Produto

Testes automatizados: quando e por onde começar?

30 de Agosto de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja como as organizações têm adotado testes automatizados no desenvolvimento de softwares para ter mais agilidade e eficiência

Fazer releases confiáveis contínua e rapidamente ​​é uma vantagem estratégica central para as organizações, que estão em uma corrida para o digital. E a capacidade de fazer um alto volume de testes tem tudo a ver com a confiabilidade de uma aplicação. Se unirmos a necessidade de entregas contínuas, estamos a um passo de fazer testes automatizados.

Mas as organizações usam testes automatizados? De acordo com o relatório da Tricentis, pouco, ainda que os testes manuais sejam a principal causa de atrasos na implementação. De acordo com a pesquisa, a testagem manual continua grande: apenas 15% das empresas usam teste automatizados. Mesmo que manter testes manuais custe caro: os gastos com testes consomem, em média, de 23% a 35% do orçamento de TI. 

Entre quem automatiza, a taxa de automatização é, em média, de 39%, com um ciclo de 23 dias, performance aquém dos líderes, que automatizam 65% dos testes e fazem ciclos de cinco dias — bem mais próximo de um padrão ágil de entregas incrementais contínuas.

E, a sua organização, já adota testes automatizados que garantem mais rapidez, autonomia e eficiência? Neste artigo, vamos abordar quais os problemas de continuar apenas com os testes manuais, qual o valor dos testes automatizados para a sua empresa e o que fazer para realizar garantir todos os benefícios.

business agility webinar

Testes manuais: quais os problemas?

Se fizermos um comparativo entre os testes manuais e os testes automatizados de softwares, principalmente quando levamos em consideração uma grande quantidade de dados, veremos que os testes manuais ficam muito atrás em aspectos como:

1. Agilidade

Além de ser mais rápido na sua execução, o profissional pode usar o tempo que ganhou com o teste automatizado em outras atividades como testes para novos recursos e desenvolvimento tanto da aplicação em si quanto da arquitetura de automação. 

2. Produtividade

Em relação à produtividade, os testes manuais também ficam em desvantagem em relação aos testes automatizados. Ganhando mais tempo para outras tarefas, a equipe produz mais e de forma mais eficiente.

Até porque o teste manual é cansativo e repetitivo, o que torna a atividade maçante para os testadores que precisam executar muitos testes de forma rápida e contínua para ter certeza de que a aplicação está funcionando conforme o esperado o tempo todo.

3. Tempo de resposta

Os testes automatizados apresentam tempos de resposta maiores do que o manual, no entanto, a redução no tempo de execução e a redução de esforços devem ser pesados na hora da comparação. 

Isso porque essas duas métricas fornecerão um impulso incrível para uma maior eficiência e uma melhor taxa de reação a possíveis bugs.

4. Custos

Adotar um processo de testes automatizados para ter ciclos de entregas mais rápidos, normalmente, vale a pena. Entretanto, o ROI deve ser avaliado nessa construção de uma estratégia de automação.

Até porque os custos de manutenção não costumam ser pouco relevantes, por isso, todos os ganhos e as perdas devem ser analisados com atenção.

Do manual para a automação: qual o valor dos testes automatizados

Fazer a transição para a automação não significa que você vai eliminar o teste manual.  Utilizado de maneira complementar, não em simples substituição à testagem manual, os testes automatizados apresentam benefícios significativos para as organizações.

Entre as principais razões que levam as empresas a adotarem testes automatizados, estão:

1. Maximizar a utilização de recursos

A automatização permite que sejam executados testes 24 horas por dia, todos os dias da semana. Afinal, não há a necessidade de carregar o sistema para nenhum lugar ou ficar na estação de trabalho para analisar os casos de teste e os resultados.

2. Aumentar da eficiência de testes de regressão

Em comparação com o teste manual, a automação permite executar processos de teste com mais rapidez e identificar mais bugs em menos tempo.

3. Eliminar da necessidade de criar novos testes inteiros

Um plano de teste automatizado bem definido e a estrutura certa eliminam a necessidade de criar novos testes inteiros. Assim, é possível reduzir drasticamente o tempo de configuração e o esforço para projetos de teste futuros.

4. Agilizar o lançamento para o mercado

A automação facilita a localização de bugs nos estágios iniciais das fases de desenvolvimento e implantação da aplicação. Assim, o tempo de correção fica menor, acelerando o lançamento para o mercado.

5. Aumentar a qualidade do produto reduzindo custos

Economizando esforço e tempo dos profissionais em tarefas manuais e detectando problemas mais rapidamente, o software ganha em qualidade com menos gastos na fase de teste. Isso pode representar mais negócios para a empresa.

Saiba mais: A linguagem de programação é antiga mas o sistema é crítico: o que fazer?

Automatização de testes em DevOps e Agile

Uma forma de dar qualidade a um software é executar os testes continuamente durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento e criar conjuntos rápidos e confiáveis de testes automatizados para serem executados como parte dos pipelines de entrega contínua.

Os testes automatizados contínuos permitem que os testadores:

  • trabalhem com desenvolvedores em todo o processo de desenvolvimento e entrega do software; 
  • realizem atividades de teste manuais, como testes exploratórios, testes de usabilidade e testes de aceitação, durante todo o processo de entrega.

A execução contínua de testes como parte de um pipeline contribui para um feedback rápido para os desenvolvedores, menor lead time desde o check-in até o lançamento e baixa taxa de erros nos ambientes de produção. 

A maior parte do trabalho dos desenvolvedores DevOps é validada em minutos, em vez de dias ou semanas, por isso, eles podem corrigir os bugs o mais rápido possível.

Leia também: Low-code: qual o papel da TI na adoção

Dá para automatizar tudo? 

O teste automatizado é uma prática padrão de desenvolvimento de software moderno. As melhores equipes e empresas usam testes automatizados. Entretanto, é discutível se todos os testes devem ser automatizados. 

Que testes podem ser automatizados primeiro

Se há testes mais valiosos a serem automatizados primeiro, certamente são os testes de ponta a ponta, ou seja, os end-to-end, que simulam uma experiência a nível de usuário de um produto de software.

Esses testes são altamente valiosos para implementação, pois oferecem garantia de que usuários reais estão tendo uma boa experiência, livre de bugs, mesmo quando novos commits são enviados.

Além dos testes ponta a ponta, os testes de unidade, testes de integração e testes de performance devem ser priorizados numa estratégia de automatização de testes.

O que continuar a testar manualmente

Entre os testes que devem continuar sendo executados de maneira manual, destacamos aqueles que quando comparados com a execução de um teste automatizado não apresentam um ROI tão atraente. São eles:

  • Testes exploratórios - mais aleatório e tenta sequências sem script para encontrar bugs ou comportamentos inesperados.
  • Testes de regressão visual - a automatização desses testes é cara, e as ferramentas não são amplamente adotadas. Pode ser muito mais eficaz ter um olhar humano para ver se há algum problema visual.

Veja: Prova de conceito (PoC): boas práticas para ter sucesso

Frameworks de testes automatizados

É fato que a utilização de um framework bem estruturado de testes automatizados aumenta a eficiência da equipe e a precisão dos resultados.

Para estabelecer um framework bem estruturado é preciso atentar-se a alguns pontos, como:

  • organizar uma estrutura de pastas, para que os testes estejam documentados;
  • conhecer a fundo o produto que será desenvolvido e como ele deve funcionar;
  • reunir todos os dados para os testes e configurar os diferentes cenários;
  • ter um projeto teste de fumaça, para verificar se as funções estão funcionando;
  • definir as validações de dados para que sejam compartilháveis e reaproveitáveis; e
  • configurar um mecanismo de registros e relatórios para auxiliar no processo.

Entenda: Clean code: quais os impactos do spaghetti code e como melhorar?

Ferramentas de testes automatizados

As ferramentas de testes automatizados servem, basicamente, para executar testes, reportar os resultados e comparar esses resultados com testes anteriores.

A escolha de ferramentas de automação não deve apenas atender às necessidades atuais da organização, mas também deve se concentrar nas tendências e melhorias potenciais. 

Entre as 10 estruturas de automação de testes mais populares e maduras, podemos destacar:

  1. Robot Framework 
  2. WebdriverIO
  3. Citrus 
  4. Cypress 
  5. Selenium
  6. Cucumber
  7. Gauge
  8. Serenity
  9. Carina 
  10. EarlGrey

Uma ferramenta de automação de teste eficiente oferece suporte à otimização básica, geração de dados, soluções mais inteligentes e análises.

Confira: WebAssembly: o que você precisa saber antes de usar?

Automatize testes e tenha entregas eficientes

Como vimos, testes automatizados não são a cura para todos os problemas de testes manuais. Aliás, a testagem manual deve continuar sendo importante e é complementar à automatizada.

Ainda assim, uma abordagem complementar gera ROI positivo a organizações que buscam entregas mais eficientes. Afinal, com menos tempo gasto para a execução de testes, a equipe pode focar na construção de novos recursos para melhorar a qualidade do software.

Se entender que mudar para a automação é um desafio na sua organização, você pode contar com o apoio de uma equipe experiente que vai auxiliar a atender às demandas e expectativas de seus clientes.

Há 18 anos no mercado de soluções de TI, a Supero Tecnologia conta com uma equipe de especialistas capacitados para tornar única a experiência do usuário.

Entre em contato com um de nossos consultores e veja como podemos ajudar na sua jornada de transformação digital.

superocast - lean thinking




Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais