trabalho, a fim de ter resultados superiores ao esperado.

Se você gostou dessa linha de pensamento, conheça também as soluções lean digital para reduzir os custos e a burocracia de suas operações e alavancar os resultados do seu time.










Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.