Gestão de pessoas

Invista em Intelligence automation para equipes mais eficientes

7 de Abril de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura:

Voltar

Veja como economizar tempo e dinheiro, aplicando a automação inteligente para aumentar a velocidade e a precisão dos processos, integrando pessoas e tecnologia.

É fato que as tecnologias de automação, como a intelligence automation, se desenvolveram em um ritmo acelerado nos últimos anos. 

Diante disso, gestores de TI, de organizações de diferentes segmentos, estão se preparando para enfrentar novos processos de automação inteligente.

Abrangendo toda a jornada de automação, desde a descoberta de travamentos até a sua otimização, a intelligence automation torna-se uma importante ferramenta de gestão, uma vez que automatiza qualquer processo de negócio e orquestra o trabalho entre equipes combinadas de humanos e robôs.  

Afinal, ao conseguir o equilíbrio entre tarefas humanas e tarefas digitais, os líderes alcançam uma força de trabalho vigorosa e comprometida com resultados.

Assim, pode-se pensar que a intelligence automation criou a oportunidade de gestores imaginarem como os negócios podem operar integrando perfeitamente tecnologia, processo de negócios e pessoas.

Veja: 5 inovações tecnológicas que serão fundamentais em 2021

O que é e como funciona a intelligence automation

Em termos gerais, pode-se dizer que a intelligence automation é uma combinação das tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (IA), que juntas capacitam a automação de processos de ponta a ponta, acelerando a transformação digital nos negócios.

Ao contrário da automação tradicional, que conta com dados estruturados e com instruções pré definidas, a intelligence automation auxilia o ciclo de automação, em basicamente 3 etapas:

1. Descoberta:

Acontece quando as ferramentas de inteligência artificial observam as atividades de trabalho, identificam as falhas e remontam, automaticamente, fluxos ideais, para então sugerir um caminho de automação.

2. Automação: 

A automação inteligente aplica a IA para acessar informações não estruturadas, que hoje representam quase a totalidade dos dados empresariais, incluindo conversas humanas por chat, áudio e vídeo, por exemplo.

3. Análise: 

A análise da informação conta com a inteligência artificial para identificar padrões no processamento de dados e prever ganhos de produtividade futuros, tendo como resultado o ajuste de qualquer processo de negócios. 

Leia também: Automatização das rotinas do setor financeiro: projetos eficientes com terceirização

Principais benefícios da intelligence automation

A combinação AI + RPA, resultando na intelligence automation, tornou a automação de tarefas empresariais complexas algo viável, que proporciona mais eficiência às equipes.

Entre os principais benefícios da automação inteligente, destacam-se:

  • Automatização de qualquer processo de negócios

Todo processo de negócio apto para automação pode operar com automação inteligente. Desse modo, a automação de processos, com a redução da interação humana, aumenta a velocidade de processamento e regulariza os resultados.

  • Redução de obstáculos e falhas operacionais

A intelligence automation foi criada para processos e dados não estruturados e inconsistentes. Assim, pode navegar em sistemas herdados e enfrentar outras barreiras funcionais e ainda conectar operações de front e back-office.

  • Organização e processamento de dados complexos

A automação inteligente visa configurar os processos para serem executados com êxito, independente do tamanho e da complexidade dos dados. Afinal, as ferramentas capturam, armazenam, manipulam e recuperam registros de fontes não estruturadas.

  • Eliminação de eventuais erros e exceções

A intelligence automation melhora a eficiência e a precisão dos procedimentos, uma vez que utiliza máquinas inteligentes para tarefas complexas. Com o passar do tempo, os bots continuam operando para diminuir as exceções, aprendendo e melhorando o processo.

  • Fortalecimento da segurança cibernética

A automação inteligente é implementada, principalmente, para analisar redes e estruturas de dados. Além disso, a intelligence automation serve também para avaliar ameaças e solucionar brechas em potencial na segurança.

  • Garantia de conformidade às normas técnicas

A automação inteligente possibilita a adoção garantida de requisitos estabelecidos por normas, status regulatórios, padrões da indústria e práticas recomendadas por órgãos governamentais.

  • Empregabilidade inteligente dos profissionais

Com a inclusão dos trabalhadores digitais inteligentes, lidando com tarefas mais complexas e concluindo processos em todas as etapas da operação, os profissionais ficam mais livres para focar em atividades que usam suas habilidades humanas individuais.

  • Melhoria da experiência e da satisfação do cliente

A intelligence automation tende a melhorar a experiência e a satisfação do cliente, fornecendo tempos de resposta mais rápidos, uma maior precisão na operação e resultados mais consistentes, uma vez que permite a personalização dos serviços.

Saiba mais: Qualidade de dados em projetos em IA

A intelligence automation como estratégia de negócio

Com a crise sanitária, causada pelo novo coronavírus, seguindo ativa, a intelligence automation ganhou ainda mais força.

Isso porque a adoção do uso inteligente de dados evidenciou falhas óbvias na operação e fez muitas empresas repensarem seus modelos de negócio.

Dessa forma, a pandemia acelerou a automação de processos, especialmente de empresas que ainda dependiam do trabalho manual e das interações humanas para manter a produção ativa.

Por isso, para muitas empresas, a intelligence automation foi uma facilitadora da transformação digital, que mudou exponencialmente a estratégia de inovação nos negócios.

Inclusive, a hiper automação, que consiste em identificar, analisar e automatizar processos de TI está entre as 9 principais tendências de tecnologia estratégica do Gartner para 2021.

De acordo com o levantamento, “organizações que não focarem em eficiência, eficácia e agilidade nos negócios ficarão para traz”. 

Entretanto, para que essa estratégia seja efetiva, a intelligence automation deve ser planejada e alinhada a outras iniciativas da empresa

De tal modo que a aplicação de hiper automação em projetos de desenvolvimento e implantação, através de metodologias como Devops, permite ganhos significativos de redução de custo, escalabilidade e aumento de receita, resultando em equipes mais eficientes.

Confira ainda: Quais as hard skills mais procuradas pelos CIOs 

Intelligence automation: aposte nesta tecnologia

O primeiro passo para um gestor implantar a intelligence automation nas suas operações é criar uma cultura de conscientização organizacional para adotar essa tecnologia.

O próximo passo é entender em qual nível de automação a empresa se encontra.

Em uma escala de maturidade, no geral, as organizações estão em um dos seguintes estágios:

  • Inicial - Há pouca automação, com esforços individuais. 
  • Repetitivo - Com automação em alguns processos.
  • Definido - Automação está presente, com processos definidos.
  • Gerenciado - Automação está alinhada com os objetivos estratégicos.
  • Otimizado - Automação tem como foco a melhoria contínua.

No entanto, para detectar em qual estágio o negócio se encontra, o gestor precisa ter conhecimento profundo dos processos corporativos e saber priorizar uma gestão baseada em dados

Se esse ainda não é o seu caso, o indicado é contar com profissionais especializados, que reúnam o conhecimento necessário para, junto com você, criar soluções de TI inteligentes e personalizadas para o seu negócio.

Conte com um parceiro na sua jornada de automação

Muitas vezes, a contratação de uma empresa parceira especialista para o desenvolvimento de um projeto de intelligence automation é a melhor forma de garantir qualidade e eficiência em todas as etapas da implantação dessa tecnologia

Entretanto, ao analisar potenciais parceiros, avalie a capacidade de execução dos projetos, desde o atendimento até as entregas, assim como a garantia de poder contar com uma equipe qualificada para cada fase da operação.

Com 17 anos no mercado transformando negócios com a automação inteligente e garantindo eficiência às equipes, a Supero Tecnologia atua na customização de serviços de acordo com a necessidade do seu negócio.

Por meio de tecnologias inovadoras, a Supero auxilia você a modernizar o ambiente de trabalho e tornar sua empresa mais inteligente.

Aumente a performance da sua equipe. Agende uma conversa com um de nossos consultores e ganhe mais eficiência em seus processos.











Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.