Inovação

Como a RPA gera valor para as empresas?

12 de Outubro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Saiba como a automação de processos robóticos pode tornar a operação dos seus negócios mais eficiente

A RPA vem ganhando, nos últimos tempos, popularidade entre organizações de diversos setores pela sua capacidade de automatizar operações, proporcionando redução nos custos, ROI positivo e impulsionando a transformação digital das empresas, mesmo em momentos de crise. Avanços em inteligência artificial e machine learning reforçaram o aumento significativo no crescimento e aplicação do RPA nas organizações. 

De acordo com as previsões do Gartner, a receita mundial com automação de processos robóticos chegará a quase US$ 2 bilhões em 2021, com crescimento de 19,5% em relação a 2020, taxa que deve permanecer até 2024, apesar das pressões econômicas do COVID-19.

O principal motivador dos projetos de RPA, segundo Fabrizio Biscotti , vice-presidente de pesquisa do Gartner, é sua capacidade de melhorar a qualidade, velocidade e produtividade de processos operacionais.

“As empresas podem avançar rapidamente em suas iniciativas de otimização digital investindo em softwares de RPA, e a tendência não vai desaparecer tão cedo.”

O movimento crescente dessa tecnologia é confirmado pelos dados da Statista, que constatou que executivos acreditam que a RPA pode trazer inúmeros benefícios para as organizações, economizando tempo em tarefas repetitivas e servindo para aumentar a qualidade do trabalho.

Mas, com um mercado cada vez maior, como essa tecnologia está gerando valor para as empresas? 

Neste post, vamos abordar por que os CIOs estão mirando a RPA, como são os projetos que utilizam essa tecnologia e os principais desafios encontrados na hora de aplicar a automação de processos robóticos nas organizações.

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Por que os CIOs estão mirando a RPA?

A fim de impulsionar seus negócios em um mercado cada vez mais competitivo, CIOs estão se voltando para a automação de processos robóticos para otimizar tarefas repetitivas, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades de maior valor.

A RPA vem sendo utilizada pelas organizações, principalmente, para agilizar as operações corporativas e reduzir custos. Além de refletir na melhor experiência do cliente. 

Afinal, a partir dessa tecnologia, a empresa automatiza processos por meio de robôs e utiliza a força de trabalho humana para tarefas que exigem mais das habilidades cognitivas.

Além disso, a RPA, aliada à inteligência artificial pré-treinada, está sendo bastante explorada pelos líderes de TI para fazer análises de resultados futuros, com base em um histórico de situações já vivenciadas.  

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Como são os projetos em RPA?

Um projeto em RPA funciona, basicamente, extraindo informações de seus sistemas de TI para executar uma tarefa predefinida. 

Os bots não precisam de supervisão para serem executados, normalmente alguém define um fluxo de trabalho que será cumprido até que ele seja reconfigurado. Os casos de uso mais comuns incluem tarefas como aplicação de regras de negócios e geração de relatórios.

Além de serem muito úteis para as organizações pelos seus principais benefícios, os bots também são fáceis de serem configurados.

Tanto os usuários de negócios devem ser capazes de apontar e clicar nos aplicativos que normalmente usam, enquanto um gravador anota as ações, quanto os desenvolvedores-cidadãos devem conseguir usar um ambiente low-code para definir bots e regras de negócios.

No entanto, para uma automação de processos robóticos eficaz, CIOs devem pensar em automatizar todo o ciclo de vida de desenvolvimento, e isso requer uma automatização inteligente que deve fazer parte de um planejamento de longo prazo das empresas. 

É aconselhável, inclusive, antes de submeter a empresa a uma implementação de RPA, fazer uma Prova de Conceito (PoC) para que as expectativas sejam alinhadas e os riscos de mudar de ideia após a adoção da solução sejam mitigados.

Low-code e RPA

Usar plataformas low-code para projetos de RPA pode ser uma excelente opção para otimizar tempo e custo, principalmente se for para escrever menos códigos. Esse processo pode ser muito mais rápido e eficiente do que métodos tradicionais de desenvolvimento.

Além disso, quando a organização possui um grande sistema legado e desatualizado, que faz parte do processo que precisa ser atualizado, o RPA não resolverá o problema, de imediato.

Para esses casos, uma alternativa é reconstruir o sistema antigo usando low-code e, em seguida, usar APIs modernas para integrá-lo ao processo.

Leia também: RPA na saúde: como obter maior rapidez e precisão nos processos?

Desafios em projetos em RPA

Como acontece com qualquer tecnologia de automação, a RPA tem o potencial de eliminar empregos, aumentar os riscos de segurança e gerar insegurança quanto à escalabilidade. O que representa desafios para os CIOs no gerenciamento do negócio.

No entanto, a lista de tarefas que podem ser automatizadas está ficando cada vez maior, e esses desafios precisam ser superados para que a empresa avance nas suas operações e continue competitiva no mercado. 

A fim de auxiliar CIOs nessa missão, listamos a seguir os principais desafios enfrentados por líderes de TI na adoção do RPA e como superar as dificuldades de implantar essa tecnologia na organização.

Segurança deve ser prioridade

Com a implementação de uma solução RPA, a empresa deve preparar sua infraestrutura para o aumento de possíveis ameaças. Além disso, seu sistema de cibersegurança deve ser reforçado.

Além disso, é de extrema importância estabelecer a governança de um ambiente robotizado, para que ele produza todos os benefícios da adoção do RPA,  que passa a ficar muito mais sensível a determinadas  situações.

RPA continuará difícil de escalar

À medida que as soluções de RPA implementadas na empresa tiverem que lidar com novas automações, certamente você terá problemas com escalabilidade.  

Para mitigar essa dificuldade de escalar, uma implementação cloud pode ajudar, especialmente se o componente de orquestração for capaz de provisionar bots adicionais conforme necessário.

Pessoas devem estar preparadas

A RPA foi projetada para reduzir a quantidade de tempo e esforço exigidos pelas pessoas para executar operações demoradas e repetitivas. No entanto, as pessoas precisam ser desenvolvidas e treinadas para atuar com a automação de processos robóticos. Afinal, haverá uma inteligência humana para coordenar os fluxos de trabalho.

Saiba mais: Automação das rotinas no setor financeiro: projetos eficientes com terceirização

RPA: uma revolução na automação de processos

Como vimos, a RPA utiliza a automação a favor da organização, reduzindo erros e aumentando a eficiência dos seus projetos.

Todavia, para uma automação de processos robóticos eficaz, é necessário que o CIO analise  alguns pontos e faça uma revisão dos processos, entendendo claramente se essa tecnologia realmente atende as demandas do seu negócio.

Como uma tendência de crescimento ascendente no mercado global, a RPA ganhou notoriedade durante a pandemia do novo coronavírus, uma vez que essa tecnologia reduz a dependência de pessoas e traz mais agilidade e eficiência operacional.

Para as empresas que pretendem implantar soluções de RPA, a abordagem que melhor funciona é quando a demanda vem da área de negócios

No entanto, deixar de envolver o setor de TI no processo é um erro, afinal contar com especialistas em tecnologia para definir pontos como arquitetura, processos, plataformas de nuvem e segurança da informação faz toda a diferença

Portanto, a maneira mais eficaz de implantar a automação de processos robóticos na organização é quando as duas áreas - negócios e TI - caminham juntas.

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Escrito por Marketing

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