Gestão de pessoas

Teste técnico para desenvolvedores: manual de boas práticas

11 de Janeiro de 2022

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja quais as melhores práticas do mercado para garantir eficiência ao teste técnico para profissionais de TI 

A demanda por talentos na área de tecnologia continua crescendo no país, fruto, principalmente, da aceleração da transformação digital das empresas, nos últimos anos. 

Não à toa, está cada vez mais vez mais difícil contratar desenvolvedores, especialmente os mais qualificados e com experiência em tecnologias de automação.

Com isso, profissionais de RH e gerentes de TI enfrentam um grande desafio na condução do recrutamento em TI, uma vez que cada etapa do processo seletivo pode ser fator determinante para o candidato descartar a empresa.

De acordo com o TestGorilla, os testes técnicos permitem que o candidato seja avaliado objetivamente em uma variedade de habilidades técnicas que são relevantes para a função, evitando preconceitos que podem surgir com currículos subjetivos.

Sendo assim, podemos considerar que um teste técnico mal aplicado pode fazer um desenvolvedor com perfil ideal para a vaga abandonar o processo. Assim como um teste técnico mal feito pode selecionar um candidato que não tenha as habilidades técnicas necessárias para a função.

Pensando nesses cenários, como montar testes técnicos que tenham a aderência de candidatos e sejam realmente eficientes? 

Neste artigo, vamos abordar quais os objetivos do teste técnico, os principais erros cometidos em testes técnicos para desenvolvedores, quando o teste técnico contribui para o processo de recrutamento e seleção em TI e ainda as boas práticas para montar um teste técnico adequado a fim de atingir seus objetivos.

webinar business agility

Objetivos do teste técnico

Mesmo quando candidatos a desenvolvedores de software parecem ótimos no papel, é possível que tenham inflado suas habilidades técnicas no currículo

Por isso, os testes técnicos permitem que você avalie se um candidato está bem posicionado para a função antes de precisar passar algum tempo entrevistando-o.

Um teste técnico, conhecido também como teste de domínio, basicamente é uma avaliação que tem como objetivo principal compreender as habilidades técnicas de um candidato, incluindo seu conjunto de capacidades e respostas a problemas técnicos específicos.

O teste técnico visa medir a proficiência de uma pessoa em várias habilidades técnicas dentro da área de TI, como foco, gestão, criatividade, experiência do usuário, etc.

Para muitos tech recruiters, o teste técnico é a maneira mais eficiente de  determinar se alguém é a escolha certa para um trabalho, pois, é nessa etapa que o gestor irá ver o candidato desempenhar as funções diretamente relacionadas à oportunidade. 

No entanto, essa fase não deve ser a determinante para a contratação.

podcast da Supero

Limitações dos testes técnicos

Apesar de bastante relevante para avaliar as hard skills de candidatos a desenvolvedores e seus conhecimentos na área de tecnologia, os testes técnicos isoladamente não são suficientes para avaliar se um candidato está apto para a vaga ou não.

Para isso, serão necessárias outras avaliações que permitirão obter respostas, a partir de outras etapas, como a entrevista técnica em TI, por exemplo, que fornece um panorama sobre o perfil de conhecimentos teóricos e práticos do candidato, além de uma avaliação comportamental, que avaliará as soft skills do profissional.

Saiba mais: Desenvolvimento de líderes em TI: como reconhecer perfis?

Teste técnico para desenvolvedores: quais são os principais erros  

Quem atua no universo da TI sabe que um teste técnico bem elaborado torna o processo de recrutamento e seleção mais envolvente para quem aplica e também para os candidatos.

Segundo Carine de Paiva Farias, tech recruiter na Supero, processos desafiadores são os que mais encantam e engajam os profissionais. No entanto, isso não quer dizer testes extensos demais ou testes básicos para vagas de alta senioridade.

Só aplicamos testes técnicos para desenvolvedores seniores quando é exigido pelo cliente, no caso de body shop de TI. Salvo isso, utilizamos práticas como aprofundamento nas perguntas e cases técnicos na etapa de entrevista, a fim de tornar o processo seletivo mais ágil e atrativo ao candidato, com objetivo de otimizar o tempo dele para que permaneça engajado até a conclusão de todas as etapas de avaliação.

Entre os principais erros cometidos por tech recruiters e gestores de TI em testes técnicos, Carine destaca:

  • Não informar ao candidato como será o teste técnico e gerar insegurança;
  • Aplicar testes não alinhados aos requisitos técnicos da vaga;
  • Exigir o teste técnico ao candidato sem oferecer informações sobre os requisitos e expectativas do cargo;
  • Elaborar testes sem clareza e sem informar os objetivos em suas instruções.

Leia também: Um profissional-chave pediu demissão: 7 ações para lidar

Quando o teste técnico contribui no processo de recrutamento e seleção

Para muitos gerentes de TI e tech recruiters os testes técnicos são cruciais para a tomada de decisões de contratações bem informadas, afinal, eles são uma excelente maneira de obter os insights mais substanciais sobre as habilidades técnicas de um profissional. 

No entanto, os testes técnicos devem ser devidamente estruturados para que os empregadores possam usar para avaliar se um candidato tem uma aptidão técnica inata para ter sucesso em uma função específica. 

Esses testes, geralmente, são um tipo de triagem que os profissionais de RH usam para filtrar os candidatos.

Em um processo de recrutamento e seleção ao cargo de desenvolvedor, os testes técnicos podem ser administrados a indivíduos como a primeira etapa no processo seletivo para eliminar profissionais fora do perfil da vaga

Essas avaliações ajudam recrutadores a descobrir, imediatamente, quais candidatos são adequados para o cargo e quais não são. 

Podemos observar um número crescente de empresas do setor de TI e até mesmo outros setores técnicos que utilizam esses testes para identificar e selecionar candidatos cujos talentos técnicos e personalidades correspondem ao que é necessário para cargos específicos.

Veja: Despesas com recrutamento e seleção: como calcular?

Boas práticas: como montar um teste técnico adequado

Muitas vezes, na pressa de contratar um profissional para preencher uma vaga de desenvolvedor, a empresa esquece de que algumas etapas e práticas são fundamentais para conquistar um talento para o seu time.

Abaixo, relacionamos 4 boas práticas na formulação de testes técnicos para garantir a contratação de bons profissionais de TI: 

1. Emule o dia a dia do profissional 

Testes técnicos genéricos não geram valor para o processo de recrutamento e seleção em TI. Elaborar um teste técnico com questões diretamente relacionadas às funções da vaga em que o candidato está concorrendo é algo extremamente valioso para preencher cargos de tecnologia. Formule um teste envolvente e terá um candidato interessado em desenvolvê-lo. Alavanque o interesse do profissional na vaga e na empresa com um teste técnico desafiador, objetivo e que contemple as funções do profissional na prática.

2. Dê feedback significativo para o candidato 

Feedbacks vazios de sentido ou extremamente vagos são decepcionantes para o candidato. Claro que são melhores do que simplesmente não oferecer nenhum. No entanto, o recomendado é reservar um tempo para proporcionar uma boa experiência ao profissional, mesmo que não o considere para a etapa seguinte. Fornece um feedback claro e transparente e assim, você manterá o profissional motivado a seguir sua jornada e com boas referências da empresa, dos recrutadores e do processo seletivo como um todo.

3. Não perca tempo com testes extensos

Depois de saber quais tarefas o candidato precisa saber para exercer bem as suas funções do dia a dia, não perca tempo elaborando testes extensos e fora da realidade da vaga. Uma sugestão para tornar o teste técnico o mais próximo das tarefas rotineiras é usar as mesmas bibliotecas de terceiros no projeto de teste que você usa em um projeto real. O teste deve sinalizar claramente o que o candidato deve fazer. Deixe aberto para perguntas, caso o candidato sinta necessidade de entender melhor o que o teste pretende.

4. Imite seu processo de organização interna

Fazer isso ajuda o candidato a ter uma ideia de como o trabalho é gerenciado no dia a dia. Muitas empresas de desenvolvimento de softwares utilizam metodologias ágeis nas suas práticas diárias ao desenvolver projetos. Scrum, Kanban, Scrumban, XP e Lean Startup são as principais metodologias ágeis utilizadas nas empresas e que podem ser utilizadas em testes técnicos. Ao avaliar o candidato, o recrutador já vai saber se ele está familiarizado com essas técnicas e métodos ou se utiliza outras práticas no seu trabalho. 

Confira: Como conquistar equipes de TI autogerenciáveis?

Teste técnico mais assertivo

Como vimos, em um mercado tão competitivo como o da tecnologia, em que a concorrência pelos melhores profissionais é bastante acirrada, o processo seletivo deve ser bastante assertivo para ser eficiente

Por isso, contar com um bom teste técnico mostra-se bastante relevante para atrair os melhores talentos em TI e não perder tempo com profissionais que não se encaixam no perfil da vaga.

Sabemos que desenvolvedores de softwares são abordados quase diariamente com ofertas de trabalho

Por essa razão, é muito importante otimizar ao máximo o fluxo de contratação, com boas práticas, inclusive de teste técnico, para que o profissional que você deseja para integrar o seu time não seja contratado por outra empresa antes mesmo de chegar à última etapa do processo seletivo da sua organização.

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais