Gestão de pessoas

O que é intelligent automation e como beneficia as organizações?

7 de Abril de 2021

por Marketing

Tempo de leitura:

Voltar

Saiba como funciona a intelligent automation e que vantagens a tecnologia traz para as empresas que a implementam

É fato que as tecnologias de automação, como a intelligent automation, se desenvolveram em um ritmo acelerado nos últimos anos. 

Diante disso, gestores de TI de organizações de diferentes segmentos, estão se preparando para criar novos processos.

Abrangendo toda a jornada de automação, desde a descoberta de falhas até a sua otimização, a intelligent automation torna-se uma importante ferramenta de gestão, uma vez que se aplica a qualquer processo de negócio, combinado-se a humanos.  

Por meio do equilíbrio entre tarefas humanas e tarefas digitais, os líderes alcançam uma força de trabalho vigorosa e comprometida com resultados.

Mas, como funciona de fato a intelligent automation e qual o impacto dessa tecnologia para as empresas?

Neste post, vamos abordar o que é e como funciona a intelligent automation, quais os principais benefícios dessa tecnologia e como utilizá-la como estratégia de negócio.

webinar data science do zero

O que é e como funciona a intelligent automation

Em termos gerais, pode-se dizer que a intelligent automation é uma combinação das tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (IA), que juntas capacitam a automação de processos de ponta a ponta, acelerando a transformação digital nos negócios.

Ao contrário da automação tradicional, que conta com dados estruturados e com instruções predefinidas, a intelligent automation realiza o ciclo de automação, em basicamente 3 etapas:

1. Descoberta

Acontece quando as ferramentas de inteligência artificial observam as atividades de trabalho, identificam as falhas e remontam, automaticamente, fluxos ideais, para então sugerir um caminho de automação.

2. Automação

A automação inteligente aplica a IA para acessar informações não estruturadas, que hoje representam quase a totalidade dos dados empresariais, incluindo conversas humanas por chat, áudio e vídeo, por exemplo.

New call-to-action

3. Análise

A análise da informação conta com a inteligência artificial para identificar padrões no processamento de dados e prever ganhos de produtividade futuros, tendo como resultado o ajuste de qualquer processo de negócios. 

Leia também: Automatização das rotinas do setor financeiro: projetos eficientes com terceirização

Principais benefícios da intelligent automation

A combinação AI + RPA, que resulta na intelligent automation, tornou a automação de tarefas empresariais complexas algo viável, que proporciona mais eficiência às equipes.

Entre os principais benefícios da automação inteligente, destacam-se:

Automatização de qualquer processo de negócios

Todo processo de negócio apto para automação pode operar com automação inteligente. Com a redução da interação humana, a velocidade de processamento fica maior.

Redução de obstáculos e falhas operacionais

A intelligent automation foi criada para processos e dados não estruturados e inconsistentes. Assim, pode navegar em sistemas legados, enfrentar outras barreiras funcionais e ainda conectar operações de front e back-office.

Organização e processamento de dados complexos

A automação inteligente visa configurar processos para serem executados com êxito, independente do tamanho e da complexidade dos dados. Afinal, as ferramentas capturam, armazenam, manipulam e recuperam registros de fontes não estruturadas.

Eliminação de eventuais erros e exceções

A intelligent automation melhora a eficiência e a precisão dos procedimentos, uma vez que utiliza máquinas inteligentes para tarefas complexas. Com o passar do tempo, os bots continuam operando para diminuir as exceções, aprendendo e melhorando o processo.

Fortalecimento da segurança cibernética

A automação inteligente é implementada, principalmente, para analisar redes e estruturas de dados. Além disso, serve para avaliar ameaças e solucionar brechas em potencial na segurança.

Garantia de conformidade às normas técnicas

A automação inteligente possibilita a adoção de requisitos legais, status regulatórios, padrões da indústria e práticas recomendadas por órgãos governamentais.

Empregabilidade inteligente dos profissionais

Com a inclusão das maquinas inteligentes, lidando com tarefas mais complexas e concluindo processos em todas as etapas da operação, os profissionais ficam mais livres para focar em atividades que usam suas habilidades humanas individuais.

Melhoria da experiência e da satisfação do cliente

A intelligent automation tende a melhorar a experiência e a satisfação do cliente, fornecendo tempos de resposta mais rápidos, uma maior precisão na operação e resultados mais consistentes, uma vez que permite a personalização dos serviços.

Saiba mais: Qualidade de dados em projetos em IA

A intelligent automation como estratégia de negócio

Com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus seguindo ativa, a intelligent automation ganhou ainda mais força.

Isso porque a adoção do uso inteligente de dados evidenciou falhas óbvias na operação e fez muitas empresas repensarem seus modelos de negócio.

Dessa forma, a pandemia acelerou a automação de processos, especialmente de empresas que ainda dependiam do trabalho manual e das interações humanas para manter a produção ativa.

Para muitas empresas, a intelligent automation foi uma facilitadora da transformação digital, que mudou exponencialmente a estratégia de inovação nos negócios.

Inclusive, a hiperautomação, que consiste em identificar, analisar e automatizar processos de TI está entre as 9 principais tendências de tecnologia estratégica do Gartner para 2021.

De acordo com a consultoria, “organizações que não focarem em eficiência, eficácia e agilidade nos negócios ficarão para trás”. 

Entretanto, para que essa estratégia seja efetiva, tecnologias de automação devem ser planejadas e alinhadas a outras iniciativas da empresa

Confira ainda: Quais as hard skills mais procuradas pelos CIOs 

Intelligent automation: aposte nesta tecnologia

O primeiro passo para um gestor implantar a intelligent automation nas suas operações é criar uma cultura de conscientização organizacional.

O próximo passo é entender em qual nível de automação a empresa se encontra.

Em uma escala de maturidade, no geral, as organizações estão em um dos seguintes estágios:

  • Inicial - Há pouca automação, com esforços individuais. 
  • Repetitivo - Com automação em alguns processos.
  • Definido - Automação está presente, com processos definidos.
  • Gerenciado - Automação está alinhada com os objetivos estratégicos.
  • Otimizado - Automação tem como foco a melhoria contínua.

No entanto, para detectar em qual estágio o negócio se encontra, o gestor precisa ter conhecimento profundo dos processos corporativos e saber priorizar uma gestão baseada em dados

Se esse ainda não é o seu caso, o indicado é contar com profissionais especializados, que reúnam o conhecimento necessário para, junto com você, criar soluções de TI inteligentes e personalizadas para o seu negócio.

Conte com um parceiro na sua jornada de automação

Muitas vezes, a contratação de uma empresa parceira especialista para o desenvolvimento de um projeto de intelligent automation é a melhor forma de garantir qualidade e eficiência em todas as etapas da implantação dessa tecnologia

Entretanto, ao analisar potenciais parceiros, avalie a capacidade de execução dos projetos, desde o atendimento até as entregas, assim como a garantia de poder contar com uma equipe qualificada para cada fase da operação.

Com 18 anos no mercado, a Supero Tecnologia conecta profissionais de TI à sua organização ou executa projetos de ponta a ponta em sua fábrica de softwares.

Agende uma conversa com um de nossos consultores e ganhe mais eficiência em seus processos.

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais