Gestão de pessoas

Como organizar um processo seletivo eficiente em TI?

28 de Dezembro de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja quais as etapas para planejar um processo seletivo de TI que realmente identifique e avalie o perfil do candidato e ainda promova uma boa experiência   

Quem atua no setor de TI sabe que a falta de profissionais de tecnologia disponíveis no mercado não é um desafio de hoje. No entanto, é fato que a COVID-19 intensificou essa demanda, acelerando a transformação digital nas empresas. Está difícil contratar desenvolvedores e outros profissionais da área. 

Diante desse cenário, contar com um bom processo seletivo torna-se um fator crucial para acelerar processos de contratação sem perder a qualidade.

De acordo com o relatório da Cronofy, que pesquisou 6.500 profissionais que passaram por processos de contratação em 2020, 43% dos candidatos globalmente abandonaram o processo de contratação devido a atrasos no agendamento de entrevistas.

Além disso, ainda segundo a pesquisa, os processos de recrutamento em geral podem prejudicar a marca do empregador se forem mal realizados. 77% dos candidatos de nível sênior ​​disseram que uma experiência ruim afeta sua percepção da empresa e 64% disseram que teriam menos probabilidade de recomendar a empresa a outras pessoas.

Segundo afirmou Adam Bird, cofundador e CEO da Cronofy, em comunicado:

É importante que as empresas se lembrem de que os valores de sua marca existem em suas ações, não em palavras. 

Isto é, não basta estudar e entender a teoria, a chave é saber fazer na prática.

Por isso, alinhada às melhores práticas do mercado em processos seletivos e com um modelo de recrutamento em TI especializado, a Supero tem expertise em processo seletivo e experiência em recrutar, selecionar e entregar profissionais em 3 a 5 semanas para seus clientes, com altos níveis de sucesso. 

Como fazer isso? 

Neste post, vamos mostrar quais as boas práticas em processos seletivos e como organizar um processo realmente eficiente para que sua organização conte com os melhores profissionais para seus projetos.

webinar business agility

Boas práticas em processos seletivos 

Mesmo com a alta rotatividade na área de tecnologia, algumas empresas ainda não usam técnicas adequadas em seus processos seletivos e, consequentemente, estão negligenciando os benefícios das melhores práticas de recrutamento e seleção em TI.

Em publicação recente, o B2C noticiou que Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn, em entrevista à revista TIME revelou que, após a pandemia, parece que as pessoas estão reavaliando suas prioridades e objetivos e as melhores práticas de recrutamento para 2021 (e além) são significativamente mais centradas no candidato. 

O fato é que candidatos com talento e ambição sabem quanto valem. Eles estão começando a perceber que não precisam se estabelecer em posições "enfadonhas" e estão muito mais dispostos a repassar empresas que não atendem aos seus altos padrões.

De acordo com a publicação, entre as melhores práticas de recrutamento e seleção para atrair e reter os melhores candidatos do mercado, podem-se destacar:

1. Recrutamento virtual

Se a maioria das empresas, atualmente, estão trabalhando de forma remota, por que não adotar ferramentas virtuais para tornar os processos seletivos mais eficientes? A pandemia forçou o recrutamento online a evoluir a ponto de ser adotado amplamente pelas organizações mundiais e tornar-se uma prática que veio para ficar, com resultados bastante positivos.

New call-to-action

2. Transparência no processo

Os melhores candidatos são pensadores críticos, e eles ficarão curiosos sobre a dinâmica  do processo seletivo de sua empresa. Transparência no recrutamento significa comunicar-se com o candidato em todas as fases do processo. Por isso, mantenha suas linhas de comunicação abertas e seus talentos em potencial atualizados sobre o progresso.

3. Expansão de benefícios

Benefícios tradicionais, como planos de saúde e de aposentadoria, são muito úteis, mas benefícios não tradicionais, como serviços de consultoria financeira, apoio à saúde mental e descontos na academia estão na lista de benefícios oferecidos por empresas mais inovadoras. Isso porque oferecer benefícios que ajudarão os profissionais a alcançar uma “qualidade de vida geral” e paz de espírito faz sucesso entre os talentos emergentes.

4. Cultura de trabalho forte

Uma empresa com a reputação de ser um lugar onde as pessoas gostam de trabalhar é, por si só, uma prática de recrutamento bem-sucedida. Assim como uma cultura organizacional diversificada serve para atrair talentos. Isso é, uma força de trabalho dinâmica e alegre pode servir para atrair excelentes profissionais de TI.

5. Inteligência artificial

As tecnologias de automação, como a inteligência artificial, podem ser fortes aliadas nos processos seletivos. Isso porque os recursos de automação de IA para recomendar e avaliar candidatos no início de uma campanha de recrutamento podem ser ótimos para executar tarefas repetitivas e "liberar" o tempo do recrutador para se concentrar em tarefas onde os humanos geram mais valor. 

Saiba mais:Um profissional-chave pediu demissão? 7 ações para lidar 

Como organizar um processo seletivo eficiente?

De acordo com Ana Paula Pogere, tech recruiter de projetos na Supero, de modo geral, os processos desafiadores são os que mais encantam e engajam os profissionais desde o primeiro contato.

O primeiro foco de atenção de um recrutador para atrair os melhores profissionais de TI deve ser no descritivo da oportunidade. Todas as informações disponíveis sobre o projeto que está em aberto e quais as atividades que o profissional irá realizar devem estar completas e serem objetivas.

A próxima etapa do processo seletivo, após a análise dos currículos recebidos, é a entrevista. Segundo Pogere, tech recruiters devem saber as atribuições de cada cargo de TI e o que esperar dos profissionais para os projetos.

Nessa fase, avaliamos as competências técnicas e comportamentais do candidato na mesma entrevista, de forma objetiva e otimizada, para que não seja desgastante para o candidato e nem ocupe muito seu tempo.

Depois de conversar com todos os candidatos selecionados e realizar uma triagem, para avaliar qual profissional tem o perfil que melhor se encaixa naquela oportunidade, é chegado o momento de dar o retorno:

Trabalhamos sempre mantendo contato próximo e transparente com cada profissional, a fim de colocá-lo no melhor projeto, de acordo com o seu perfil. Mesmo que o profissional não siga no processo seletivo, é realizado um retorno, incentivando-o a continuar na busca por uma oportunidade que se encaixe com suas competências

Em relação a como falar de valores em um processo seletivo, Ana diz que é natural serem revelados logo no início do processo, inclusive, em muitos casos, solicita-se a pretensão salarial do candidato, para que se possa chegar o mais próximo do esperado. Mas, acima de tudo, os valores devem ser equivalentes aos praticados pelo mercado.

Os valores precisam ser competitivos. Candidatos conhecem as médias praticadas pelo mercado, com isso, valor abaixo do praticado não é uma opção.

Em resumo, o que não pode faltar em um processo seletivo eficaz é:

  • Descritivo da oportunidade de forma clara e objetiva;
  • Entrevistas otimizadas e informativas;
  • Valores competitivos;
  • Transparência e proximidade;
  • Abordagem consultiva e empática ao longo do processo.

Faça tudo isso e tenha profissionais confortáveis e satisfeitos com os processos. Tratar todos os candidatos com muita transparência, ética e proximidade são valores que não deve-se abrir mão. 

Leia também: Cultura do feedback em TI: como implementar?

Conte com o parceiro ideal em recrutamento e seleção

Como vimos, realizar um processo seletivo eficiente em TI depende de alguns fatores e nem sempre a equipe de RH da sua empresa está preparada e capacitada para essa função. Afinal, recrutamento e seleção em TI é bastante específico e exige expertise nessa área.

Por isso, uma alternativa para acelerar processos de contratação sem perder a qualidade é terceirizar esse serviço.

Com 18 anos de atuação no mercado de soluções em TI, a Supero conta com especialistas em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia, além de um modelo próprio que garante eficiência ao processo

Além do outsourcing de TI, a sua organização pode contar com o serviço de squads as a service, uma forma de contratação bastante moderna para desenvolver projetos de software de uma forma inovadora e mais eficaz.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como contar com os melhores times de TI na sua empresa, de forma rápida e eficiente.

Nova call to action


Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.