Inovação

Tecnologias de automação: quais as maiores tendências?

31 de Agosto de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Veja o que está no topo da agenda dos CIOs quando o assunto é tecnologia para automação de processos 

De acordo com uma pesquisa da McKinsey que analisou as tecnologias que têm mais impulso em um mundo em constante aceleração, como o que vivemos hoje, soluções relacionadas a programação, conectividade e automação estão entre os principais alvos de  investimentos de empresas que desejam manter-se competitivas no mercado e acelerar o desempenho de seus processos.

Esses dados também são confirmados pelo Relatório de pesquisa de operações de TI de 2021, que mostra o aumento da produtividade de TI por meio da automação como uma das três principais prioridades das organizações, juntamente com o aumento da segurança e a migração para a cloud.

Segundo a pesquisa, essas três prioridades das empresas estão alinhadas com as tendências pós-pandemia de transformação digital, que surgiram da necessidade de maior segurança cibernética e maior eficiência operacional de TI para atender às demandas crescentes do mercado por tecnologias. 

Quando questionadas sobre os principais desafios que seus departamentos de TI enfrentam, mais da metade das organizações citou a cibersegurança e a proteção de dados. Para enfrentá-los, a automação de TI e a proteção contra ransomware são as duas tecnologias que as empresas planejam focar em 2021, além do investimento em infraestrutura de TI que acompanhe o crescimento dos seus negócios.

Mas, quando falam de automação, em que soluções os CIOs estão pensando? As possibilidades são muitas. 

Neste artigo, vamos trazer as principais tendências do mercado em relação às tecnologias de automação e como dar o próximo passo para acompanhar esse movimento global.

O que os CIOs esperam da automatização

Ao buscarem soluções tecnológicas de automação, os CIOs esperam atender às crescentes demandas de TI aumentando a produtividade e diminuindo custos.

Ao tornarem automatizadas, por meio de robôs inteligentes, tarefas repetitivas, até então realizadas por seres humanos, os gestores otimizam o tempo e o esforço de profissionais que podem passar a focar em atividades que exigem mais funções cognitivas, inexistentes em bots.

Dessa forma, o profissional tende a ficar mais satisfeito com o trabalho e menos cansado de tarefas manuais que podem ser facilmente repetidas por uma máquina. Além disso, o ganho em produtividade também é expressivo, uma vez que um robô pode trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

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Além disso, os CIOs apostam em escala. A velocidade com que as tarefas são executadas e a precisão dos dados aumentam à medida que as soluções rodam, o que as torna mais eficientes. O custo a longo prazo também é outro fator relevante nesse cenário. Apesar do investimento inicial, o ROI de tecnologias de automação é alto e rápido. De acordo com entrevista da McKinsey, no caso da RPA o ROI varia de 30% a 200% já no primeiro ano de uso da ferramenta.

No entanto, o fator talvez mais vantajoso nas tecnologias de automação é o valor para o consumidor final daquele software, que tem uma boa experiência como usuário

Saiba mais: 5 inovações tecnológicas que serão fundamentais em 2021

4 tendências em tecnologia de automação

A tecnologia é o grande pilar para a transformação digital e, diante da aceleração das soluções digitais que a pandemia do novo coronavírus impôs às organizações, investir em aplicações inteligentes passou a ser uma das prioridades dos CIOs.

Entre as 4 principais tendências mundiais em tecnologia de automação, podemos destacar: 

RPA

A automatização robótica de processos (RPA - Robotic Process Automation, em inglês) tem a capacidade de melhorar a qualidade, velocidade e produtividade dos processos, razões suficientes para gerar interesse nas empresas que sofrem uma grande pressão para otimizar sua operação, principalmente devido ao impacto nos negócios causados pela COVID-19. 

Leia também: RPA na saúde: como obter maior precisão e rapidez nos processos

Hiperautomação

Utilizada para dimensionar as capacidades de automação de uma organização, a hiperautomação combina RPA com machine learning para aumentar os processos de negócios. É uma automação estratégica fundamental para a transformação digital por ser peça-chave para as organizações que querem se adaptar a essa nova realidade de automação de tarefas repetitivas.

Plataformas low-code

Baseadas no modelo drag and drop (arrastar e soltar), as ferramentas low-code proporcionam mais agilidade no desenvolvimento de softwares e com isso diminuem o tempo de entrega ao cliente. Estima-se que as plataformas em baixo código reduzam pela metade o tempo gasto pelos times de TI para a criação de aplicativos, diminuindo o backlog da área e aumentando o engajamento do time, que normalmente já utiliza metodologias ágeis.

Confira: Low-code: qual o papel da TI na adoção?

Automation as a service

Com a crescente demanda por força de trabalho virtual e a automação de processos de negócios aliada aos avanços em computação cognitiva, como a visão computacional, a necessidade de automação como plataforma de serviço aumenta cada vez mais. Entre os principais benefícios do AaaS para as organizações podemos citar a entrega do serviço com mais agilidade em razão da redução da carga de solicitações manuais.

Entenda: Deep learning vs. machine learning: você sabe as diferenças?

Como dar os próximos passos na automação

Nos últimos anos, milhares de empresas vêm encontrando valor na automação de processos. No entanto, o que líderes têm percebido durante essa jornada de transformação digital é que o processo de automação não termina depois de implementar uma nova tecnologia. A automação é um processo contínuo, que deve ser pensado e repensado de tempos em tempos.

Entre os 5 passos cruciais que você, como CIO, deve levar em consideração para garantir uma automatização bem-sucedida, elencamos:

1. Mapeie os processos

Para implementar qualquer uma das tecnologias de automação escolhida, os fluxos precisam estar bem claros, se possível, documentados. Adotar ferramentas como VSM facilitam esse mapeamento.

2. Tenha um cronograma

Identifique quais os padrões de trabalho repetitivos e defina o cronograma para implementar a tecnologia em etapas. Como a automação é um ciclo, certamente você precisará voltar nas etapas anteriores para fazer correções e adicionar novas aplicações. 

3. Monitore seu projeto

Todo processo de automação precisa ter um trabalho de monitoramento e melhoria contínua no funcionamento do seu sistema para que ele traga os resultados esperados.

4. Conecte as iniciativas 

Como você sabe, manter um modelo de processos automatizado não é algo pontual. Para garantir todos os benefícios, a transformação deve atingir grande parte da organização. E, para que isso aconteça de maneira eficiente, há uma coordenação de iniciativas e práticas que precisam ser seguidas

5. Tenha fornecedores experientes

Contar com fornecedores parceiros que conheçam bem o segmento, tenham metodologias bem definidas e experiência com projetos de diferentes portes e tecnologias faz toda a diferença no decorrer da jornada. Elas ajudarão a organização a atravessar desafios comuns a projetos desse tipo e, consequentemente, a provar mais rápido o valor da automação. 

Veja: 6 desafios mais comuns em projetos com IA

Soluções inteligentes para um futuro automatizado

Como vimos, tecnologias de automação como RPA e ferramentas low-code são tendências no cenário de soluções de TI para os próximos anos por oferecerem às organizações agilidade e eficiência nas suas operações, aumentando a produtividade e diminuindo os custos.

Empresas que não seguirem essa tendência certamente serão engolidas por organizações que acompanham esse movimento sem volta do mercado. 

No entanto, se a sua empresa não dispõe de uma equipe de TI robusta para implementar tecnologias de automação, conte com a expertise e a experiência da Supero Tecnologia.

Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, somos especialistas em recrutar profissionais de TI para integrar o seu time e em formar equipes completas para projetos, reforçando a capacidade tecnológica da sua empresa.

Os profissionais da Supero vão muito além do domínio das tecnologias, são focados em resultados, com uma forte visão de negócio e motivados a trabalhar em equipe.

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como trabalhamos para formar os melhores times a fim de oferecer a você as melhores soluções de TI.

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Escrito por Marketing

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