Produto

UX e UI design: tem que separar?

29 de Novembro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba se há a necessidade de desunir essas duas funções da área de design dentro das equipes de produto em projetos de desenvolvimento de software

Investir em um designers para desenvolver a UX e UI em projetos de desenvolvimento de software é a melhor forma de garantir uma boa aplicação para o produto e aumentar as chances do usuário ter uma excelente experiência.

Enquanto o UX design visa garantir a usabilidade de um produto digital, proporcionando ao usuário a melhor experiência, baseada no seu comportamento ou conveniências com a interação com o produto, o UI design foca na cara que a aplicação terá, se preocupando com uma criação visual interessante.

Resumidamente, podemos dizer que a UX (user experience) guia o usuário pelo sistema e a UI (user interface) torna o local por onde o usuário passa o mais agradável possível. Ambos, portanto, estão conectados e trazem benefícios para o produto, de maneiras distintas. 

Se é assim, a pergunta é: e na prática? É melhor contar com um profissional só à frente de UX e UI ou contar com as duas funções separadas?

É o que responderemos neste artigo. Para isso, vamos entender melhor o que fazem UX e o UI designers, como as funções se distinguem e ao mesmo tempo se complementam dentro das equipes de produto.

New call-to-action

UX design

No universo do design, a experiência do usuário (UX) tem a ver com a jornada de interações que se faz dentro de aplicações. Primeiro, ela é proposta pelos designers por meio de técnicas como a design sprint e a lean inception. Depois, a percepção dos usuários reais sobre essa jornada é compreendida por meio de testes. 

O objetivo final do UX design é criar experiências agradáveis, ​​fáceis, eficientes, relevantes e abrangentes para o usuário. Ambos os processos resultam em aprendizados que são usados para fazer melhorias no software.

Assim, designers de UX garantem que a empresa forneça um produto que atenda as necessidades do cliente, permitindo que eles acessem com facilidade o que desejam e obtenham os resultados esperados.

O Google, por exemplo, ao explorar UX design sabe que, quando o usuário acessa o site de busca, ele está a procura de informação. Então, de uma maneira bem dinâmica e rápida oferece exatamente o que o usuário quer bem.

O usuário, por sua vez, não quer esperar 15 segundos para obter a informação. Ele quer imediatamente e, neste caso, o Google consegue oferecer uma experiência como a esperada.

webinar agilidade

Assim, de forma mais básica, podemos afirmar que o UX design está preocupado com os aspectos conceituais do processo de design, deixando o UI design, que abordaremos a seguir, a função de focar em elementos mais visuais. 

Saiba mais: Lean UX: conceito, princípios e prática

UI design

Diferentemente do UX design, a interface do usuário (UI) materializa-se na plataforma que os usuários utilizam para interagir com o produto, ou seja, o design visual, composto por formas, cores e tipografia. 

O UX design também leva em consideração a funcionalidade de telas ou sistemas, como aqueles baseados em voz.

Quando um profissional de UI atua projetando uma interface, todas as decisões que ele toma precisam ser baseadas em dados e informações do usuário para que essa experiência visual atenda as necessidades do usuário da melhor forma possível.

Front-end vs. UI

O front-end é um framework que serve como ferramenta para auxiliar na criação de interfaces, que junto com o UI design integra o processo de concepção de um produto.

A grande diferença entre desenvolvedores front-end e UI designer é o foco. Enquanto os profissionais de UI são voltados para cores, fontes e botões e como o cliente enxerga o produto, os profissionais front-end além de terem um elevado senso estético, estão bastante familiarizados com projetos gráficos e prototipagem de interfaces.

Por isso, muitas empresas acreditam que contar com um designer de front-end para desenvolver UX e UI é uma tendência do futuro, uma vez que esse profissional combina as atividades principais das áreas de experiência do usuário e design.

Leia também: Design patterns: quando você deve usá-los?

UX e UI: pontos em comum e diferenças

De modo geral, enquanto a UX se concentra no usuário e na sua jornada pelo produto, a UI tende a se preocupar com especificações de telas, rótulos, estilos visuais e estrutura.

Confira no quadro a seguir as principais diferenças entre UX e UI design em relação a aplicação, foco, criação e resultado:

UX designer vs. UI designer: dá para centralizar em um profissional?

UX designer e UI designer, apesar de serem profissionais que geralmente trabalham juntos na equipe de design em um projeto de desenvolvimento de software, têm habilidades distintas. 

O UX designer é o profissional responsável pela interação e experiência do usuário com o produto, sendo assim, suas hard skills estão mais relacionadas com arquitetura de informação, wireframes, wireflows e sitemaps.

Já o UI designer é responsável por criar o design criativo de um software, por isso ele deve ter conhecimentos aprofundados em Photoshop e Illustrator, Adobe XD, Figma e Sketch, para criar uma interface amigável e usável para os usuários.

Centralizar as funções de UX e UI design em um único profissional é possível, contanto que ele tenha os conhecimentos e habilidades necessárias para uma entrega eficaz.

Afinal, quando usados juntos, UX e UI podem criar alto valor para a empresa, aumentando as chances de engajamento e o fortalecimento de uma marca diante do usuário.

Pensar apenas um UX, sem UI, tampouco é possível. A experiência do usuário não satisfatória sem uma boa interface de usuário.

No dia a dia, as áreas de UX e UI design se complementam, trabalhando de forma diferente, porém com um único objetivo em comum: oferecer um produto que o usuário goste muito.

Confira também: Agile squads: quais são os componentes-chave e como são orquestrados?

A evolução do design

Como vimos, trabalhar UX e UI design em parceria sinérgica é uma poderosa arma para projetos de desenvolvimento de softwares.

A experiência do usuário e a interface do usuário se complementam e podem ser aplicadas dentro de uma equipe de produto pelo mesmo profissional ou por profissionais diferentes, não sendo necessário separar as áreas.

Com a evolução do design, os usuários podem contar com softwares cada vez mais dinâmicos e sensoriais, e as empresas com profissionais cada vez mais capacitados nessa área para alavancar seus negócios.

Com 18 anos de experiência no mercado de soluções de TI, a Supero é parceira de diversas organizações, de diferentes segmentos, nessa jornada de encantamento do cliente, tanto por meio da alocação de UX e UI designers quanto prestando consultoria em product design.

Se a sua busca é por profissionais experientes e altamente desenvolvidos para gerar valor ao seu público, entre em contato com um de nossos consultores e veja como garantir mais eficiência nas entregas de seus projetos de desenvolvimento de software.

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais