Gestão

Como definir o escopo de um projeto de TI?

6 de Dezembro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba como escolher frameworks de trabalho, metodologias e abordagens certas para ter o escopo ideal para o seu projeto

Quem atua com desenvolvimento de software sabe que o escopo do projeto é fundamental  para definir o sucesso ou o fracasso do produto. Isso porque ele contém as funcionalidades e requisitos necessários para que o software cumpra seus objetivos. Ou seja, é a descrição do trabalho que precisa ser realizado para chegar a um determinado produto.

Construir um software com o qual os usuários interagem de maneira positiva exige plano, metodologia e processos bem definidos. Principalmente quando se trabalha em um projeto complexo e de custo alto, definir o escopo é um ponto crucial.

Além de definir se o escopo de projeto será aberto ou fechado, é necessário ter planejado a sua previsibilidade em relação a orçamento, prazos e esforços.

Segundo o professor Jacques Alexis, da Northeastern University, do Programa de pós-graduação em gerenciamento de projetos:

“O desenvolvimento de uma declaração de escopo do projeto é muito importante para o restante do plano do projeto… É preciso entender a estrutura em que o projeto será executado e considerar fatores internos e externos.”

Entretanto, muitos escopos, embora detalhados, acabam não sendo condizentes com a realidade vivenciada nos projetos já em execução na sua organização.

Então, surge a pergunta: como um escopo deve ser para tornar-se útil para seu projeto de TI? 

Neste post, vamos abordar a definição de escopo, dentro da abordagem ágil e tradicional, quais os elementos-chaves de um escopo de projeto e o passo a passo para fazer um escopo de projeto eficaz, alinhado às demandas do seu negócio.

Nova call to action

Definição do escopo: abordagem ágil vs. abordagens tradicionais

A definição de escopo de projeto ágil tem uma abordagem diferente da tradicional. 

Enquanto o projeto tradicional trata as mudanças como um sinal de falha no planejamento inicial, em projetos ágeis o escopo é variável, justamente para as equipes utilizarem o aprendizado e os feedbacks de forma imediata e incremental, a fim de criarem produtos melhores. 

Em uma abordagem ágil, a mudança é algo benéfico e natural. E apesar de demandar tomadas de decisões mais rápidas, elas podem beneficiar o produto final.

Para o escopo de projetos ágeis os princípios estão ligados a:

  • Satisfação do cliente por meio da entrega antecipada e contínua de software valioso
  • Visão das mudanças como benéficas 
  • Entrega de software funcional com frequência
  • Simplicidade para maximizar a quantidade de trabalho não realizado.

webinar agilidade

Para fazer um comparativo entre as duas abordagens, elaboramos um quadro:

Mas quais são os elementos e o passo a passo para desenvolver um escopo de projeto ágil, de forma prática e segura para atingir seus objetos?

Saiba mais: Agile: dá para manter em projetos de escopo fechado?

Elementos-chave do escopo de um projeto

De acordo com o Project Management Institute, uma definição de escopo de projeto consistente, deveria:

  • Definir os limites do projeto
  • Definir a necessidade do negócio e o resultado esperado do projeto
  • Identificar as restrições que limitam as opções de uma equipe de projeto para desenvolver uma solução.
  • Listar as suposições sobre as decisões fora do controle da equipe do projeto
  • Identificar os processos de negócios impactados pelo projeto e
  • Identificar entidades internas e externas com as quais a equipe do projeto fará interface.

Para Jacques Alexis:

“A declaração do escopo do projeto tenta reduzir a incerteza definindo o que o software contém e garantindo que todos os principais interessados ​​estejam envolvidos e tenham uma compreensão clara… Se você tiver um processo forte, haverá menos solicitações de mudança. Se você puder fazer isso, terá uma chance melhor de sucesso”.

Leia também: Prototipação de software: por que você deveria fazer mais

3 passos para fazer o escopo do projeto 

Definir o escopo de um produto requer regras claras e um bom entendimento das necessidades do usuário. 

Por isso, estabelecer o escopo certo é fundamental para que o projeto cumpra seus objetivos de negócio e satisfaça o cliente.

Para definir o escopo do projeto, entendemos que 3 passos são essenciais nessa jornada.

1. Estabeleça as bases do seu produto

A primeira grande ação que é preciso fazer na definição do escopo de projeto é entender as necessidades do usuário. A ideia aqui é entender como o usuário pensa e sente o produto. Uma ótima ferramenta para ter isso é criar personas do produto, ou seja, usuários fictícios que representam as necessidades e as expectativas dos clientes.

Outro ponto relevante nessa etapa é identificar a proposta de valor do seu produto. Isto é, o que ele oferece de mais relevante aos usuários. O que ele resolve? Quais seus benefícios? E os diferenciais? Por que ele deve comprar de você e não da concorrência? O importante aqui é que o usuário entenda rapidamente que tipo de experiência ele terá com seu produto.

Workshops colaborativos, como a lean inception, ajudam nesse processo.

2. Defina e priorize os recursos do software

Essa é hora de identificar funcionalidades-chave, ou seja, definir quais problemas o produto resolverá e quais benefícios ele trará aos usuários. Uma ótima maneira de identificar os principais recursos é por meio de sessões de brainstorming. Essa técnica ajuda as equipes a tomar decisões críticas de design e desenvolvimento. 

Listar recursos do produto também ajudará a determinar quais devem ser priorizados. A ideia é focar nos recursos que atendem à missão de satisfazer as necessidades dos usuários, isto é, quais funcionalidades que seu produto deve ter para cumprir seu propósito fundamental. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é utilizar informações a partir do lean UX

3. Defina o produto mínimo viável (MVP)

Um MVP é um produto com recursos suficientes para validar uma ideia de produto no início do ciclo de desenvolvimento. Também ajuda as equipes a receber feedbacks do usuário para iterar e melhorar o produto. 

Criar um roteiro de produto para seu software também é uma ótima maneira de lembrar que os recursos não incluídos no MVP serão adicionados nas versões posteriores do produto. Essa ferramenta é bastante relevante, pois fornece previsibilidade ao processo de desenvolvimento e permite que as equipes aloquem recursos e coordenem esforços.

Veja ainda: Como a lei de conway afeta o desenvolvimento de software?

Gerenciando seu projeto de software

Como vimos, definir o escopo de um projeto de TI apresenta alguns desafios, como definir a abordagem certa a ser utilizada, elencar os elementos-chaves e saber fazer o passo a passo de forma eficiente.

Entretanto, quando a escolha do escopo de projeto é assertiva, alinhada às especificidades do software, pode trazer inúmeros benefícios ao produto e à empresa, que vão desde o aumento de produtividade da equipe de desenvolvimento, entregas mais rápidas e um maior alinhamento das expectativas do cliente.

Se a sua empresa precisa de ajuda nessa jornada, conte com um parceiro especializado em projetos de TI e com experiência comprovada. Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, a Supero oferece serviços de squads de profissionais de TI e desenvolvimento de projetos, sob demanda para atender as necessidades do seu negócio. 

Entre em contato com um dos consultores especialistas e veja como contar com profissionais altamente capacitados e ter as ferramentas certas para gerenciar seu projeto de software com eficiência, independente do escopo. 

minicurso lean thinking


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais