Gestão de pessoas

Como avaliar o fit cultural em um processo de recrutamento em TI?

24 de Janeiro de 2022

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Saiba como medir a capacidade do candidato de se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa em uma oportunidade na área de tecnologia

Contratar a partir do fit cultural vem se tornando uma maneira bastante eficaz de garantir o alinhamento adequado entre as expectativas do candidato e da organização.

Afinal, no universo da tecnologia, trabalhar motivado e alinhado à cultura organizacional é um dos fatores comuns de equipes de TI bem sucedidas

De acordo com uma pesquisa do Glassdoor, 77% dos profissionais entrevistados consideram a cultura de uma organização antes de se candidatar à vaga de emprego. E 56% afirmam que a cultura é mais relevante do que o salário quando se fala de satisfação no trabalho.

Isso significa que o ajuste cultural hoje em dia é fundamental para manter os profissionais unidos trabalhando em prol do objetivo da empresa.

Em contrapartida, o resultado de profissionais de tecnologia desajustados à cultura é o turnover em TI, que desestabiliza a equipe, diminuindo a produtividade e elevando os custos da organização.

Por isso, avaliar o fit cultural em um processo de recrutamento de TI é a maneira mais eficaz de garantir a contratação do melhor profissional para uma oportunidade na área de tecnologia.

Como fazer isso?

Neste post, vamos abordar como planejar o fit cultural, quais os benefícios da aplicação desse teste, como conseguir um match perfeito entre o candidato e a empresa e dicas para avaliar o fit cultural.

webinar business agility

Fit cultural: como planejar?

Planejar o fit cultural não significa engessar o processo seletivo em TI ou acabar com a diversidade nas contratações, mas sim organizar aspectos que sejam importantes para as organizações para tornar isso acessível aos candidatos a vagas na empresa.

Enquanto as hard skills de profissionais de TI são avaliadas por meios mais técnicos, as soft skills podem ser avaliadas pelo fit cultura, que tem como principal objetivo conhecer as habilidades socioemocionais dos candidatos.

Para planejar o fit cultural com eficiência, a fim de mapear e identificar lacunas, algumas ações são fundamentais, como:

  • Definir e implementar a cultura organizacional - Entenda os valores da empresa, crie uma política e implemente entre os atuais profissionais. 

podcast da Supero

  • Dissemine os valores da empresa entre os profissionais - Promova ações internas e externas que corroboram com os seus valores da empresa.
  • Adotar o fit cultural no processo seletivo em TI - Inclua o teste de fit cultural como uma das etapas do processo de recrutamento e seleção da organização.

Saiba mais: Cultura de feedback em TI: como implementar?

Benefícios da aplicação do Teste de fit cultural

Aplicar o fit cultural como parte do processo seletivo em TI traz inúmeros benefícios, entre os quais podemos destacar:

Contratação assertiva 

A partir da aplicação do fit cultural é possível ter mais assertividade na contratação, uma vez que aumenta as chances dos profissionais estarem mais alinhados ao perfil da vaga.

Profissionais alinhados 

O fit cultural bem aplicado garante a formação de um time de TI mais eficiente à medida que os profissionais refletem o que a organização espera deles. 

Retenção de talentos

Equipes de TI conectadas aos valores e propósitos da empresa tendem a ter um maior engajamento e o desejo de pertencer, sentindo-se felizes e satisfeitos na empresa.

Equipes motivadas

Ao estarem totalmente alinhados à cultura organizacional da empresa, muitos profissionais tornam-se “embaixadores” da marca, divulgando e promovendo a sua cultura.

Aumento da produtividade

Quando o profissional se identifica com os valores da organização, ele “veste a camisa” e  sente-se orgulhoso em fazer parte da equipe e gerar resultados significativos para o time.

Leia também: Um profissional-chave pediu demissão? 7 ações para lidar

Passo a passo para um fit cultural de sucesso

Para aplicar um fit cultural de sucesso na área de TI, basicamente você vai precisar seguir 3 passos. São eles:

1 - Defina as necessidades para a oportunidade

Tenha em mente qual é o perfil ideal para aquela oportunidade, levando sempre em consideração valores que são pilares na empresa. E, lembre-se, além de se encaixar com os valores e propósitos da organização, o candidato precisa estar alinhado à sua equipe e ao seu gestor.

2 - Filtre os candidatos pelas as características

Assim como o currículo e o teste técnico excluem candidatos, o fit cultural também filtra os profissionais que não têm sinergia com a empresa. Por isso, é importante colocar na descrição da oportunidade as características que são relevantes para a organização e para a função pretendida. 

3 - Deixe claro os valores da empresa

Em todas as comunicações referentes a oportunidade, deixe bem claro quais são os valores que a empresa tem e quais espera do candidato. Assim, se o profissional se identificar com a cultura organizacional vai se interessar pela empresa, caso contrário, ele já perde o interesse por se candidatar.

Confira: Despesas com recrutamento e seleção: como calcular?

Como conseguir um match perfeito?

Uma maneira eficaz de conseguir o alinhamento entre o perfil do candidato e da empresa é fazendo as perguntas certas no momento da entrevista técnica.

Relacionamos abaixo, 10 questões que vão ajudar você a encontrar a pessoa ideal para preencher aquela oportunidade na área de tecnologia.

1 - Você geralmente prefere entregar um trabalho mal acabado no prazo ou atrasar e entregar algo finalizado?

2 - Como você administra suas prioridades quando está envolvido em mais de um projeto? Em que baseia sua decisão?

3 - Como você reage quando não concorda com uma decisão tomada pelo seu líder? Fala para ele ou tenta apoio do resto da equipe?

4 - Se perguntarmos a seus antigos colegas e líderes o que eles pensam a seu respeito, o que eles diriam?

5 - Fale sobre algum projeto que participou e obteve resultados que se orgulha de você mesmo e da sua equipe.

6 - Como você lida com desafios e pressão no ambiente de trabalho? Essas são situações que motivam ou estressam você?

7 - Em relação à comunicação, qual o meio que você mais utiliza para se comunicar e como acredita que seja o mais assertivo?

8 - O que é para você se sentir bem no trabalho? Como seria um ambiente ideal para você?

9 - Você considera seu trabalho importante? Por quais motivos?

10 - Por que a empresa deveria contratar você? Como você acredita que irá contribuir com nossos projetos?

Veja: Comunicação assíncrona: como ela eleva a produtividade?

Contrate o melhor profissional para a oportunidade

Como vimos, o fit cultural é extremamente importante em um processo seletivo em TI, pois, realizado da maneira certa, é capaz de antever quais perfis de candidatos irão se adaptar melhor à cultura da empresa e assim exercer suas funções de maneira promissora.

No entanto, pela falta de experiência em recrutamento em TI e pouco tempo hábil, muitos recrutadores não planejam e aplicam o fit cultural de maneira eficaz, atrasando o processo seletivo e, muitas vezes, não sendo assertivos na escolha do profissional.

Por isso, pensando em auxiliar gestores de RH e líderes em tecnologia, empresas especializadas em recrutamento e seleção de TI, como a Supero, oferecem serviços com alto nível de sucesso na hora de aplicar o fit cultural.  

Com experiência de mais de 18 anos no mercado de soluções de TI, a Supero conta com tech recruiters e consultores especialistas em recrutamento e seleção de profissionais na área de tecnologia.

Entre em contato conosco e veja como podemos elevar o nível da sua equipe e garantir efetividade às contratações em TI.

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais